Créditos: NOAA/NESDIS

Tempo de leitura: 2 minutos

A World Rugby anunciou hoje em coletiva de imprensa que por motivos de segurança para torcedores e jogadores, voluntários e a comunidade em geral, algumas partidas da última rodada do Mundial serão canceladas. Segundo a última avaliação dos orgãos de monitoramento, o tufão Hagibis será o maior do ano, com grande possibilidade de impactar o sistema de transporte das cidades de Tóquio, Toyota e Yokohama no sábado.

A realização do jogos de domingo, incluindo Japão X Escócia, crucial para definir a classificação do grupo A, ainda está em avaliação e uma posição final deverá ser informada até domingo de manhã, após avaliação dos estragos causados pelo tufão no dia anterior. Também pelo grupo A, o confronto entre Irlanda e Samoa está mantido, um alívio para os europeus, que temiam pelo cancelamento da partida que deixariam a equipe em situação muito delicada na classificação.

Com o cancelamento do esperado Le Crunch (confronto entre Inglaterra e França), os ingleses garantem o primeiro lugar do grupo C, enquanto a França se mantém na segunda posição e ambos aguardam a definição da posição de seus adversários para as quartas de final, no grupo D (Austrália e Gales).

- Continua depois da publicidade -

Assim, conforme previsto em regulamento, as seleções dos jogos cancelados receberão 2 pontos cada e o placar será 0 a 0. Torcedores com ingressos para os jogos cancelados receberão o dinheiro de volta.

Segundo Alan Gilpin, diretor de operações do Mundial, “Essa é uma situação sujeita a muitas mudanças que estamos acompanhando de perto com especialistas na área, e no momento, podemos prever o impacto do tufão Hagibis nos locais dos jogos. Apesar dos planos de contingência para a realização dos jogos, seria de grande irresponsabilidade nossa expôr as equipes, voluntários, funcionários e torcedores a essa situação, por isso optamos prezar pela segurança de todos.”

Essa é a programação do fim de semana até agora:

Sexta, 11 de outubro
GRUPO D – 7h15 – Austrália X Geórgia, em Shizuoka – JOGO MANTIDO

Sábado, 12 de outubro
GRUPO A – 7h45 – Irlanda X Samoa, em Fukuoka – JOGO MANTIDO
GRUPO B – Nova Zelândia X Itália – CANCELADO
GRUPO C – Inglaterra X França – CANCELADO

Domingo – 13 de outubro
GRUPO A – 7h45 – Japão X Escócia, em Yokohama – EM AVALIAÇÃO
GRUPO B – 12h15 – Namíbia X Canadá, em Kamaishi – EM AVALIAÇÃO
GRUPO C – 14h45 – Estados Unidos X Tonga, em Osaka – EM AVALIAÇÃO
GRUPO D – 17h15 – País de Gales X Uruguai, em Kumamoto – EM AVALIAÇÃO