Tempo de leitura: 2 minutos

Brian-ODriscoll-ruled-out-001 copy

Como sabemos o Rugby é um esporte de contato, por isso é necessário que o atleta tome alguns cuidados e ações que previnam lesões. Uma lesão que pode ocorrer durante a pratica dessa atividade é a Concussão.

A concussão cerebral é uma doença do cérebro causada por uma pancada na cabeça que gera alterações da função cerebral.

- Continua depois da publicidade -

Os principais sintomas são: Dor de cabeça, tontura, “ver estrelas”, dificuldade em concentrar, raciocínio confuso, desequilíbrio, náuseas, problemas com a memória, distúrbios do sono (dormir mais ou menos), irritabilidade, cansaço, depressão, visão turva entre outros.

Por incrível que pareça isso é muito comum. Nos Estados Unidos, estima-se que entre 1,6 a 3,2 milhões de concussões aconteçam por ano durante a prática de esportes. Vamos usar de exemplo do futebol: é estimado que, pelo menos 2 jogadores sofram pelo menos um episódio de concussão em um período de um ano.

A primeira preocupação deve ser em descartar outras doenças cerebrais mais graves como hemorragias, traumatismo crânio encefálico grave e outras patologias que possam até levar à morte. Uma vez que essas doenças mais graves são descartadas, você deve passar por uma avaliação especializada.

O médico fará um exame para descobrir o que aconteceu. A maioria das pessoas que sofre uma concussão não desmaia. Entretanto, podem descrever visão apenas em branco ou preto ou visão de estrelas. A pessoa pode também ter sofrido uma concussão e não perceber. Caso ocorra amnésia, ele pode buscar informação de outras pessoas que testemunharam a concussão.

Será feito um exame neurológico para testar força, sensibilidade, equilíbrio, reflexos e memória. Os olhos também serão examinados com uma lanterna, para constatar se as pupilas possuem o mesmo tamanho, e se contraem adequadamente.

O médico pode escolher entre uma tomografia computadorizada e uma ressonância nuclear magnética da cabeça, para se certificar que não houve nenhum dano ao cérebro.

O tratamento ideal para a concussão é o repouso. A dor de cabeça pode ser tratada com analgésicos leves e a náusea com medicamentos específicos.

Para evitar complicações, é muito importante que não se retorne ao esporte ou atividade muito cedo.

Nas concussões leves, o retorno ao esporte ou à atividade pode acontecer após 20 ou 30 minutos. Se houver perda de memória ou consciência, não retornar dentro de uma semana. Já nas concussões severas, retornar ao esporte ou atividade após um mês.

Caso exista um quadro de concussões repetidas, o médico pode sugerir o afastamento definitivo da prática de certos esportes.

Portanto, se você sofreu ou uma pancada na cabeça, mas sentiu um daqueles sintomas listados acima, você precisa ser avaliado por um médico.

Os jogadores de Rugby devem realizar um check-up anual e o teste cerebral deve fazer parte dele.

 

Escrito por: Juliana Piva

Foto: Irishrugby