Tempo de leitura: 16 minutos

kobelco foto copy

Enfim terminou a novela da Top League japonesa. Com poucas surpresas, mais uma vez Panasonic, Suntory, Kobelco e Toshiba vão guerrear em busca do caneco mais importante para o rugby de clubes asiático.

 

- Continua depois da publicidade -

A rodada final

O Estádio Príncipe Chichibu recebeu o jogo mais importante deste final da segunda fase. O Yamaha Jubilo precisava quebrar uma tabu histórico contra o grande Suntory Sungoliath de tantos craques e glórias. Se vencesse, forçaria no jogo de domingo Toshiba e Kobelco a brigarem por apenas uma vaga. Se perdesse, definiria tudo no Grupo A.

O time de Goromaru teve dois tropeços que os fizeram deixar tudo para o último jogo. A tarde de sábado reservava um jogo complicado, onde no primeiro tempo só os amarelos de Tóquio pontuaram: Ryan Nicholas acertou 2 penais, aos 13’ e 23’ e ainda de quebra converteu o try de Daishi Murata aos 35’. Final do primeiro tempo, 13-0. Na segunda etapa Kyosuke Horie fez aos 46’ o primeiro try azul, Goromaru converteu e ainda fez mais um e acertou a conversão, fazendo com que o Jubilo passasse à frente, 14 a 13. Nos 15 minutos seguintes, Ryan Nicholas bateu 3 penais e acertou 2. Yuuki Yatomi fez o segundo try do Yamaha e empatou o jogo, sem conversão, 19 a 19. Tusi Pisi assustou com um drop no finzinho, mas não acertou o H. No último lance do jogo, o penal de Nicholas pôs fim a audaciosa campanha do time de Iwata. Fim das chances de título e de Goromaru se tornar artilheiro pelo segundo ano seguido, um quinto lugar definitivo.

No domingo, tivemos a vitória do Kobelco sobre o Toshiba. Definitivamente os Steelers se recuperaram dentro da competição e chegaram em igualdade nas finais. Jaque Fourie e Craig Wing deram um show para as 6000 pessoas presentes no estádio de Kobe, em jogo descontraído, com a classificação antecipada dos dois times após a derrota do Yamaha no sábado.

Já os Red Hurricanes acordaram e venceram seu jogo mais dificil nesta fase, batendo o Toyota Shokki Shuttles com imponência. A torcida que tinha sumido foi a campo e a tarde nublada de Higashiozaka trouxe esperança de mais uma temporada na elite. O oitavo Takuro Miuchi foi o “homem do jogo” que terminou em 38 a 12. Curiosamente, os Hurricanes mostraram um volume de jogo bem acima do que fizeram em toda a liga. Mas, os dois NTT estão na pior: o Shining Arcs perdeu para o Kintetsu Liners por 38 a 14 e também entrou no grupo dos desesperados que lutarão por suas vagas nas próximas semanas. O Kyuden Voltex já está rebaixado, terminando em último após a derrota para o Coca-Cola por 37 a 26.

A rodada teve também alguns jogos sem importância: o mais que lider Panasonic Wild Knights bateu o Canon Eagles, por 15 a 27, em um confronto interessenate entre os chutadores Berrick Barnes e Shaun Webb. Quase 5000 torcedores apoiaram o Black Rams na vitória sobre o Spears, 28 a 13. Canon Eagles e Toyota Verblitz cumpriram tabela, vitória do Verblitz 24 a 19.

 

Top League – Campeonato Japonês

Suntory Sungoliath 22 x 19 Yamaha Jubilo

Panasonic Wild Knights 27 x 15 NEC Green Rockets

Kobelco Steelers 38 x 36 Toshiba Brave Lupus

Canon Eagles 19 x 24 Toyota Verblitz

Ricoh Black Rams 28 x 13 Kubota Spears

NTT-Docomo Red Hurricanes 38 x 13 Toyota Shuttles

Kintetsu Liners 38 x 14 NTT Shining Arcs

Coca-Cola West Red Sparks 37 x 26 Kyuden Voltex

 

A seminfinal

Agora são dois duelos de times grandes, Toshiba Brave Lupus, Panasonic Wild Kinights, Suntory Sungoliath e Kobelco Steelers. Todos os jogos serão no Príncipe Chichibu, em Tóquio, nos dias 1 e 2 de fevereiro, ambos as 14 horas (para quem estiver na cidade e quiser acompanhar de perto, os ingressos variam de 300 a 5000 ienes (6 a 112 reais).

 

playoff top league

O Rebaixamento

Os demais times também têm compromissos. Entre os dias 8 e 15 de fevereiro será resolvido o destino de quais equipes acompanharão o Kyuden Voltex nas divisões de acesso na próxima temporada. Os três melhores times desclassificados da Top Challenge enfrentarão os três piores ainda não rebaixados da Top League, que são Coca-Cola, NTT Red Hurricanes e NTT Shining Arcs. Quem vencer vai para a Top League e caso haja empate, os times que participaram da temporada atual permanecerão.

 

O Torneio Wild Card

Ainda há um consolo para alguns times: Green Rockets, Spears, Jubilo, Verblitz, Shuttles, Liners, Black Rams e Eagles se enfrentarão pelas vagas para o tradicional All-Japan Championship, nos dias 1 e 8 de fevereiro.

 

Uma breve análise sobre o regulamento

Terminada a segunda fase da Top League temporada 2013/2014, vimos o que este novo regulamento traz de interessante. Talvez o que deixa mais desapontado quem acompanha o campeonato mais de perto é o fato de que esta tabela impossibilita o trabalho de oito clubes durante metade da temporada e isso é facil de entender. Se pegarmos os dois grupos, já veremos o descompasso na forma de avaliar o rendimento das equipes. O Grupo B na primeira fase tinha Panasonic, Yamaha e Toshiba, enquanto o Grupo A era integrado por Suntory, Kobelco e Verblitz. Como se classificavam quatro de cada grupo, é lógico que estes já estavam praticamente garantidos, pois são os maiores do país.

O Grupo B, na primeira fase, foi muito mais forte: teve o melhor time da competição, Panasonic; o que ficou mais tempo invicto, Yamaha; o maior vencedor da liga, Brave Lupus, um time duro de enfrentar em casa como o Black Rams; e, se olharmos como terminou a tabela, podemos confirmar isso, pois dos quatro times que se classificaram para o Torneio Wildcard, 3 eram do Grupo B, e a briga para o rebaixamento direto estava entre Voltex e Red Hurricanes, mais dois do Grupo A. Liners, Spears e Black Rams tinham muitas possibilidades se pudessem disputar como o Kobelco, que foi muito mal por boa parte do campeonato e agora está nas finais. 

É preciso repensar esta fórmula, pois, se fosse para diminuir o número de confrontos, seria de grande valia. Porém, todas as equipes disputam nas fases regulares as mesmas 14 partidas. Por outro lado, tem a questão do público. O Grupo A, na segunda fase, acirrou a disputa entre os times e de certa forma a torcida respondeu. O grupo dos postulantes ao título teve quase 130.000 torcedores em sete rodadas, uma média de 4813 torcedores por jogo. Já a turma do rebaixamento teve média de 3342. O time do Panasonic está somente em 10º no ranking das torcidas, com média de 4000 torcedores por jogo, enquanto o Kintetsu Liners, time que não se destacou no campeonato, é o segundo colocado com quase 5300.

A Top League tem espaço para estes 16 times e o rugby japonês está no caminho certo. Muitas vezes esquecemos que os times nipônicos só têm a Top League e o All-Japan Championship para trabalharem na temporada. Mesmo assim, conseguem atrair um público que muitas agremiações tradicionais não conseguem na Europa ou no Hemisfério Sul. No Japão, há equipe que até banca All Black na segunda divisão. Em tempos que vemos algumas das uniões européias em crise tentando manter poucos clubes sem sucesso, há no Japão uns 18 clubes com estrutura galgando este “ouro de tolo” que é ser campeão japonês.

 

Grandes Jogos em Vídeo

Nós sabemos o quanto é difícil encontrar os jogos do rugby japonês de clubes, portanto segue abaixo grandes jogos completos que foram destaque em algumas rodadas.

 

Escrito por: Leandro Vieira

 

Rodada 1/2ª Fase: Panasonic Wild Knights X Yamaha Júbilo – 30/11/2013

Rodada 2/2ª Fase: Suntory Sungoliath X NEC Green Rockets – 07/12/2013

Rodada 3/2ª Fase: Toyota Verblitz X Kobelco Steelers – 15/12/2013