Tempo de leitura: 17 minutos

ospreys ulster 2013

O RaboDirect Pro12, a Liga Ítalo-Celta, retornou neste final de semana com as disputas da 14ª rodada. O ponto alto da jornada foi a derrota em casa do líder Ulster diante do atual campeão Ospreys. Glasgow Warriors, Leinster, Scarlets e Munster venceram seguem brigando ponto a ponto pela classificação às semifinais.

No Eccellenza italiano, o fim de semana marcou a abertura do segundo turno da liga, com os favoritos obtendo vitórias. A liderança segue nas mãos do Viadana, seguido de perto por Prato e Calvisano. Padova, Rovigo e Mogliano seguem brigando ponto a ponto por um lugar nas semifinais.

- Continua depois da publicidade -

 

Campeões derrubam líderes

Os Ospreys foram à Irlanda do Norte e superaram o Ulster por 16 x 12. O jogo começou com muitos penais, com Pienaar e Morgan trocando chutes. Vantagem no primeiro tempo de 9 x 6 para o Ulster. Na segunda etapa, Morgan empatou a disputa para os Ospreys, aos 54′, mas a situação parecia se complicar para o lado galês, quando, aos 64′, a equipe foi reduzida a 14 homens e Olding chutou mais um penal para o Ulster, fazendo 12 x 9. Entretanto, o time era alvinegro e, 3 minutos depois, mesmo em desvantagem numérica, os Ospreys fizeram o único try da partida, com o pilar Bevington. Os galeses seguraram heroicamente a reação irlandesa e garantiram uma preciosa vitória por 16 x 12.

 

Leinster e Glasgow seguem entre os primeiros

A derrota do Ulster foi bem recebida pelo terceiro colocado Leinster, que não deu chances para os galeses do Cardiff Blues, garantindo uma importante vitória fora de casa. Com 3 penais chutados por Madigan e com o try de Isaac Boss, os irlandeses abriram 23 x 3 logo no primeiro tempo. Os galeses descontaram no segundo tempo, com try de Jason Tovey, mas a reação não se consumou. O Leinster não manteve o ritmo do primeiro tempo e fechou o placar em 26 x 11. Para os Blues, a derrota foi praticamente o fim da briga por um lugar no mata-mata.

Já o Glasgow Warriors superou fora de casa o lanterna Zebre, 36 x 20. Foram 5 tries para os escoceses, que somaram o ponto-bônus e assegurou a vice-liderança da liga, reduzindo a diferença para o Ulster para ainda distantes 7 pontos.

 

Scarlets, Munster e Dragons vencem

Scarlets e Munster seguem bem na briga pelas vagas nas semifinais. O Scarlets recebeu e venceu o Connacht por 25 x 15, mesmo sem seus principais nomes. Foram os irlandesesm entretanto, que começaram dando as cartas, com try de Poolman logo no primeiro minuto. Owen Williams virou para o time de Llanelli com 2 penais, mas Dan Parks recolocou o Connacht na frente com drop goal aos 30′. Antes do intervalo, Williams aindo chutou mais 6 pootos, fazendo 12 x 8. No segundo tempo, os galeses sacrementarem o triunfo, com try de Snyman e mais 2 penais de Williams. Swift ainda deixou mais um try para os irlandeses, mas de nada adiantou.

O Munster, por sua vez, recebeu o Edinburgh e não teve dificuldades para somar 4 pontos. Sherry e Stander fizeram os únicos tries do jogo para os irlandeses, enquanto Keatley chutou nada menos que 6 penais, fechando o placar em 30 x 3, para a festa da torcida vermelha em Cork, a segunda casa do Munster Rugby.

Por fim, os Dragons saíram da penumbra e venceram o Benetton Treviso por 23 x 14. Prydie, com try, conversão e penal nos minutos derradeiros, foi o destaque da vitória que, contudo, não serviu para tirar o Dragons da vice-lanterna.

 

pro 12

RaboDirect Pro12 – Liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália

Ulster 12 x 16 Ospreys, em Belfast

Cardiff Blues 11 x 26 Leinster, em Cardiff

Dragons 23 x 14 Benetton Treviso, em Newport

Scarlets 25 x 15 Connacht, em Llanelli

Munster 30 x 3 Edimburgh, em Cork

Zebre 20 x 36 Glasgow Warriors, em Parma

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Viadana 13 x 9 Mogliano, em Viadana

Rovigo 22 x 3 Crociati, em Rovigo

L’Aquila 12 x 13 Lazio, em L’Aquila

Reggio 12 x 34 Petrarca Padova, em Reggio Emilia

San Donà 5 x 8 I Cavalieri Prato, em San Donà

Fiamme Oro 23 x 41 Calvisano, em Roma