Tempo de leitura: 5 minutos

Principais setores ofensivos e defensivos, maiores pontuadores, atual campeão, e ‘máquina de vitórias’. O Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV – chega à fase semifinal, neste sábado (24), no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo, com disputas eletrizantes rumo à decisão do torneio, envolvendo os quatro únicos clubes a levantarem a taça de campeões nacionais nos últimos seis anos (São José, em 2010, 2011 e 2012, SPAC, em 2013, Curitiba, em 2014, e Band Saracens, em 2009).

 

Líder na primeira fase, o São José faz o clássico paulista diante do SPAC, na partida entre os dois maiores campeões brasileiros (o SPAC lidera o histórico com 13 títulos, enquanto o São José, o “dono” do século XXI, vem em segundo com 8). Os joseenses contam com o bom momento de Moisés. Ele já anotou 108 pontos na competição e aparece na terceira colocação na artilharia do torneio. Pelo outro lado, o SPAC conta com a defesa menos vazada na primeira fase. Ao longo da temporada, as duas agremiações já lideraram o Super 8. No campeonato, o São José levou a melhor nas duas oportunidades: vitórias por 29 a 15 e 17 a 15. No Campeonato Paulista, o confronto único terminou com vitória do São José por 18 x 10, em São José dos Campos.

- Continua depois da publicidade -

 

O palco não é nada estranho para os dois times, que se enfrentaram justamente na última vez que as semifinais foram realizadas no Ibirapuera, em 2013, quando o SPAC quebrou a hegemonia do São José – que vinha de longa invencibilidade – vencendo por 21 x 18, para depois emergir campeão nacional. O São José naquela oportunidade vinha de três títulos brasileiros consecutivos e a derrota para o SPAC marcou o fim do domínio das Águias. A lembrança, certamente, motiva os dois lados, mas por motivos distintos.

 

No outro confronto, a ‘máquina de vitórias’ Bandeirantes Saracens, da capital paulista, tetracampeão nacional (1988, 1995, 2001 e 2009) encara o atual campeão brasileiro Curitiba (que levantou a taça pela primeira vez no ano passado). O duelo tende a ser um dos mais equilibrados do torneio. Com nove vitórias consecutivas, o Band ficou a apenas um ponto de assumir a liderança geral da competição na fase anterior e teve a melhor campanha do returno. A equipe conta com  o neozelandês Josh, maior pontuador do Super 8. Ele já anotou 146 pontos, sendo seis tries.

 

O duelo promete ser bastante ofensivo. O Curitiba e tem o principal setor ofensivo da competição, com 341 pontos anotados, mas os Sarries tiveram o melhor ataque do returno. O argentino Facundo é o vice no ranking de pontuadores do Super 8, com 13 pontos a menos do que Josh. Entretanto, o returno dos Touros não foi dos melhores, com o time tendo a pior campanha nos jogos de volta entre os classificados (tanto Band como Curitiba jogaram mais vezes fora de casa no returno, mas, há que se ponderar que os paranaenses viajaram mais e sempre de ônibus).

 

Os Touros começaram o primeiro turno como melhor defesa da competição também, seguindo os passos da campanha vitoriosa de 2014, mas nçao repetiram o desempenho no returno, enquanto o Band teve também a melhor defesa da reta final. Os curitibanos são ainda o time mais indisciplinado, com o maior número de cartões recebidos entre os semifinalistas, o que pode pesar contra. Na temporada regular, o Curitiba venceu o primeiro encontro por 18 a 12. Na volta, o Band derrotou o adversário por 22 a 8.

 

As semifinais do Super 8 ainda contam com o TMO (Television Match Official), tecnologia utilizada pela equipe de arbitragem e que tem como função ajudar a esclarecer lances duvidosos. Ele será comandado pelo árbitro Henrique Platais. O aparelho é importante para garantir transparência e credibilidade ao esporte que retorna aos Jogos Olímpicos após 92 anos. Ambas partidas terão a transmissão do Sportv 3.

 

Em caso de empate nos jogos semifinais, haverá os seguintes critérios de desempate na ordem abaixo:

 

  1. Prorrogação de 10 x 10 minutos.

 

  1. Caso continue empatada a partida, sagra-se vencedora a equipe que marcou maior número de tries no jogo, incluindo a prorrogação.

 

  1. Em caso de persistir o empate, haverá disputa de 5 (cinco) penais alternados do centro da linha dos 22 metros para cada equipe. Sagra-se vencedora a equipe que converter maior número de penais. Persistindo o empate, segue a disputa alternada com o restante dos jogadores que terminaram a partida em campo. A partir daí, se uma equipe converter e a outra não converter, vence quem converteu. Persistindo o empate, segue disputa de penais com os jogadores reservas. Persistindo o empate, começa novamente a disputa de penais até que haja um vencedor. Agora, os jogadores que foram substituídos não poderão participar.

 

Os ingressos para os jogos são gratuitos. Basta ir ao estádio e torcer pelo seu time.

 

saojoserugbyversus(14)spac logo

São José x SPAC

Data/Horário: 24/10/2015, às 16h (horário de Brasília) – SPORTV 3 AO VIVO

Local: Estádio do Ibirapuera – Ícaro de Castro Melo (Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04001-140)

Árbitro: Mariano Goycochea

Auxiliares: Mariana Wyse e Renato Scalercio

Vídeo-árbitro: Henrique Platais

 

O Maior Scrum do Mundo

Data/Horário: 24/10/2015, às 17h30 (horário de Brasília)

Local: Estádio do Ibirapuera – Ícaro de Castro Melo (Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04001-140)

Inscrições: www.maiorscrumdomundo.com.br 

 

Band Saracens(1)versus(14)curitiba logo

Bandeirantes Saracens x Curitiba

Data/Horário: 24/10/2015, às 19h (horário de Brasília) – SPORTV 3 AO VIVO

Local: Estádio do Ibirapuera – Ícaro de Castro Melo (Endereço: Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04001-140)

Árbitro: Ricardo Sant’Anna

Auxiliares: Giancarlo Bristot e Marcel Santos

Vídeo-árbitro: Henrique Platais

 

ibirapiera

 
Fonte: CBRu
Foto de capa: Hedeson Alves/Fotojump
Foto do estádio: blogestado.com