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Mais leis experimentais estão por vir no rugby. O World Rugby anunciou que iniciará testes nas leis a partir do dia 1º de janeiro de 2017, no Hemisfério Sul, e do dia 1º de agosto, no Hemisfério Norte, com período inicial de duração de um ano. O tour dos British and Irish Lions de 2017 inclusive será jogado com as leis experimentais.

 

Em adição, leis experimentais específicas para o sevens também começarão já a ser testadas, a partir de dezembro de 2016, com o início da Série Mundial de Sevens 2016-17.

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Quais são os testes?

 

  • – Os scrums que forem formados sem disputa por conta de uma suspensão deverão ser formados com 8 jogadores de cada lado (Lei 3 – motivo: desencorajar a opção por scrums sem disputa);
  • – Caso um penal seja chutado para fora com o tempo regulamentar já esgotado e a bola tiver saído sem tocar em nenhum atleta o árbitro permitirá a reposição da bola, com o jogo seguindo (Lei 5 – motivo: desencorajar infração com o tempo esgotado);
  • – Quando houver uma sequência de infrações de uma equipe, o árbitro poderá dar a opção ao capitão do time que sofreu as infrações escolher qual lhe favorece mais (Lei 8 – motivo: desencorajar infrações seguidas que ocorram enquanto o árbitro aplica a lei da vantagem);
  • – O penal try valerá automaticamente 7 pontos, sem haver a cobrança da conversão (Lei 9 – motivo: penalizar mais severamente as infrações que impeçam tries);
  • – O atleta que estiver tentando manter a bola sob controle será considerado com a posse da bola. Tal lógica se aplica ao atleta que salta para tentar evitar que a bola saia do campo de jogo. Caso o atleta salte para fora do campo, toque na bola sem tocar o chão, evitando sua saída, o jogo seguirá.  (Lei 19 – motivo: tornar oficial algo que já vem ocorrendo no julgamento dos árbitros);

 

Para o sevens, os testes específicos são:

  • – As finais nos torneios de sevens não poderão mais ter duração superior a dois tempos de 7 minutos;
  • – Árbitro de vídeo no sevens terá a palavra final nas decisões com relação ao árbitro de campo (motivo: reduzir o tempo de espera da decisão);
  • – O reinício após penais ou drop goals não deverá demorar mais que 30 segundos;
  • – Equipes precisam estar prontas para formarem os scrums e os alinhamentos laterais dentro de 15 segundos;
  • – Penais devem ser chutados em até 30 segundos depois da marcação;

 

(clique aqui para o comunicado em inglês)