Tempo de leitura: 4 minutos

No jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Baiano de XV, o Ymborés de Vitória da Conquista recebeu o Toruks de Porto Seguro. O jogo começou com o Ymborés impondo o fator casa e empurrou o time pra frente dos portosegurenses que acabaram levando o try antes do meio do 1º tempo. Logo em seguida com um penal convertido por Victor, o Ymborés abriu 8 a 0 no placar.
No 2º tempo a história foi totalmente diferente. Precisando virar o jogo, o Toruks foi com tudo na segunda etapa e a partir de Maul fez o seu primeiro try na partida. Alguns minutos depois foi a vez da linha de backs do Toruks trabalhar e fazer o segundo try. Com um placar de 10 a 8 o jogo ficou muito tenso, tendo muitos penais por offside nos rucks. Em um desses penais, foi a vez de Victor novamente ampliar o placar e deixar o Ymborés na frente, 11 a 10.
Então novamente o Maul do Toruks fez um bom trabalho com seus forwards e quase fizerem mais um try dessa forma. Conquistando um penal a 5 metros do ingoal adversário, o Toruks apostou em jogar rápido com sua linha e Anderson Silva fez bonito try.
Com 15 a 11 e faltando dez minutos para acabar o jogo, foi a vez do Ymborés fazer boa jogada com seus forwards, que avançaram significativos metros para depois a linha finalizar e marcar mais um try para os donos da casa.
Agora faltando apenas 3 minutos para acabar, o placar era de 16 a 15 para o Ymborés e só restava ao Toruks pontuar. E dessa vez o try da vitória do Toruks partiu de scrum bem sucedido, com uma linha jogada dos “halves” do Toruks, que ainda passaram pelo fullback e pelo ponta aberto (Anderson Silva) que novamente marcou.
Placar final, Ymborés 16 vs 22 Toruks, sendo que o time de Porto Seguro conquistou sua primeira vitória em jogos de XV e ainda ganhou um ponto bônus ofensivo pelos 4 tries!”
O Campeonato Baiano 2015
O formato do campeonato é de turno único, com os 4 grandes clubes da Bahia em disputa:
O Orixás de Salvador/Camaçari representa o leste baiano e sua capital, buscando a manutenção da hegemonia contra times baianos, pois nunca perdeu uma partida para um time do seu estado. Com um elenco de alto nível e já disputando a Liga Nordeste, o Orixás possui um scrum impiedoso e uma linha muita técnica, é disparado o grande representante da Bahia e um dos principais clubes do Nordeste, tendo inclusive já disputado uma edição do Super 8.

O Ymborés de Vitória da Conquista é um dos clubes que emergiram nos últimos anos, desta vez no oeste baiano. Sendo o representante da 3ª maior cidade da Bahia, o Ymborés só vem crescendo e aumentando sua base. Em 2014 criou o time feminino e já começa a introduzir o Rugby em escolas e espaço públicos. Com a força dos seus forwards (influenciados pelo seu ex-técnico chileno Daniel Tapia) e velozes pontas, o Ymborés buscará se consolidar no cenário baiano.
Do norte da Bahia vem o Quibaana (que o nome literalmente significa na língua Tupi: “Aqueles que vem do Norte”), um dos primeiros clubes baianos e que sempre faz jogos duros com o Orixás (tendo alcançado em 2014 um surpreendente placar, ao perder por apenas um ponto – 22 a 21). O Quibaana busca manter sua tradição e explorar seu rápido jogo com seus backs.

Ao sul da Bahia vem o time mais novo do estado baiano. O Toruks, clube de Porto Seguro e que representa a Costa do Descobrimento, vem buscando melhorar a cada temporada. Em 2015 já conquistou o Campeonato Baiano de Beach Rugby, na etapa de Valença (Costa do Dendê), conquistou o desafio de 10’s (10 a side) ES-BA em São Mateus – ES ao bater o Vitória Rugby duas vezes e agora disputa o Baiano de XV. O clube já possui 120 crianças e adolescentes praticando o TAG Rugby através do Projeto Social “Show de Rugby” e para esse ano já possui a equipe M20 de Sevens.
Tabela de jogos:
Abril: Ymborés vs Toruks
Maio: Toruks vs Orixás / Quibaana vs Ymborés
Junho: Orixás vs Quibaana
Julho: Orixás vs Ymborés / Quibaana vs Toruks
Escrito por: Diego Hamilton Reis