Tempo de leitura: 4 minutos

A Copa São Paulo, a segunda divisão do estado, terá início da temporada 2019 nesse sábado, sendo sediada mais uma vez no SESI de Taubaté. Receberá nada menos que 12 equipes, de times tradicionais a novatos e combinados que serão divididos em 4 grupos de 3 cada.

Dessas equipes, USP, Jacareí, Taubaté, Pasteur, Gorillas e Guarulhos participaram de pelo menos uma das etapas do Circuito Paulista no primeiro semestre e vêm com bagagem para os jogos do campeonato. A novidade fica para ArmaABC (formado por Armada e ABC) e Casperereca,um combinado entre Cásper e San Fran que voltam à disputa depois de um grande hiato.

Em voo solo neste ano, o Piratas é um dos favoritos na abertura da competição, mas terá pela frente ainda na fase de grupos ninguém menos que a USP, equipe mais tradicional na disputa, e o vencedor deverá se credenciar à disputa pelo título. O SP Barbarians completa o grupo, e deve correr por fora na disputa por um lugar na final.

- Continua depois da publicidade -

No grupo B mais um confronto que promete pegar fogo ainda na fase de grupos, com Pasteur e Guarulhos revivendo uma das maiores rivalidades da Copa SP, apesar da ausência francesa em 2018 e o ABC contará com o apoio do Armada para tentar ir além da Taça Prata, melhor participação da equipe no último ano.

O grupo C é o único que contará apenas com clubes do interior paulista. O Jacareí, que se destacou com elenco jovem e alcançou a quarta colocação geral no Circuito Paulista no primeiro semestre, é o favorito. Mas terá as Lenks pela frente, que lutaram pelo título em todas as etapas, e as novatas do Gorillas, que começaram sua trajetória no Rugby contra as maiores forças do estado no começo do ano. Podendo tornar esse grupo o mais equilibrado da primeira fase.

As anfitriãs do Taubaté encabeçam o grupo D e contam com o apoio da torcida local para subir um degrau e finalmente alcançar uma final de etapa, depois de bater na trave nas duas etapas que disputou em 2018, sendo uma delas em casa. A missão não será fácil, pois terá pela frente o União Rugby Alphaville, equipe em franca evolução que disputou a final da última etapa e espera incomodar as equipes mais tradicionais do circuito em 2019, além das Caspererecas, talvez o grupo mais novo do Circuito, mas que tem o comando da experiente Camila Lacerda, e pode surpreender.

Grupo A – Piratas, USP, SP Barbarians
Grupo B – Pasteur, Guarulhos, ArmaABC
Grupo C – Lenks, Gorilla, Jacareí
Grupo D – Taubaté, Casperereca, URA

09:00 Piratas x USP Grupo A
09:20 Guarulhos x Pasteur Grupo B
09:40 Lenks x Gorlla Grupo C
10:00 URA x Casperereca Grupo D
10:20 Piratas x SP Barbarians Grupo A
10:40 Guarulhos x ArmaABC Grupo B
11:00 Lenks x Gorlla Grupo C
11:20 URA x Taubaté Grupo D
11:40 SP Barbarians x USP Grupo A
12:00 ArmaABC x Pasteur Grupo B
12:20 Gorlla x Gorlla Grupo C
12:40 Taubaté x Casperereca Grupo D
13:30 1º Geral x 4º Geral
13:50 2º Geral x 3º Geral
14:10 11º Geral x 12º Geral
14:30 9º Geral x 10º Geral
14:50 7º Geral x 8º Geral
15:10 6º Geral x 6º Geral
15:30 3º Lugar
15:50 Final