Tempo de leitura: 2 minutos

O artigo de hoje da coluna “Espaço Saúde” é sobre fisioterapia! Nathália Ribeiro estreia no Portal do Rugby tratando da importância da fisioterapia para os rugbiers. É uma introdução do que vem por aí! Fique ligado no Espaço Saúde!

fisio 

O Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico, que aumenta, assim, de forma considerável a possibilidade de falha no gesto desportivo. Quando há despreparo físico e/ou técnico dos jogadores envolvidos, o índice de lesões, sejam em treinos ou competições, aumenta sobremaneira. 

- Continua depois da publicidade -

Atletas costumam ter um limiar de dor mais alto do que os indivíduos que não praticam regularmente alguma atividade física. Muitas vezes demoram a procurar auxílio de um profissional da saúde agravando o quadro da lesão.

A importância de fazer um acompanhamento constante e periódico com uma equipe multidisciplinar qualificada é incontestável para garantir melhor desempenho e diminuir riscos de lesões ou agravamento de quadro álgico e/ou disfuncional.

O papel do Fisioterapeuta no Esporte vai muito além do tratamento de lesões já instaladas, compreende a prevenção de futuras lesões, podendo ainda melhorar a performance do atleta. O Fisioterapeuta conta com uma gama de técnicas para avaliar o atleta e indicar quais déficits este possui e como podem ser sanados com seu acompanhamento.

Nas colunas de Fisioterapia pretendo salientar a importância, objetivos e condutas fisioterápicas possíveis que podem ser aplicadas aos atletas praticantes deste apaixonante esporte que é o Rugby.

 

Nathália Helena Vieira Ribeiro 

Fisioterapeuta e Praticante de Rugby há cinco anos.

E-mail: helenathy@yahoo.com.br