Toulouse contra Momtpellier. Foto: PhotoPQR\La Depeche du Midi\Maxp

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Six Nations continua a toda vapor, mas nem isso para o Top 14, que mesmo com as maiores estrelas disputando com suas seleções, teve mais uma rodada de arrepiar. O Toulouse venceu em casa o Toulouse (1º) o Montpellier (9º) e se aproveitou da derrota do Clermont (2º) para o Lyon (3º) e abre seis pontos na liderança.

O Toulouse segue mais líder que nunca. A equipe, que constitui a base da seleção francesa, corria o risco de perder pontos precisos durante a janela de jogos internacionais, não é o que se viu com o time batendo o Montpellier em casa por 27 a 14. Essa é a décima primeira partida sem perder do time no Top 14. Sem jogadores importantes o time colocou em campo uma mistura de reservas e jovens promessas, com destaque para o veterano australiano, o abertura Zack Holmes, que fez uma excelente partida e anotou um try. Do lado do Montpellier a decepção continua depois de perder em casa rodada passada a equipe viajou disposta a surpreender e recuperar um pouco do orgulho perdido, mas acabou derrotada novamente.

- Continua depois da publicidade -

O Lyon surpreendeu a todos temporada passada, quando chegou as finais, esse ano a qualidade da equipe não é mais surpresa. O time se aproveitou da ausência das grandes estrelas do adversário e venceu, em casa, o Clermont por 19 a 13, jogando um rugby cirúrgico e eficiente. O resultado consolida os donos da casa na terceira posição, próximos do próprio Clermont, que vê o Toulouse abrir seis pontos de vantagem.

Depois de uma semana de caos midiático devido às declarações explosivas do dono da equipe, Mourad Boudjellal, o Toulon (10º) encontrou um pouco de paz, batendo em casa a equipe da Section Paloise (11º) por 38 a 11, com direito a ponto bônus. A bronca parece que funcionou com os jogadores entrando em campo com bastante vontade. A grande surpresa da partida foi o abertura Luis Carbonel, liberado da seleção sub-20 e que comandou a equipe com maestria de veterano.

Uma vitória gigante para o Stade Français (6º) nesse final de semana, batendo fora de casa o La Rochelle (4º) por 27 a 14. Essa é a primeira derrota dos atlânticos em seus domínios essa temporada e aconteceu diante de uma equipe parisiense eletrizada, jogando um rugby de alto nível tudo sobre a batuta do half Piet Van Zyl que fez uma partida espetacular.

O Castres (7º) recebeu o Racing (8º) para uma partida decisiva na luta por uma vaga nas finais e como acontece frequentemente nos jogos importantes do Top 14 o que os espectadores viram foi uma partida muito truncada, com as duas equipes mais preocupadas em marcar do que atacar, terminando 18 a 9 para os donos da casa, sem nenhum try.

O Bordeaux (5º) não precisou de suas estrelas da seleção francesa para continuar invicto em casa, batendo sem grandes dificuldades o combalido Grenoble (13º) por 47 a 31. A equipe da terra dos vinhos marcou incríveis sete tries e ficou com o ponto bônus ofensivo.

A torcida catalã se animou com primeira vitória do time rodada passada , mas sofreu um choque de realidade com o Perpignan (14º) perdendo em casa para o Agen (12º) por 13 a 20. A história não mudou, o time se entrega, joga bem mas falha em momentos decisivos. Os visitantes conquistam uma vitória importante contra um rival direto na luta para fugir do rebaixamento.

 

 

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Bordeaux 47 x 31 Grenoble

Toulouse 27 x 14 Montpellier

Toulon 38 x 11 Pau

Perpignan 13 x 20 Agen

La Rochelle 14 x 27 Stade Français

Castres 18 x 9 Racing

Lyon 19 x 13 Clermont

 

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto