Tempo de leitura: 2 minutos

 

ombro

Durante o treino ou jogo de Rugby, o jogador tem muito contato e com isso muito impacto. Essas repetidas micro lesões podem fazer você  sentir uma dorzinha chata no ombro e, de repente, ela piora para uma dor crônica, principalmente, ao movimentar o ombro. Sensação de fisgadas, câimbras e fraqueza ao levantar qualquer objeto são os principais sintomas da tendinite, uma inflamação do tendão que pode acometer regiões do corpo como calcanhares, cotovelos, joelhos, ombros ou pulsos.

- Continua depois da publicidade -

O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos, quando se contrai a musculatura, o tendão puxa o osso e produz o movimento. A tendinite é uma inflamação no tendão.

Todo tendão pode inflamar, e todo tendão pode se desgastar, em virtude de um desequilíbrio na força muscular. Realizar movimentos de forma errada, repetitiva, ou levantar pesos além da sua capacidade são as causas mais frequentes.

O importante em todo caso de tendinite é fazer um diagnóstico no começo dos sintomas, os melhores exames para diagnosticar adequadamente a lesão são o ultrassom e a ressonância magnética.

Pode ser feito inicialmente compressas de gelo, três ou quatro vezes ao dia. Além disso, o médico pode lhe receitar medicamentos para controle da inflamação e alivio da dor. Além disso outras áreas podem acelerar o processo de cura e prevenção de novas lesões como a Fisioterapia, Quiropraxia e Acupuntura irão ajudar a manter ou recuperar o movimento e a força do membro afetado.

Com relação aos exercícios físicos, devem ser moderados e não devem causar dor até a recuperação total do tendão lesionado pois temos que lembrar que o tendão esta sobrecarregado por uma inflamação. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular ira ajudar a prevenir novas lesões.

O mais importante não ignore a dor ela esta lhe alertando que algo não esta bem, procure ajuda no começo para não precisar parar de treinar e jogar para se tratar.

Escrito por: Juliana Piva