psi

Tempo de leitura: 3 minutos

psi

Os fatores psicológicos, primariamente, respondem pelas flutuações no desempenho cotidiano. Desta forma, treinar habilidades que controlem e/ou utilizem estes fatores psicológicos de forma que influenciem positivamente no desempenho, torna-se necessário para alta performance.

O Treinamento de Habilidades Psicológicas refere-se à prática sistemática e consistente de habilidades mentais e psicológicas. Tal como as habilidades físicas, técnicas e táticas, as habilidades psicológicas (focalizar e manter a concentração, regular os níveis de atuação, aumentar a confiança, manter a motivação…) também precisam de treinamento sistemático.

- Continua depois da publicidade -

Com o desenvolvimento físico e técnico dos atletas, cada vez mais, o diferencial esta no campo psicológico. E quando as capacidades físicas e técnicas são razoavelmente iguais entre equipes adversárias, o grupo vencedor será aquele que tem as habilidades psicológicas mais bem treinadas. Por que damos tão pouca atenção a este treinamento então?

O Treinamento de Habilidades Psicológicas é muitas vezes negligenciado devido a três fatores: Primeiro; a falta de conhecimento. Técnicos muitas vezes não sabem como treinar, ou ensinar, um atleta a se concentrar, por exemplo, e apenas dizem “concentre-se”, “mantenha o foco”, o que não é efetivo e não treina a habilidade de focar a atenção no que é relevante, não treina a concentração.

Segundo; a falta de tempo, entretanto vemos que quando se percebe necessidade de algo para a melhoria do desempenho, esta passa a ser prioridade e se encontra, ou se reserva, tempo para ela. Terceiro; alguns acreditam que habilidades psicológicas são inatas. Sim, todos nós nascemos com predisposições físicas e psicológicas, mas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas, dependendo das experiências que encontramos em nossas vidas.

O Programa de Treinamento de Habilidades Psicológicas passa basicamente por três fases. Inicia pela educação, onde o atleta entende a importância do treino sistemático das habilidades psicológicas, e conhece cada habilidade.

Depois vem a fase da aquisição, onde o atleta vai entrar em contato com estratégias e técnicas de aprendizagem das diferentes habilidades. Esta fase leva mais tempo que a primeira, e as estratégias e técnicas devem ser experimentadas e adaptadas a cada um, no dia a dia de treinos do atleta.

Por fim temos a fase prática, onde o atleta já conhecendo e adaptado, pratica e utiliza suas habilidades psicológicas sistematicamente. Nesta fase temos três objetivos principais:

  1. 1.Automatizar as habilidades por meio da superaprendizagem;
  2. 2.Ensinar as pessoas/atletas a integrarem sistematicamente as habilidades psicológicas em suas situações de desempenho;
  3. 3.Simular as habilidades que desejará aplicar na competição real.

O ideal é que o Programa de Treinamento de Habilidades Psicológicas seja planejado, implementado e supervisionado por um psicólogo do esporte. Entretanto sabemos que nem sempre é possível ter um psicólogo “full time” com sua equipe, neste caso é possível que o psicólogo, planeje, implemente com o auxilio da comissão técnica e monitore periodicamente. Desta forma o Treinamento de Habilidades Psicológicas conta com a participação multidisciplinar de todos os membros da equipe, o que proporciona sua efetividade.

 

Renata Ianni

Psicóloga, especialista em Psicologia do Esporte

re.ianni@globo.com