Band campeão curitiba super sevens 2013

Tempo de leitura: 13 minutos

Band campeão curitiba super sevens 2013

São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, recebeu nesse final de semana a segunda etapa do Super Sevens, com a participação dos seis melhores colocados do circuito do ano passado, Desterro, Charrua, Bandeirantes, SPAC, Niterói e Belo Horizonte, somadas a seis equipes convidadas, Urutau, organizador da etapa, Cascavel e Londrina, (representantes do estado do Paraná), Recife (PE), Pasteur (SP) e Goianos (GO). O título ficou com o Bandeirantes, que fez uma campanha perfeita e superou o Desterro na grande decisão. Foi o segundo título seguido do Band, que abriu 6 pontos de vantagem sobre o SPAC, vice-líder da temporada, e 10 sobre o Desterro.

 

- Continua depois da publicidade -

Sábado perfeito para Band, Charrua e Desterro

O torneio teve o início oficial com uma solenidade de abertura e discurso do secretário de esportes da cidade, Thiago Fernando Bührer, que cedeu o Estádio do Pinhão e toda sua estrutura para a organização do evento. E, como este é localizado muito próximo ao aeroporto internacional, as equipes quase não tiveram problemas com deslocamentos, exceto pelo atraso da equipe de Londrina, que estava no centro de Curitiba, e teve um atraso por conta de uma obra na entrada da cidade.

O maior problema relatado pelas atletas foi realmente o frio e, no sábado, também a chuva. De resto, o lugar comportou confortavelmente a todos, e apenas alguns improvisos podem ser relatos, devido a ser um campo de futebol e de não se ter permitido a alteração das traves, que foram usadas como base para o H, e acabou deixando a área de in-goal um pouco reduzida e próxima ao muro para as arquibancadas. O frio também acabou afastando o público, que apenas no domingo aumentou um pouco.

O Bandeirantes, abriu a competição enfrentando o anfitrião Urutau e mostrou que o título não havia sido em vão, aplicando um placar bem elástico na estreia das paranaenses no circuito.

Como na maioria dos torneios divididos por ranqueamento, os melhores jogos aconteceram apenas nas últimas rodas,

Pelo grupo A, destaque para os confrontos entre Niterói e Urutau, decidido apenas no final do confronto, as cariocas também fizeram outro grande jogo contra o Bandeirantes, decidido por apenas uma pontuação a favor da equipe paulista.

Pelo grupo B, o melhor confronto foi entre Charrua e SPAC, onde as gaúchas devolveram a derrota sofrida em Niterói na primeira fase em um jogo muito disputado.

Pelo grupo C, o Desterro teve muita dificuldade para bater a bela equipe do BH Rugby em jogo muito disputado.

Com os resultados, as equipes foram divididas para a fase final, as três primeiras colocadas somadas as segundas e os dois melhores terceiros avançaram para a taça ouro.

Melhor equipe do Sábado: Bandeirantes

 

Domingo de jogos muito disputados

Pelas quartas de final, destaque para a repetição do placar de Desterro x BH, em outro jogo duríssimo, e, mais um sofrido para as cariocas do Niterói, que perderam por muito pouco para seu grande rival do passado, SPAC. Já Bandeirantes e Charrua não tiveram dificuldades para bater os dois clubes convidados classificados para a taça ouro, Recife e Urutau respectivamente.

As semifinais começaram com a Taça Bronze, as meninas de Goiânia fizeram um bom placar contra o Pasteur, equipe ainda um pouco inexperiente e num jogo com muita movimentação, e fazendo o melhor jogo das duas equipes até o momento, o Cascavel bateu o Londrina, no confronto paranaense.

Pela Taça Prata, o Recife bateu as donas da casa com seu jogo muito veloz, e talvez, o jogo mais emocionante do torneio, novamente com o Niterói em campo, este foi derrotado, no final do segundo tempo da prorrogação pelo BH, com morte súbita. Alguns torcedores estavam até imaginando uma disputa de penais.

Pela Taça Ouro, o campeão nacional Desterro bateu as atuais campeãs do circuito SPAC em jogo também decidido no final. Já o Bandeirantes avançou para as finais ao bater em jogo muito bom as gaúchas do Charrua, embate marcado pela forte defesa das duas equipes.

 

Finais

O Pasteur pareceu ter encontrado seu melhor rugby na abertura da fase final, e mais uma vez, como na semifinal, o Londrina foi quem teve de enfrentar esta melhora. 12 x 10.

Disputando a taça bronze, as meninas do Centro-Oeste mais uma vez mostraram um bom jogo e bateram o Cascavel por 25 x 0.  Goianos campeão da Taça Bronze.

Disputando o sétimo lugar, o Urutau não conseguiu repetir o volume de jogo que teve no sábado contra o Niterói, que melhorou seu jogo, e foi batido por placar elástico, 36 x 0.

O título da Taça Prata foi garantido pelo BH, mesmo com o cansaço da prorrogação, passou pela rápida equipe do Recife com certa tranquilidade, 36 x 17. BH campeão da taça prata.

Na disputa pelo terceiro lugar, se o Charrua no sábado havia dado o troco pela derrota na etapa fluminense, o SPAC não tardou a reverter, e em jogo em que dominou as adversárias e conseguiu impor seu ritmo fazendo 19 x 7 e garantindo 16 pontos na classificação, o que lhe garante o segundo lugar do circuito.

O ponto alto de qualquer torneio é sempre a sua final, desta vez não seria diferente, e ainda seria o melhor jogo do torneio. As campeãs da primeira etapa Bandeirantes enfrentaram as catarinenses do Desterro, se recuperando do módico quinto lugar na primeira etapa.  A melhor equipe do sábado enfrentando a melhor equipe do domingo até o momento.

O Desterro até o momento tinha resultados mais expressivos e vinha se apresentando melhor no domingo, e começou imprimindo um ritmo alucinante, abrindo 14 x 0 no placar furando a defesa sólida das paulistas, que conseguiram diminuir a vantagem ainda no primeiro tempo, 14 x 5.

Na segunda etapa as paulistas voltaram a jogar o rugby apresentado no sábado, e com dois tries viraram a partida para 15 x 14. O Desterro ainda tentaria uma última cartada, mas novamente esbarrou na boa defesa paulista e ao cometer um erro na sua última oportunidade perdeu a chance do título. Bandeirantes mais uma vez campeão.

Com o título, o Bande amplia a vantagem na classificação e vai a Porto Alegre nos dias 07 e 08 de setembro para a terceira etapa como favorito, apesar de a evolução das equipes ser notável, e devido a fórmula do campeonato de sevens, qualquer um poder ser campeão, principalmente as seis equipes permanentes.

A fórmula de disputa e o convite para equipes dos estados participarem dos torneios tende a aumentar ainda mais a competitividade, além de aumentar a exposição na imprensa local, bem como dar a oportunidade a atletas e clubes de enfrentar as melhores atletas do país, aquelas por quem, não fossem estes torneios, apenas veriam pela TV e internet ao defenderem a seleção.

 

Escrito por: Carlos Gustavo Woellner

Foto: Hedeson Alves / Fotojump

 

Sábado

Grupo A

Bandeirantes 32 x 0 Urutau

Niterói 51 x 0 Pasteur

Bandeirantes 52 x 0 Pasteur

Niterói 17 x 7 Urutau

Bandeirantes 10 x 7 Niterói

Urutau 32 x 0 Pasteur

Grupo B

SPAC 41 x 0 Cascavel

Charrua 27 x 0 Recife

SPAC 29 x 0 Recife

Charrua 39 x 0 Cascavel

Recife 22 x 5 Cascavel

SPAC 12 x 19 Charrua

Grupo C

BH 25 x 0 Londrina

Desterro 29 x 0 Goianas

BH 20 x 5 Goianas

Desterro 32 x 0 Londrina

Desterro 10 x 5 BH

Goianas 24 x 10 Londrina

Domingo

Quartas-de-final – Taça Ouro

Bandeirantes 29 x 10 Recife

Charrua 36 x 0 Urutau

Desterro 10 x 5 BH

SPAC 10 x 5 Niterói

 

Semifinais – Taça Bronze

Goianos 43 x 0 Pasteur

Londrina 20 x 25 Cascavel

 

Semifinais – Taça Prata

Recife 27 x 5 Urutau

BH 10 x 15 Niterói

 

Semifinais – Taça Ouro

Bandeirantes 5 x 0 Charrua

Desterro 17 x 7 SPAC

 

Disputa do 11º lugar

Pasteur 12 x 10 Londrina

 

Final – Taça Bronze 

Goianos 25 x 0 Cascavel

 

Disputa do 7º lugar

Niterói 36 x 0 Urutau

 

Final – Taça Prata

BH 36 x 17 Recife

 

Disputa do 3º lugar

SPAC 19 x 7 Charrua

 

Final – Taça Ouro

Bandeirantes 15 x 14 Desterro

 

Classificação da etapa Paraná
1º – Bandeirantes – 20
2º – Desterro – 18
3º – SPAC – 16
4º – Charrua – 14
5º – BH Rugby – 12
6º – Recife – 10
7º – Niterói – 8
8º – Uratau – 6
9º – Goianos – 4
10º – Cascavel – 3
11º – Pasteur – 2
12º – Londrina – 1

Classificação do Super Sevens 2013 após duas etapas:

1º – Bandeirantes – 40 pontos
2º – SPAC – 34 pontos
3º – Desterro – 30 pontos
4º – BH Rugby – 28 pontos
5º – Charrua – 24 pontos
6º – Niterói – 16 pontos