Tempo de leitura: 3 minutos

Vamos quebrar alguns mitos do esporte? Algumas ideias que circulam “por aí” mas que não são corretas sobre o rugby.

 

7 – O rugby era jogado com bola redonda?

- Continua depois da publicidade -

Mais ou menos.

Até 1892, não havia um formato de bola definido nas Leis do Rugby. Uma bola redonda poderia ser utilizada, mas também eram usadas bolas ovaladas.

 

6 – Rugby tinha goleiro?

Mais ou menos.

Nas primeiras formas do rugby, alguns jogadores se posicionavam na linha de meta (na linha do in-goal) para impedirem tries ou tentarem bloquear chutes. Porém, nunca houve nas regras escritas do rugby uma posição de goleiro diferenciada e não havia “cobrança de pênalti” semelhante à do futebol com um goleiro posicionado.

Nas regras de 1862, já havia a necessidade da bola passar acima de uma trave e o impedimento de que um atleta se posicionasse como goleiro.

 

5 – As Seleções Brasileiras são profissionais?

Mais ou menos.

Não é possível realmente chamar o rugby brasileiro de profissional, pois é preciso equipes que tenham contratos de trabalho em período integral com seus atletas para que possa se falar em profissionalismo. Bolsas não caracterizam profissionalismo. O mais correto seria falar em semi-profissionalismo no Brasil: atletas recebem dinheiro e alguns têm na atividade de jogadores a única renda, mas alguns exercem outras atividades e o sistema e os contratos não são profissionais ao pé da letra.

 

4 – O rugby é o 2º maior esporte do mundo?

NÃO

Abaixo do futebol, vários esportes dizem serem o “2º maior”. Esportes individuais, como atletismo, natação, ciclismo, tênis e lutas reclamam o título – e com razão, porque correr, nadar ou andar de bicicleta certamente é mais comum que jogar rugby.

Entre os esportes coletivos, em equipe, há também vários outros esportes, como basquete ou críquete, que têm mais praticantes e ligas com muito mais dinheiro e espectadores.

A lenda de que o rugby é o segundo maior vem do fato da Copa do Mundo de Rugby ser muito grande. Mas ter um Mundial grande e ser o segundo maior de todos os esportes são coisas bem distintas…

 

3 – Rugby nasceu do futebol?

NÃO

O rugby é anterior ao futebol. Na Inglaterra do início do século XIX havia muitas formas diferentes de se jogar football, nome genérico para certos jogos com bola. Cada escola e universidade tinha regras diferentes. A escola de Rugby foi a primeira a escrever suas regras, em 1845. Por isso, o rugby é conhecido como Rugby Football.

O Association Football, o futebol da bola redonda, nasceu em 1863, como uma tentativa de se unificar todas as regras, mas o rugby não aderiu ao movimento.

 

3 – Webb Ellis criou o rugby?

NÃO

A lenda de William Webb Ellis fala em um garoto que teria pego uma bola em um jogo de football em 1823 e quebrado as regras. Em 1823, NÃO existia ainda o futebol. E as regras usadas nos jogos eram orais, isto é, não eram escritas e podiam mudar com a vontade dos praticantes. A lenda de Webb Ellis foi inventada muitas décadas depois e ele próprio morreu sem saber que viraria um mito fundador do esporte.

A data verdadeira de criação do rugby é 1845, com as primeiras regras escritas.

 

1 – Charles Miller trouxe o rugby para o Brasil?

NÃO

Charles Miller não foi o primeiro a jogar rugby no Brasil. O primeiro clube fundado no país, que há documentação, foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, fundado no Rio de Janeiro em 1891 (antes de Miller voltar da Inglaterra e chegar a São Paulo).

Em terras paulistas, Miller organizou as primeiras partidas no SPAC ainda nos últimos anos do século XIX, mas o rugby não teve continuidade na cidade. Somente a partir dos anos 20 que o rugby vai se tornar um esporte regularmente praticado.