Tempo de leitura: 4 minutos
Em abril, começou em definitivo a temporada de XV nos países da América do Sul, com todos os grandes torneios de clubes do continente em andamento. Para que você possa acompanhar com mais facilidade a realização das competições, o Portal do Rugby elaborou um pequeno guia explicando o sistema de competições de cada país, confira:
Argentina – Capital x Interior
Para entender os campeonatos de clubes da Argentina, é necessário entender essa grande divisão existente entre a capital e o interior do país. Ambos os torneios ocorrem paralelamente e só se encontram na reta final, com o campeão e vice de cada torneio realizando semifinais e final. Entenda como cada um funciona.
Buenos Aires (URBA)
O campeonato da capital federal ocorre em torneio único dividido em duas fases:
A 1ª fase é o torneio da URBA, cuja 1ª divisão é composta por 24 equipes divididas em 2 grupos de 12 equipes, as equipes jogam entre si em turno único e os sete melhores classificados se classificam para a 2ª fase.
A 2ª fase é o URBA TOP 14 e ocorre com todas as equipes se enfrentando em turno único, ao fim das rodadas, as 6 melhores equipes avançam aos play-offs para decidir o campeão metropolitano.
Interior
No interior argentino, o campeonato ocorre de maneira mais complexa. O Torneio do Interior possui duas divisões com 16 equipes e o critério de classificação ocorre através dos campeonatos regionais. Sendo os mais importantes os regionais do Norte, Oeste, Central, Litoral e Pampeano, pois são os que garantem vaga para a 1ª divisão da competição.
O Torneio do Norte garante 5 vagas para o Torneio do Interior e é disputada pelas equipes das uniões de Tucumán, Jujuy, Salta e Santiago del Estero. O regional é disputado por 16 equipes em dois grupos de 8, as 4 melhores equipes de cada grupo avançarão a 2ª fase (Copa Ouro), onde novamente voltarão a se enfrentar agora em grupo único e as 4 melhoras avançarão a 3ª fase, onde será definido o campeão do norte.
O Torneio do Oeste garante 2 vagas para o Torneio do Interior e é disputado por clubes das uniões de Cuyo, San Luis e San Juan, o torneio tem um sistema simples onde as 10 equipes se enfrentam em turno e returno e as 6 melhores avançam aos play-offs, onde será definido o campeão do oeste.
O Torneio do Centro garante 3 vagas para o Torneio do Interior e é disputado pelos clubes da união de Córdoba. Em virtude de um racha recente dentro da união, o Torneio foi reformado a fim de integrar novamente os clubes da província, uma primeira fase será disputada com 21 clubes divididos em 4 zonas, os 3 primeiros de cada zona avançarão a próxima fase (Super 12) onde, em grupo único, se enfrentarão em turno único, as seis melhores equipes avançarão aos play-offs onde definirão o campeão do centro.
O Torneio do Litoral garante 4 vagas para o Torneio do Interior e é disputado por clubes das regiões de Rosario, Santa Fé e Entre Rios, com 12 clubes divididos em 2 zonas, as equipes se enfrentarão em turno e returno e as 4 melhores de cada grupo avançarão à 2ª fase, onde voltarão a se enfrentar e os 4 melhores avançarão a fase final, onde, em um quadrangular final, definirão o campeão do litoral.
Além desses quatro torneios, há o Torneio Pampeano que será disputado a partir do dia 22 de junho por equipes de Mar del Plata e Sul,o torneio garante 2 vagas para o Torneio do Interior e será disputado em turno único com 10 equipes, o 1º colocado ao fim das nove rodadas serão o Campeão Pampeano. Ainda há os torneios regionais do Sul e Nordeste argentino, mas são torneios de menores expressão que garantem vaga somente para a 2ª divisão do Torneio do Interior.
Definidos os classificados para o Torneio do Interior, as 16 equipes serão divididas em duas zonas com dois grupos em cada, as 4 melhores equipes de cada zona avançarão aos play-offs onde definirão o campeão do Interior.
Espera-se que campeão e vice do Interior enfrentem o campeão e vice-campeão da URBA pelo Nacional de Clubes, visto que na temporada passada o campeonato não foi realizado, ainda não há maiores informações da UAR sobre a realização do campeonato.
Chile
Semelhante à Argentina é o Campeonato Chileno de Rugby, respeitando as devidas proporções geográficas do país. Na região metropolitana ocorrerão dois campeonatos simultâneos, o Torneio da ARUSA (Associação de Rugby de Santiago) e o torneio da LRC (Liga Chilena de Rugby), a LRC foi criada a poucos anos após uma cisão dos clubes da ARUSA que ficavam fora de Santiago. Atualmente os dois torneios qualificam para um torneio maior, o Super 12 chileno, considerado hoje o grande torneio metropolitano chileno.
No interior, as equipes campeãs provinciais se enfrentarão em suas regiões, definindo os campeões do Norte, centro (Super 7) e Sul, definindo em conjunto com o Campeão do Super 12 as semifinais da Liga Nacional. Conhecendo-se assim o campeão chileno da temporada.
Uruguai
O Uruguai conta com um sistema bem mais simples se comparado ao sistema dos vizinhos argentinos e chilenos, com o rugby domestico fortemente concentrado em Montevidéu (assim como boa parte da população uruguaia). O Campeonato uruguaio conta com 9 equipes (sendo 8 de Montevidéu) que se enfrentam em turno e returno, os 6 melhores avançam aos play-offs para definir o campeão uruguaio.
Resultados pela América do Sul
Confira os resultados da rodada dos principais campeonatos de clubes da América do Sul.