Tempo de leitura: 24 minutos

blitzboks samoa

De sexta a domingo, o carnaval de Las Vegas foi mais quente do que nunca. A Cidade dos Jogos dos Estados Unidos vivenciou a 5ª etapa da Série Mundial de Sevens, que marcou o primeiro título da temporada para a África do Sul, que assumiu a vice-liderança da temporada. Os Blitzboks não venciam uma etapa do circuito desde a temporada 2010-11, e quebraram o jejum com uma grande vitória na final sobre a Nova Zelândia. Os All Blacks, por outro lado, seguem mais líderes do que nunca, sobretudo após superarem Fiji na semifinal. Inglaterra e Quênia, campeão e vice da etapa de Wellington, foram as grandes decepções do torneio estadunidense.

 

- Continua depois da publicidade -

Ingleses e franceses decepcionam no primeiro dia

No primeiro dia de jogos em Las Vegas, as grandes decepções foram as seleções de Inglaterra – campeã da etapa de Wellington no fim de semana passado – e França – vice-líder do circuito ao final de 2012. Tanto ingleses como franceses perderam suas duas partidas na sexta-feira, sendo privados da briga pelo título da etapa. Os ingleses estrearam com derrota para Fiji, na partida que abriu o torneio: 26 x 17, com destaque para os 2 tries de Samisoni Viriviri para Fiji.

Em sua segunda apresentação no dia, a Inglaterra caiu diante de Portugal, 21 x 5. Mesmo sem alguns de seus principais atletas, defendendo a seleção de XV, o elenco português mostrou grande evolução, garantindo uma merecida vitória. Os lusos, no entanto, já haviam caído na primeira rodada diante da Escócia, 12 x 10. Os escoceses seguiram em boa fase, e por muito pouco não surpreenderam pela segunda vez seguida os fijianos. Após abrir 14 x 0, Fiji permitiu a reação da Escócia, que reduziu o placar para 14 x 12, e teve a chance da virada no último segundo, com penal. Russell Weir, no entanto, desperdiçou o chute, e a vitória ficou sofrida nas mãos de Fiji.

No Grupo B, o Canadá começou muito bem sua campanha, batendo no Quênia por 19 x 12, com try vencedor de Nanyak Dala nos acréscimos. Os canadenses não repetiram a boa atuação na segunda partida, caindo por 17 x 5 diante da África do Sul, que já havia atropelado o Uruguai por 45 x 0. Os uruguaios fizeram uma memorável segunda partida contra o decepcionante Quênia, e por muito pouco não saíram com uma histórica vitória. Federico Favaro fez um belo try pela ponta no fim do primeiro tempo, fazendo 7 x 5 para os Teros. Mas o Quênia virou no segundo tempo, 12 x 7, e impediu a reação uruguaia no fim.

No Grupo C, a Nova Zelândia, mesmo sem DJ Forbes e Raikabula, passeou, vencendo a França por 21 x 0  – com 2 tries de Belgium Tuatagaloa – e Gales por 40 x 5 – com hat-trick de Ben Lam. Os galeses, por sua vez, haviam derrotado na primeira rodada a Argentina por 17 x 7, superando a ausência do capitão Rhys Shellard. Os Pumas se recuperaram na segunda partida, e eliminaram os franceses com uma vitória por 14 x 12. Moyano e Rojas fizeram os tries argentinos.

Samoa, por sua vez, sofreu para bater a Espanha na primeira rodada do Grupo D, mas conseguiu 19 x 12 graças ao try de Afa Aiono no minuto final. Os anfitriões estadunidenses, por outro lado, não foram capazes de enfrentar a Austrália, caindo por 26 x 7 – com destaque para o try de honra de Carlin Isles, que levou o estádio abaixo. Na segunda rodada, foi a vez da Espanha conseguir sua vitória: 24 x 14 sobre a favorita Austrália, com 2 tries no fim de Glen Lewis Rolls. Já a seleção da casa foi eliminada ainda na primeira fase com uma derrota apertada por 12 x 7 para Samoa. No fim, os Estados Unidos tiveram uma grande chance em contra-ataque, mas desperdiçaram a corrida.

 

Emoção na classificação dos anfitriões

O segundo dia foi aberto com as disputas da terceira rodada da primeira fase, que definiu os confrontos do mata-mata final. Pelo Grupo A, Fiji carimbou a sua classificação com uma vitória por 21 x 14 sobre Portugal, construída toda no primeiro tempo. A derrota eliminou os lusitanos da luta pelo título, por conta da vitória da Escócia sobre a Inglaterra, uma verdadeira revanche pela primeira rodada do Six Nations. Os escoceses comprovaram sua evolução e fizeram 14 x 0, com tries de Dewar e Riddell no primeiro tempo, eliminando os campeões de Wellington da disputa, em mais uma decepcionante campanha inglesa.

Pelo Grupo B, a África do Sul falou mais alto no clássico africano e eliminou o Quênia, vice-campeão de Wellington, com uma vitória por 15 x 5. Chris Dry, com 2 tries, foi o nome do jogo. O outro classificado foi o Canadá, que aplicou 36 x 0 sobre o Uruguai, com 3 tries de Jeffery Hassler.

No Grupo C,a Nova Zelândia confirmou seu favoritismo batendo a Argentina por 17 x 5, enquanto Gales eliminou a França – que faz nova campanha decepcionante – vencendo no finzinho por 17 x 14. O try de Will Thomas e o penal chutado por Rhys Jones no último minuto garantiram o triunfo galês, seguindo o exemplo da seleção de XV.

Por fim, o Grupo D teve um final emocionante. Samoa garantiu a primeira colocação batendo a Austrália por 28 x 7, deixando a decisão da segunda vaga para o último jogo entre Espanha e Estados Unidos. Os anfitriões do torneio precisavam vencer por 15 pontos, e foi o que fizeram. Com 2 tries de Carlin Isles no primeiro tempo, as Águias entraram nos minutos finais precisando de 2 tries salvador. Com 1 minuto para o fim, Suniula anotou o tento norte-americano E, já nos acréscimos, Nick Edwards cravou o precioso try, deixando para a conversão de Folau Niua a classificação. Niua não desperdiçou, levando o estádio ao delírio.

 

Favoritos avançam nas quartas-de-final

Os favoritos triunfaram nas quartas-de-final do Las Vegas Sevens. Nas disputas pelo título, Fiji, Nova Zelândia, Samoa e África do Sul garantiram seus lugares nas semifinais.

Fiji enfrentou os Estados Unidos, jogando contra a barulhenta torcida da casa. Com tries de Test, para as Águias, e Veremalua, para Fiji, o jogo foi ao intervalo em 7 x 7. Na segunda etapa, Tinai deu a frente para Fiji, mas os estadunidenses seguiram com muita gana, e empataram novamente com Hume. Vota devolveu aos fijianos a vantagem de 7 pontos, mas no último minuto Hume anotou aquele que poderia ter sido o try heróico do empate. Mas, Niua desperdiçou a conversão, e o triunfo ficou com os fijianos, 21 x 19.

Na sequência, a Nova Zelândia enfrentou uma aguerrida oposição candense, mas saiu vitoriosa. 17 x 0, com tries de Raikuna, Lam e Tuatagaloa. Já Samoa sofreu mais para bater a sensação escocesa. Renascida, a Escócia buscou de todas as formas a vaga na semifinal, abrindo o placar com Robertson. Mas, Aiono e Levasa viraram o placar para Samoa. No fim, a Escócia pressionou, mas a virada não veio. 12 x 5. Por fim, a África do Sul se impôs com tranquilidade sobre o País de Gales, fazendo 26 x 0. Cornal Hendricks seguiu sua grande forma, fazendo 2 dos tries dos Blitzboks.

Nas quartas-de-final menores, Espanha, Argentina, Inglaterra e França levaram vantagem. Os espanhóis bateram os portugueses no clássico ibérico por 12 x 0, enquanto os argentinos voaram sobre os uruguaios no dérbi sul-americano, 24 x 0.

Em duelo envolvendo figurões do circuito, a Inglaterra passou pela Austrália por 26 x 21. Dan Norton e Edgerley deram boa vantagem para os ingleses, que seguraram no fim a reação australiana. Já a França garantiu seu triunfo sobre o Quênia, fazendo 21 x 17, em outro duelo que teve nível de mata-mata principal.

 

Prorrogações dão emoção às semifinais

Os jogos de domingo foram abertos com as semifinais da Taça Madeira (Shield), com o Uruguai dando o ar da graça: vitória de 7 x 5 sobre Portugal, com try de Ian Schmidt ainda no primeiro tempo. Na sequência, a Austrália atropelou o Quênia por 38 x 7, empurrando os africanos para a último colocação do torneio, um fim de semana após o histórico vice-campeonato em Wellington.

Na Taça Bronze (Bowl), a Argentina fez 21 x 12 sobre a Espanha, enquanto a França massacrou a Inglaterra por impressionantes 40 x 7. Já na Taça Prata (Plate), a Escócia seguiu mostrando uma grande forma e bateu Gales por 35 x 14, com 2 tries e Struan Dewar. O Canadá, por sua vez, bateu seu vizinho Estados Unidos por 24 x 19 na prorrogação. O duelo norte-americano foi quente e empolgou a torcida, com Zach Test e Folau Niua anotando 2 tries no segundo tempo para empatar o placar. Porém, na prorrogação, Nanyak Dala cravou o try da classificação canadense.

Na disputa pelo título, as duas semifinais da Taça Ouro foram recheadas de emoção, ambas indo para a prorrogação. Primeiro, a Nova Zelândia superou Fiji, aumentou ainda mais a sua vantagem na classificação da temporada. Mikkelson e Cama fizeram 2 tries para os All Blacks no primeiro tempo, mas Veremalua e Viriviri devolver com 2 tries para Fiji no segundo tempo. Na prorrogação, Raikuna deu a classificação aos neozelandeses com quase 4 minutos de tensa disputa.

Na segunda partida, foi a vez da África do Sul superar Samoa, 12 x 7. Cornal Hendricks fez o try sul-africano no primeiro tempo, rapdiamente respondido por Tulolo. Sem tries no segundo tempo, a peleja foi para a prorrogação, e, com 1 minuto e 15 segundos, Seabelo Senatla fez o try da vitória dos Blitzboks, 12 x 7.

 

Austrália, França, Canadá e Samoa se despedem com vitórias

Os Thunderbolts australianos se despediram da má campanha em Las Vegas com o título da Taça Madeira, fazendo nada menos que 41 x 0 sobre o Uruguai. Na sequência, foi a vez da França superar a Argentina na decisão da Taça Bronze, 17 x 12, com Terry Bouhraoua fazendo o try da vitória no segundo tempo. Já na decisão da Taça Prata deu Canadá sobre a Escócia: 22 x 5.

 A grande partida antes da final foi justamente a decisão do 3º lugar. Fiji e Samoa fizeram um jogo memorável, com ambos se alternando na liderança do placar até o fim. Já nos acréscimos, Robert Lilomaiava cravou o try que poderia dar a vitória a Samoa, mas a perda da conversão levou a disputa à prorrogação, em 31 x 31. No tempo extra, deu Samoa, com try novamente de Lilomaiava, com 3 minutos de disputa. 36 x 31, e aplausos da arquibancada.

 

Título sul-africano

Os Blitzboks quebraram um incômodo jejum de títulos no circuito mundial vencendo com louvor a Nova Zelândia na grande final de Las Vegas. A África do Sul começou o jogo voando baixo, fazendo 28 x 0 só na primeira etapa. Warren Whiteley, Chris Dry duas vezes, e Branco du Preez, em grande estilo, fizeram o tries do primeiro tempo. Na segunda etapa, os Boks seguiram com tudo, e Du Preez ampliou o placar logo no início. Ben Lam descontou para os All Blacks na sequência, mas Stephan Dippenaar acabou com as  esperanças de reação dos neozelandeses. Mikkelson e Kaka ainda descontaram para os Homens de Preto, mas o placar ficou mesmo em 40 x 21 para os sul-africanos, campeões de Las Vegas!

 

Las Vegas Sevens 2013 logosevens world series

Las Vegas Sevens – em Las Vegas, Estados Unidos – 5ª etapa da Série Mundial de Sevens

Grupo A: Inglaterra, Escócia, Fiji e Portugal

Grupo B: Quênia, África do Sul, Canadá e Uruguai

Grupo C: Nova Zelândia, Argentina, França e Gales

Grupo D: Samoa, Austrália, Espanha e Estados Unidos

 

Sexta-feira, dia 8 de fevereiro – das 22h00 às 3h45 (de sábado) (horários de Brasília)

Inglaterra 17 x 26 Fiji

Escócia 12 x 10 Portugal

Quênia 12 x 19 Canadá

África do Sul 45 x 0 Uruguai

Nova Zelândia 21 x 0 França

Argentina 7 x 17 Gales

Samoa 19 x 12 Espanha

Austrália 26 x 7 Estados Unidos

Inglaterra 5 x 21 Portugal

Escócia 12 x 14 Fiji

Quênia 12 x 7 Uruguai

África do Sul 17 x 5 Canadá

Nova Zelândia 40 x 5 Gales

Argentina 14 x 12 França

Austrália 14 x 24 Espanha

Samoa 12 x 7 Estados Unidos

 

Melhores momentos do primeiro dia:

 

Sábado, dia 9 de fevereiro – das 18h00 a 1h20 (de domingo)

Fiji 21 x 14 Portugal

Canadá 36 x 0 Uruguai

França 14 x 17 Gales

Samoa 28 x 7 Austrália

Inglaterra 0 x 14 Escócia

Quênia 5 x 15 África do Sul

Nova Zelândia 17 x 5 Argentina

Espanha 7 x 22 Estados Unidos

 

Quartas-de-final menores

Portugal 0 x 12 Espanha

Argentina 24 x 0 Uruguai

Austrália 21 x 26 Inglaterra

Quênia 17 x 21 França

 

Quartas-de-final maiores

Fiji 21 x 19 Estados Unidos

Nova Zelândia 17 x 0 Canadá

Samoa 12 x 5 Escócia

África do Sul 26 x 0 Gales

 

Melhores momentos do segundo dia

 

Domingo, dia 10 de fevereiro – das 15h20 às 21h00

Semifinais Taça Madeira (Shield)

Portugal 5 x 7 Uruguai

Austrália 38 x 7 Quênia

 

Semifinais Taça Bronze (Bowl)

Espanha 12 x 21 Argentina

Inglaterra 7 x 40 França

 

Semifinais Taça Prata (Plate)

Estados Unidos 19 x 24 Canadá

Escócia 35 x 14 Gales

 

Semifinais Taça Ouro (Cup)

Fiji 14 x 19 Nova Zelândia

Samoa 7 x 12 África do Sul

 

Final Taça Madeira (Shield)

Uruguai 0  x 41 Austrália

 

Final Taça Bronze (Bowl)

Argentina 12  x 17 França 

 

Final Taça Prata (Plate)

Canadá 22 x 5 Escócia 

 

3º lugar Taça Ouro (Cup)

Fiji 31 x 36  Samoa

 

Final Taça Ouro (Cup)

Nova Zelãndia 21 x 40 África do Sul