França festeja diante de sua torcida em 2018. Foto: World Rugby

Tempo de leitura: 5 minutos

Sábado conheceremos o campeão mundial M20! Em Rosario, na Argentina, o dia será de rodada completa do Campeonato Mundial M20, que terá seu encerramento com todos os jogos decidindo as posições do 1º ao 12º lugar. A grande final opõe Austrália e França, que fazem final inédita, ao passo que a seleção da casa, a Argentina, fará a decisão de 3º lugar com a África do Sul. Já o outro jogo de grande valor é entre Escócia e Fiji, que jogam entre si contra o rebaixamento.

Todas as partidas terão transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube do World Rugby.

Quem leva o título, Austrália ou França?

Austrália e França farão a grande final inédita do Mundial M20. Os dois países chegaram apenas uma vez à final desde a criação do torneio atual em 2008. Os Young Wallabies foram vices em 2010, curiosamente quando o torneio foi na Argentina, e nunca ergueram a taça. A Austrália jogou a semifinal em 2011 e desde então sequer alcançou alguma vez as semis. Trata-se de uma geração dourada a dos Young Wallabies de 2019, que têm no currículo um raro atropelo imposto sobre a Nova Zelândia no Campeonato da Oceania desde ano.

- Continua depois da publicidade -

Já a França vive seu grande momento, tendo sido campeã mundial em 2018, ano que faturou também o Six Nations M20. Neste ano, os Bleuets perderam o Six Nations para a Irlanda e ainda quase deixaram a classificação às semis do Mundial escapar ao perderam na fase de grupos para os argentinos. O time de 2019 tem vários remanescentes do título de 2018, como o titânico Jordan Joseph e o chutador implacável Louis Carbonel.

No comparativo, a Austrália conta com o ataque mais positivo do torneio, liderado pela dupla de 9 e 10 MacDonald e Donaldson e com um fullback brilhante, Isaac Lucas, além de um breakdown temível com o asa capitão McReight (líder em carregadas de bola) e um hooker de altíssimo nível, Lonergan. Enquanto isso, a França tem a melhor defesa da competição, com um pack muito coeso, liderado pelo fora de série Jordan Joseph. Já a linha francesa, armada pela dupla Coly e Carbonel, conta com definidores da melhor tradição francesa, como o pontas Vahaamahina, líder em offloads do torneio, e o centro capitão Arthur Vincent, um dos melhores corredores do Mundial.

Equilíbrio absoluto na final, sem favoritos.

 

Quem será rebaixado?

Escócia e Fiji farão o jogo do rebaixamento, abrindo o dia. Quem perder dará adeus ao torneio para 2020, tendo que jogar o Trophy (Troféu Mundial M20, a 2ª divisão). Fiji foi o campeão do Trophy no ano passado e quer evitar voltar para lá, ao passo que a Escócia joga para evitar um inédito rebaixamento. Caso a Escócia seja rebaixada, há dúvidas se não haveria uma pressão para a expansão do Mundial em 2020, o que significa que o Trophy de 2019 valeria ainda mais.

A Escócia chega ao jogo após derrotas para Geórgia e Itália, além de ter sido colher de pau no Six Nations M20 deste ano. Mas os escoceses venceram Gales naquele torneio, o que mostra que têm qualidade para escaparem – e contam com o artilheiro de tries do torneio, Ewan Ashman. Os prognósticos estão contra Fiji, que ainda precisa muito evoluir na defesa.

 

E os demais jogos?

Argentina e África do Sul farão um empolgante duelo de 3º lugar, com os Pumitas buscando em casa repetir o feito de 2016 quando ficaram pela primeira vez com o terceiro lugar – vencendo justamente a África do Sul.

A decisão de 5º lugar oporá Inglaterra – que jogou a final do Mundial M20 em todos os últimos 6 anos, fazendo agora sua pior campanha desde 2012 – e Gales – que bateu a Nova Zelândia e quer agora dar um passo a mais ainda, buscando sua melhor colocação desde o vice de 2013.

Já o 7º lugar colocará frente a frente a campeã do Six Nations M20 de 2019, a Irlanda, e a maior campeã do torneio, a Nova Zelândia, ambas fazendo torneio para se esquecer. Já é a pior campanha da história dos Baby Blacks.

Por fim, o 9º lugar será entre Itália e Geórgia, em duelo que sempre chama a atenção pelo trabalho árduo da Geórgia de bater à porta do Six Nations – ainda mais agora que novamente a possibilidade de um sistema de promoção e rebaixamento no torneio adulto foi outra vez afastada.

World Rugby U20 Championship – Campeonato Mundial M20 – Argentina 2019

*Horários de Brasília

Finais – Sábado, dia 22 de junho

10h30 – Decisão de 11º lugar: Escócia x Fiji, em Rosario (Old Resian) – World Rugby TV AO VIVO

10h30 – Decisão de 5º lugar: Gales x Inglaterra, em Rosario (Jockey Club) – World Rugby TV AO VIVO

13h00 – Decisão de 9º lugar: Itália x Geórgia, em Rosario (Old Resian) – World Rugby TV AO VIVO

13h00 – Decisão de 3º lugar: Argentina x África do Sul, em Rosario (Jockey Club) – World Rugby TV AO VIVO

15h30 – Decisão de 7º lugar: Nova Zelândia x Irlanda, em Rosario (Old Resian) – World Rugby TV AO VIVO

15h30 – FINAL: Austrália x França, em Rosario (Jockey Club) – World Rugby TV AO VIVO