Tempo de leitura: 2 minutos

Três anos atrás, o Farrapos estendeu o caminho aberto pelo Charrua, e colocou o Rio Grande do Sul pela primeira vez na elite do Rugby nacional. E em pouco tempo, o clube mostrou a que veio, fazendo frente aos grandes com cada vez mais ímpeto, e hoje tem que ser considerado um candidato ao título.

 

- Continua depois da publicidade -

Leia os demais artigos da série!

Niterói aposta em novos talentos para seguir crescendo no Super 10

Armstrong Dragons estreia no Super 10 sem medo dos grandes

Rio Branco quer voltar às finais do Super 10

 

Depois do penta-campeonato gaúcho invicto conquistado há duas semanas, o clube está pronto para mais um desafio. Falamos com Claudinei Wronski, o Pequeno, capitão do Farrapos, sobre o Super 10.

 

1) Como está sendo a preparação para o Super 10? Quais suas expectativas para a competição?

Nosso foco estava totalmente no Campeonato Gaúcho, só agora vamos começar a preparação para o Super 10. Minha expectativa é das melhores, pois o grupo sempre se cobra evolução.

 

2) Há dois anos, o Farrapos vem batendo na trave na hora de se classificar para as finais (Terminou em 5º em 2012 e em 5º em 2013). O que faltou para o clube subir mais um degrau no ano passado e o que estão fazendo para alcançar esse objetivo?

Creio que faltou experiência e preparo físico. Porém mesmo terminando na mesma posição de 2012, tivemos uma boa evolução como equipe em 2013. Propomos jogos mais parelhos com os outros times.

 

3) Acha que o fato de disputarem o campeonato estadual contra equipes que ainda não oferecem o mesmo nível de competitividade do Super 10 é prejudicial?

Embora os clubes do Rio Grande do Sul estejam trabalhando e ficando cada vez mais estruturados, ainda falta pra nivelar com os times que o Farrapos enfrenta no Super 10, mas creio que fora de São Paulo, todos os clubes do Super 10 sofrem um pouco com isso.

 

4) Mesmo com pouco tempo de vida, o Farrapos é um dos clubes mais bem estruturados do país. Como atingiram esse nível de organização e como é o engajamento de todos no clube?

Vários fatores, entre eles: Diretoria competente e engajada. Comissão técnica preparada e estruturada. Atletas comprometidos e dedicados. Apoio do poder público. Incentivo da imprensa local e comunidade. Trabalho em equipe.

 

5) Quais serão os pontos fortes do Farrapos para a competição? Considera o Farrapos um dos candidatos ao título?

O ponto forte do Farrapos é o conjunto. Trabalho em grupo é nossa principal fortaleza. Considero um time mais experiente esse ano e vamos trabalhar para, assim como os outros nove times, buscar o título do SUPER 10.

 

Foto: Danielle Bayan