Tempo de leitura: 6 minutos

Quando se faz um treinamento físico em dias frios, o risco de lesões musculares é maior, principalmente nas atividades de alta intensidade, como a corrida, por exemplo. A maior incidência de lesões durante o exercício acontece no inverno e a causa principal é o alongamento forçado, já que as fibras musculares ficam mais contraídas, e a falta de aquecimento muscular e articular.

Antes do alongamento, realizar uma caminhada em ritmo leve a moderado e com movimentação de braços e pernas em vários sentidos por aproximadamente 5 a 10 minutos é recomendável. E para prevenir dores e acelerar a recuperação da musculatura, o alongamento após o exercício também é essencial, além de melhorar a flexibilidade. 

- Continua depois da publicidade -

Ao encerrar o seu treino, procure trocar sua roupa úmida o mais rápido possível, pois a ação do vento frio acelera o resfriamento podendo causar uma hipotermia. Com certeza há menos sudorese por conta da temperatura mais baixa, mas de qualquer forma e dependendo do tipo de treino a perda de liquido ainda pode ser significativa, por isso não descuide da hidratação: mantenha a mesma rotina dos dias mais quentes, apenas a quantidade de reposição se torna um pouco menor.

O recomendável é não ir se exercitar direto de bermuda e camiseta regata, mas com um agasalho, uma roupa um pouco mais quente para aquecer durante a caminhada e gradativamente terirar uma peça de roupa mais pesada, lembrando que qualquer desconforto deve ser observado com cuidado e se persistir procure o seu médico.

Escrito por Juliana Piva