Tempo de leitura: 2 minutos

gilbert burger

Para ter um bom rendimento nos treinos e nos jogos, alem de um bom preparo físico e técnica o jogador de Rugby deve prestar atenção a sua alimentação.

O impacto da nutrição no desempenho físico vem despertando a atenção dos jogadores. A maior preocupação é em relação ao rendimento e a alimentação de treino e de competição. Geralmente, os atletas dedicam-se a múltiplas sessões de treinamento por longos períodos de tempo e ainda se ocupam de outras atividades do cotidiano. 
Para melhorar o desempenho, é necessário seguir práticas de boa nutrição e consumir com cautela suplementos, além de ter uma alimentação com uma grande variedade de alimentos em quantidades adequadas.

- Continua depois da publicidade -

Os horários das refeições e a seleção dos alimentos devem respeitar a disponibilidade do atleta.

Com a alimentação balanceada não se deve descuidar da hidratação. Como a quantidade de água eliminada pelo suor depende da intensidade e tempo da atividade física, assim como da temperatura e umidade ambientais, a defesa mais eficaz é a hidratação adequada, que ocorre pelo equilíbrio entre consumo e perda de água.

A diferença entre o peso corporal antes e depois do exercício pode ser utilizada para indicar a perda de água durante o exercício e, assim, definir qual é a hidratação necessária para depois da atividade. Não dá para focar apenas no controle da sede, pois assim a hidratação pode levar alguns dias para o total restabelecimento, mesmo após grave desidratação.

Também a ingestão “extra” de água antes do exercício, em ambientes quentes, proporciona alguma proteção, aumentando a sudorese e evitando aumento da temperatura corporal durante o exercício.

A substituição de água por isotônicos só deve ocorrer quando há perda de peso corporal superior a 2% em decorrência da transpiração, pois aí pode ocorrer grande quantidade de sódio e outros minerais.
A recomendação é que a alimentação saudável, a utilização de suplementos alimentares para complementar dieta de atletas deve ser prescrita por profissionais especializados e somente após avaliação individualizada.

Se consumidos sem o acompanhamento de especialista, estes suplementos podem até sobrecarregar órgãos como fígado e rim, e causar ganho de gordura corporal.

Ao lado da alimentação e dos exercícios de fortalecimento muscular, o atleta precisa observar o descanso adequado, manter horários em ordem – para treinar, comer, dormir –, uma vez que seu corpo é seu meio de trabalho.

A alimentação saudável serve não só para garantir um bom desempenho, mas também para garantir uma qualidade de vida melhor e evitar doenças futuras.

Escrito por: Juliana Piva