Tempo de leitura: 7 minutos

AvivaStadiumgeneralview IrelandvEngland11

O Six Nations 2013 tem lider isolado após duas rodadas. É a Inglaterra, que bateu neste domingo a Irlanda por 12 x 6 em Dublin, quebrando um jejum de dez anos sem vencer fora de casa o rival verde. Com a vitórias, a Inglaterra levou para casa de quebra o Millennium Trophy, troféu dado ao vencedor do duelo anual entre ingleses e irlandeses. Com isso, a Inglaterra assegurou a posse do troféu pela 16ª vez, contra apenas 10 até hoje da Irlanda.

Considerado por muitos uma quase decisão de campeonato, o jogo começou tenso, com as duas equipes mostrando muit agressiva no contato. Não por acaso, o jogo teve uma briga logo no início, mostrando o nível de tensão no ar e de vontade pela vitória. E os penais não tardaram a aparecer, com Farrell abrindo o placar para os ingleses logo aos 2′, com chute preciso. 3 x 0.

- Continua depois da publicidade -

Logo aos 10′, a Irlanda teve sua primeira baixa, com a lesão de Simon Zebo, uma das grandes esperanças de try do XV do Trevo. A Irlanda garantiu maior posse de bola no começa da partida, com sua terceira linha se mostrando muito efetiva. Os irlandeses buscaram desde o início o jogo de mãos, explorando as pontas. Mas, claramente não estavam inspirados, cometendo muitos erros e precipitação.

Aos 24′, Rob Kearney conseguiu uma primeira jogada aguda, fazendo rápida infiltração e servindo Keith Earls (que substituiu Zebo), mas os ingleses se fecharam bem na defesa. No entanto, a Irlanda seguiu pecando nos erros, e cometeu penal aos 28′, que Farrell aproveitou para ampliar: 6 x 0. Na sequência, Jonny Sexton se lesionou, dando lugar ao veterano Ronan O’Gara, que entrou bem na partida, desferindo inteligente chutes para o ataque. Antes do intervalo, Farrell ainda desperdiçou novo penal para os ingleses, levando a partida para o segundo tempo em 6 x 0 para o XV da Rosa.

O’Gara iniciou o segundo tempo colocando gás em seu time. Logo aos 44′, o abertura reduziu a diferença no placar para 6 x 3, aproveitando penal. A Inglaterra, por sua vez, efetuou algumas alterações, e melhorou do reinício titubeante. Induzindo a Irlanda aos erros no manuseio, a Inglaterra conseguiu bom ataque: Brian O’Driscoll se complicou na recepção de passe e Tuilagi roubou a bola, mas cometeu knock-on na hora de partir para a definição.

No lance seguinte, Conor Murray deu o troco com um marvilhoso chute para a lateral após ruck vencido pelos irlandeses. Aos 56′, a Inglaterra se complicou: o capitão Robshaw cometeu penal infantil e recebeu cartão amarelo. A Irlanda optou pelo chute e O’Gara empatou a peleja, 6 x 6.

Tudo parecia levar à virada irlandesa. Mas, quem cresceu, mesmo com um homem a menos, foi a Inglaterra. Farrell, aos 60′, desferiu um chute para Ashton, mas Kearney salvou a pátria irlandesa já a um passo do in-goal. Aos 62′, foi a vez de Ben Youngs desferir chute para dentro do in-goal, e por muito pouco Tuilagi não alcançou a bola. Porém, o penal já havia sido marcado a favor dos visitantes, e Farrell recolocou os ingleses na frente, 9 x 6.

Ainda com 14 homens em campo, a Inglaterra foi capaz de ampliar a vantagem, punindo a Irlanda pela desorganização e indisciplina. Farrell não perdoou o penal e fez 12 x 6 para o time branco, com 15 minutos para o fim. 

Aos 70′, foi a vez de OGara desperdiçou penal crucial para os irlandeses. E a situação poderia ter piorada aos 74′, mas Farrell desperdiçou o penal que daria números finais à partida. Para impedir a reação do time da casa, a Inglaterra pressionou fortemente no campo de ataque, e a Irlanda foi incapaz de chegar decisivamente ao ataque nos minutos derradeiros. Grande vitória inglesa, 12 x 6.

No próximo final de semana, o Six Nations terá uma folga, retornando no dia 23, quando a Inglaterra receberá a França. No dia 24, será a vez da Irlanda enfrentar fora de casa a Escócia.

 

6N

RBS Six Nations – Seis Nações

Irlanda 6 x 12 Inglaterra, em Dublin – Millennium Trophy

Árbitro: Jérôme Garcès (França)

 

irlanda6versus copiar12

Irlanda

Penais: O’Gara (44, 57)

 

15 Rob Kearney, 14 Craig Gilroy, 13 Brian O’Driscoll, 12 Gordon D’Arcy, 11 Simon Zebo, 10 Jonathan Sexton, 9 Conor Murray, 8 Jamie Heaslip (c), 7 Sean O’Brien, 6 Peter O’Mahony, 5 Donnacha Ryan, 4 Mike McCarthy , 3 Mike Ross, 2 Rory Best, 1 Cian Healy.

Suplentes: 16 Sean Cronin, 17 Dave Kilcoyne, 18 Declan Fitzpatrick, 19 Donncha O’Callaghan, 20 Chris Henry, 21 Eoin Reddan, 22 Ronan O’Gara, 23 Keith Earls.

Técnico: Declan Kidney

 

Inglaterra

Penais: Farrell (2, 28, 63, 65)

 

15 Alex Goode, 14 Chris Ashton, 13 Brad Barritt, 12 Billy Twelvetrees, 11 Mike Brown, 10 Owen Farrell, 9 Ben Youngs, 8 Tom Wood, 7 Chris Robshaw (c), 6 James Haskell, 5 Geoff Parling, 4 Joe Launchbury, 3 Dan Cole, 2 Tom Youngs, 1 Joe Marler.

Suplentes:16 Dylan Hartley, 17 David Wilson, 18 Mako Vunipola, 19 Courtney Lawes, 20 Thomas Waldrom, 21 Danny Care, 22 Toby Flood, 23 Manu Tuilagi.

Técnico: Stuart Lancaster