Tempo de leitura: 6 minutos

Menor país da Copa do Mundo. Apenas 100 mil habitantes, mas com 7 Mundiais disputados. Tonga é uma das nações do Pacífico Sul orgulhosa de seu rugby. Terra da família de Jonah Lomu, Tonga é a única das ilhas que jamais avançou às quartas de final da Copa do Mundo, mas já pregou suas peças. Como seus vizinhos, os tonganeses têm uma dança de guerra que fazem sempre antes dos jogos, o Sipi Tau.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES


Tonga tem uma história bem distinta na Oceania, pois foi a única das ilhas que não se tornou colônia de nenhum país europeu. No entanto, o país foi de 1900 a 1970 um protetorado britânico, mantendo plena autonomia em sua administração interna, mas cedendo o controle de suas relações internacionais ao Reino Unido. Com isso, Tonga é até hoje uma monarquia, governada hoje pelo Rei Tupou VI. A dinastia atual da família real de Tonga subiu ao poder em 1845, mas o reino de Tonga foi formado no século X, sendo uma potência regional que chegou a invadir no passado as ilhas vizinhas, como Samoa e Fiji.

O povo tonganês é de origem polinésia e sua língua é próxima do samoano e do maori. A capital do país é Nuku’Alofa.

- Continua depois da publicidade -

Símbolo

‘Ikale Tahi, ou Águias do Mar. Apesar de o símbolo de Tonga ter uma pomba branca – em alusão à fé cristã da ilha – o apelido da seleção faz referência a outra ave.

 

Histórico

Por influência de missionários britânicos e neozelandeses, o rugby desembarcou em Tonga no início do século XX e a seleção do país foi formada pela primeira vez em 1924 para enfrentar Fiji. Mas demorou até 1973 para Tonga criar impacto no cenário internacional, quando sua desconhecida seleção venceu ninguém menos que a Austrália, em solo australiano, por 16 x 11. Os tonganeses viajaram ao Reino Unido para amistosos em 1974, mas foi somente a partir dos anos 80 que a seleção passou a ter um calendário melhor, com a criação em 1982 do Pacific Tri Nations, com Tonga sendo pela primeira vez campeã em 1984, o que levou o país a ser convidado para disputar a primeira Copa do Mundo, em 1987.

Tonga ainda seria campeã do Pacífico em 1990 e 1994, mas a seleção jamais conseguiria avançar às quartas de final do Mundial. A equipe perdeu todos os seus jogos em 1987 e ficou de fora do Mundial de 1991, perdendo nas eliminatórias para Samoa e Fiji. A equipe retornou em 1995, deixando Fiji de fora, e conseguiu sua primeira vitória, batendo a Costa do Marfim. Em 1999, Tonga conseguiu seu primeiro feito relevante, vencendo a Itália (28 x 25), mas em 2003 novamente saiu sem vitórias do Mundial. Somente em 2007 Tonga voltaria a vencer, e foram 2 vitórias, sobre Estados Unidos (25 x 15) e Samoa (19 x 15). E em 2011 veio o grande feito: vitória por 19 x 14 sobre a França. No entanto, o triunfo não deu vaga a Tonga nas quartas, porque os ‘Ikale Tahi tinham perdido antes para o Canadá. Tonga ainda repetiu o feito de 2 vitórias derrotando o Japão em 2011, mas em 2015 os polinésios venceram somente a Namíbia. A equipe voltou a criar impacto ao derrotar a Escócia em amistoso em solo escocês em 2012 (21 x 15), mas ainda não alcançou o tamanho dos feitos de seus vizinhos.


O Rugby por lá

O rugby foi introduzido em Tonga primeiramente nos dois grandes colégios do país, o Tonga College e o Tupou College. As duas instituições têm laços com a Nova Zelândia e muitos alunos conseguem bolsas para mudarem de país – muito por causa do rugby.

País pobre (com renda per capta inferior a Fiji e Samoa, inclusive), Tonga viveu ao longo do século um êxodo, com muitos tonganeses se mudando para Austrália e Nova Zelândia em busca de uma vida melhor. E muitos através do rugby. Com isso, Wallabies e All Blacks têm e tiveram muitos atletas ou nascidos em Tonga ou com origens familiares no país. Exemplos não faltam, como Jonah Lomu, nascido na Nova Zelândia, mas cujos pais vieram de Tonga. Entre os atletas que defenderam já os All Blacks e eram nascidos em Tonga estão Malakai Fekitoa e Frank Halai. Já entre os Wallabies, talvez o mais famoso seja Israel Folau, nascido na Austrália, mas com família tonganesa. Outros nomes com origens em Tonga incluem Tatafu Polata-Nau, Sekope Kepu e Wycliff Palu. Convocados pela Austrália para a Copa do Mundo de 2019, Tolu Latu e Taniela “Thor” Tupou nasceram em Tonga. Além deles, Taulaupe Faletau, de Gales, nasceu em Tonga, ao passo que os irmãos Vunipola, que defendem a Inglaterra, nasceram na Nova Zelândia, mas com pai tonganês. Outro país que vem contanto com atletas com origens em Tonga é o Japão, que conta com 3 atletas nascidos em Tonga em seu time do Mundial, entre eles a referência Amanaki Mafi. O dinheiro enviado por atletas de rugby para suas famílias é uma das maiores receitas da economia de Tonga.

Por outro lado, um dos maiores problemas recentes do rugby de Tonga vem sendo seu estádio. A seleção raramente disputa jogos em seu território porque seu estádio nacional não reúne condições. Em 2017, o Teufaiva Stadium foi reinaugurado e Tonga recebeu Samoa, algo que não acontecia havia uma década. Mas em 2019, apenas um jogo, contra os australianos do Western Force, foi realizado em Nuku’Alofa.

 

Pontos fortes

Tonga é um time físico e sua tradição de rugby é oposta de Fiji. Com pouca tradição no sevens, Tonga baseia historicamente seu jogo na dominação física e conta com uma primeira linha estrelada. No entanto, a atual seleção tem bons atletas na linha, o que equilibra o time do técnico Toutai Kefu.

 

Pontos fracos

Tonga tem um time desequilibrado, com atletas de renome mesclados com atletas de pouca experiência – fruto da inconstância com que Tonga consegue ter seus atletas disponíveis. A equipe não tem as melhores condições de treinamento e, apesar do físico avantajada de seus atletas, o trabalho defensivo é normalmente deficiente.

 

Olho neles!

O gigante pilar Ben Tameifuna (do Racing, da França), o hooker Elvis Taione (Exeter Chiefs) e o segunda linha Steve Mafi formam um pack de respeito. A eles, somam-se o scrum-half Takulua (do Newcastle Falcons, competente nos chutes) e os pontas Cooper Vuna (Bath) e Telusa Veainu (Leicester Tigers), sempre capazes nas finalizações.

 

Os 31 do Mundial

Avançados: Siegfried ‘Fisiihoi (Pau, França), Vunipola Fifita (Brumbies, Austrália), Latu ‘Talakai (Eastwood, Austrália/clube amador), Paula ‘Ngauamo (Agen, França), Sosefo ‘Sakalia (Asia Pacific Dragons, Singapura/GRR), Siua Maile (Canterbury, Nova Zelândia/Mitre10 Cup), Siua ‘Halanukonuka (Glasgow Warriors, Escócia), Ma’afu Fia (Ospreys, Gales), Ben Tameifuna (Racing, França), Sam Lousi (Hurricanes, Nova Zelândia), Leva Fifita (Grenoble, França/2ª divisão), Sitiveni Mafi (Castres, França), Sione Kalamafoni (Leicester Tigers, Inglaterra), Maama ‘Vaipulu (Castres, França), Fotu ‘Lokotui (Counties Manukau, Nova Zelândia/Mitre10 Cup), Zane ‘Kapeli (Bay Of Plenty, Nova Zelândia/Mitre10 Cup), Dan Faleafa (Austin Elite, EUA), Nasi Manu (Benetton Treviso, Itália);

Linha: Sonatane Takulua (Newcastle Falcons, Inglaterra/2ª divisão), Leon ‘Fukofuka (Auckland, Nova Zelândia/Mitre10 Cup), Samisoni Fisilau (Auckland, Nova Zelândia/Mitre10 Cup), Kurt Morath (Doncaster Knights, Inglaterra/2ª divisão), James ‘Faiva (El Salvador, Espanha), Siale Piutau (Bristol Bears, Inglaterra), Malietoa Hingano (Bayonne, França), Nafi Tuitavake (sem clube), Atieli Pakalani (Eastwood, Austrália/clube amador), David Halaifonua (Coventry, Inglaterra/2ª divisão), Viliami Lolohea (Papatoetoe, Nova Zelândia/clube amador), Cooper Vuna (Newcastle Falcons, Inglaterra/2ª divisão), Telusa Veainu (Leicester Tigers, Inglaterra);

Foto: World Rugby
 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília