Tempo de leitura: 18 minutos

racing clermont 2013

Enquanto as seleções nacionais disputavam o Six Nations, as ligas nacionais europeias voltavam às disputas, sem a presença dos atletas das seleções. E a 17ª rodada do Top 14 francês reservou grandes zebras no final de semana, com derrotas dos três primeiros colocados para equipes da parte de baixo da classificação.

 

- Continua depois da publicidade -

Toulon e Toulouse caem contra desesperados

A grande zebra da rodada – quiçá de todo o certame – foi a derrota do líder Toulon para o então vice-lanterna Bordeaux, por nada menos que 41 x 0! O desastre pode ser considerado ainda maior pelo fato do Toulon ter contado com vários de seus figurões, como Jonny Wilkinson, Matt Giteau, David Smith, Andrew Sheridan, Fernández Lobbe e Steffon Armitage, por exemplo.

A vitória maiúscula do Bordeaux começou a ser construída antes do intervalo, com 2 tries em sequência, de Avei e Madaule. Atônito, o Toulon não foi capaz de reagir, e permitiu que o Bordeaux se transformasse em verdadeiro rolo compressor, anotando outros 3 tries na segunda etapa, com Clarkin, Munro e Poirot, alcançando o ponto-bônus necessário para deixar a zona de rebaixamento.

Mas, a escapatória do Bordeaux foi de apenas 1 ponto. Isso porque o agora vice-lanterna Agen também fez bonito, vencendo (sem ponto-bônus) o poderoso Toulouse, terceiro colocado, por 22 x 9. Desfalcado, desorganizado e pouco inspirado, o Toulouse foi totalmente dominado pelo time da Armandia, que anotou 1 try em cada tempo.

 

Clermont, Grenoble e Perpignan também tropeçam

O Clermont não fez melhor, mas ao menos foi derrotado com direito a ponto-bônus fora de casa pelo bom Racing Métro. Em partida muito parelha e sem tries, o Racing Métro levou a melhor na base dos penais, com Wisniewski chutando 4 certeiros. 12 x 6, igualando na sexta posição ao Grenoble, em briga por uma vaga no mata-mata e na Heineken Cup.

O Grenoble, por sua vez, foi derrotado inesperadamente pelo lanterna Mont-de-Marsa, por surpreendentes 32 x 14. Foram nada menos que 4 tries a favor do Stade Montois, que ganhou alguma esperança para a sequência do certame. Para o Grenoble, foram pontos perdidos imperdoáveis.

Quem também ajudou na ascensão do Racing Métro foi o Bayonne, que superou o Perpignan, fazendo com que os catalães perdessem a sétima colocação. 13 x 10 foi o placar, contruido inteiramente na primeira etapa.

 

Montpellier e Castres: os grandes vencedores da rodada

A rodada foi positiva para o quarto e o quinto colocados do Top 14, respectivamente Montpellier e Castres.

O Montpellier reduziu sua desvantagem para o Toulouse com uma tranquila vitória em casa sobre o Biarritz. 33 x 10, com 3 tries favoráveis, 2 dos quais anotados no início do segundo tempo, quando o Biarritz tinha um atleta a menos em campo, por conta do cartão amarelo recebido por Aled Brew. Fatal.

O Castres não permitiu que o Montpellier se desgarrasse, batendo por implacáveis 44 x 13 o Stade Français. Foram nada menos que 5 tries a favor do CO, com Cabannes, Andreu, Teulet, Taumoepeau e Martial. Dominando o jogo de ponta a ponta, o Castres pôs fim à série de cinco jogos seguidos de insucessos.

 

Pro D2: líder perde, perseguidores vencem

Na Pro D2, a segunda divisão francesa, o inesperado ocorreu: o líder Oyonnax foi derrotado fora de casa pelo Colomiers. Mas, a derrota não foi nada comprometedora, afinal o Oyonnax ainda tem 15 pontos de frente sobre o vice-líder La Rochelle, com 10 rodadas para o fim. O La Rochelle conseguiu uma importanrw vitória sobre o Lyon, 9 x 3, enquanto o terceiro colocado Pau também venceu: 22 x 15 sobre o Auch. Em quarto está o Aurillac, derrotado pelo sexto colocado Brive por 13 x 9. O Brive segue empatado em pontos com o quinto colocado Carcassonne, que também venceu: 14 x 9 sobre o Tarbes, sétimo colocado.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Racing Métro 12 x 6 Clermont, em Paris

Castres 44 x 13 Stade Français, em Castres

Bordeaux 41 x 0 Toulon, em Bordeaux

Mont-de-Marsan 32 x 14 Grenoble, em Mont-de-Marsan

Agen 22 x 9 Toulouse, em Agen

Bayonne 13 x 10 Perpignan, em Baiona

Montpellier 33 x 10 Biarritz, em Montpellier

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Dax 12 x 15 Narbonne, em Dax

Aix-en-Provence 15 x 14 Béziers, em Aix-en-Provence

Pau 22 x 15 Auch, em Pau

Albi 26 x 19 Massy

Brive 13 x 9 Aurillac, em Brive

Carcassonne 14 x 9 Tarbes, em Carcassonne

Colomiers 25 x 13 Oyonnax, em Colomiers

La Rochelle 9 x 3 Lyon, em La Rochelle

 

Foto: Racing Métro x Clermont, www.racingmetro92.com