Tempo de leitura: 4 minutos

A FECARU (Federação Catarinense de Rugby) promete muitas ações para apoiar a difusão do Rugby no estado, que viveu um grande boom nos últimos dois anos, com o nascimento de equipes fora de Florianópolis e com campeonatos autônomos em cada região, que entre outras coisas, já revelou o Brusque, uma das boas surpresas do BR Sevens nesse ano.

Apesar de algumas iniciativas ainda não estarem definidas até a publicação dessa matéria, é de se aplaudir que as ações tenham em mente o desenvolvimento de todo estado, mesmo com o grande poderio do Desterro na capital.

- Continua depois da publicidade -

 

Copa Catarinense Serie A

Campeonato máximo catarinense aonde se encontram os 5 times mais fortes do estado para definir quem é o campeão catarinense na modalidade XV com 2 tempos de 40 minutos, com jogos de ida e volta por pontos corridos. O campeonato também vale, para os times que não participam do Super 10, uma vaga para participar da Copa do Brasil 2014. O campeonato terá inicio em 23 de março e terminará em junho.

Times envolvidos: BC Rugby, Desterro, Costão Norte, Goitaka, Tapera.

Copa Catarinense Serie B

Campeonato de segunda divisão catarinense aonde se encontram 5 times para disputar a subida na Serie A, disputado na modalidade XV com 2 tempos de 40 minutos, com jogos de ida e volta por pontos corridos. O campeonato terá inicio em março e terminará em junho.

Times envolvidos: A confirmar.

CCR Juvenil (Campeonato Catarinense de Rugby Juvenil)

Campeonato máximo catarinense aonde se encontram 5 times juvenil mais fortes do estado para definir quem é o campeão catarinense na modalidade XV com 2 tempos de 30 minutos, com jogos de ida, por pontos corridos. O campeonato terá inicio em abril e terminará em junho.

Times envolvidos: A confirmar.

Copa Norte/SC

Campeonato para definir qual é o melhor time do norte do estado, na modalidade XV com 2 tempos de 40 minutos, o formato da competição é ainda para definir, dependo do numero de participantes.

Times envolvidos: Brusque, Blumenau, BC Rugby, Itajaí, Tapera, Joinville, Jaraguá do Sul.

Rugby na Ilha

Campeonato para definir qual é o melhor time da capital do estado, na modalidade XV com 2 tempos de 40 minutos, com jogos de ida, por pontos corridos. O campeonato terá inicio no segundo semestre entre julho e setembro.

 Times envolvidos: Desterro, Goitaka, Joaca, Costão Norte.

 

Rugby Sul/SC

A confirmar.

Rugby Oeste/SC

A confirmar.

Super Copa Catarinense

Torneio entre os vencedores de cada torneio nacional para a vitoria do troféu da Super Copa Catarinense 2013. Se for só final, jogo de ida e volta, na modalidade XV, com dois tempos de 40 minutos.

Times envolvidos: Campeão Rugby na Ilha, Campeão Copa Norte/SC, Campeão Rugby Sul/SC, Campeão Rugby Oeste/SC.

Desenvolvimento

Ser de desenvolvimento com time iniciantes, no formato de etapa, com jogos de 2 tempos de 20 minutos.

Times envolvidos: Times iniciantes.

CCR7 Feminino (Circuito Catarinense de Rugby Seven’s Feminino)

Com o intuito de fortalecer o rugby feminino do estado, criou-se o Circuito Catarinense de Rugby Seven’s feminino, com vários encontros no período de julho a outubro.

Times envolvidos: Desterro, Brusque, Blumenau, Itajaí, Lages, Tapera, Costão Norte, Joaca.

Liga sul – Feminina

Circuito fruto de uma parceria com as federações vizinhas (Paraná e Rio Grande do Sul), juntando a necessidades de cada federação de poder aprimorar o nível técnico das equipes femininas mais desenvolvidas presentes no sul do estado, decidiu formar a liga sul feminina aonde as duas melhores times de cada estado, se encontra em 3 circuitos para definir qual é o melhor time do sul do Brasil.

Times envolvidos: A definir.

Taça Anita Garibaldi

Torneio em parceria com o Rio Grande Sul, serão de 2 a 3 etapas disputada na fronteira dos estados, para os 3 melhores times de cada estado que não dispute o Super 10. Na modalidade de XV com jogos de 2 tempo de 40 minutos os times do dois estados se enfrentarão um contra o outro para definir qual é o estado ganhador do torneio. Período de outubro a novembro.

Times envolvidos: os melhores 3 de cada estado que não disputam o Super 10.

CCR Sevens (Circuito Catarinense de Rugby Seven’s)

Circuito Catarinense de Rugby Seven’s nas categorias adulto masculino e feminino, e juvenil M18 e M16, disputa-se as vagas ao Brasil Seven’s, será disputado em 3 etapas no período de novembro a dezembro.

Times envolvidos: A confirmar.

 

Torneios Infantis

Torneios para as categorias M14, M12 e M10 do estado, uma novidade no estado que podes surtir bons resultados.

Times envolvidos: A confirmar.