Minas Quad Rugby – Campeão 2019

Tempo de leitura: 4 minutos

Melhor equipe na atualidade, Minas Quad Rugby conquistou, de forma invicta, o tetracampeonato da modalidade. Seu principal atleta, Julio Braz, foi novamente o destaque do Brasileiro conquistando o prêmio de MVP (Most Valuable Player – Jogador Mais Valioso) da competição, prêmio conferido ao jogador de melhor desempenho na competição. O campeonato reuniu onze equipes de seis Estados diferentes. Na primeira divisão: Gladiadores Curitiba Quad Rugby e Locomotiva Campo Largo Quad Rugby (Paraná), Ronins Quad Rugby, Gigantes Rugby em Cadeira de Rodas e Adeacamp (São Paulo), Minas Quad Rugby (Minas Gerais), BSB Quad Rugby e Cetefe (Distrito Federal), Irefes (Espírito Santo) e Santer Rio Quad (Rio de Janeiro).

Luiz Claudio Pereira, presidente da ABRC, destacou parabenizando as equipes presentes no campeonato nacional, o campeonato brasileiro vem para dar a devida dimensão ao rugby em cadeira de rodas do Brasil, que é disputado por equipes de diversas regiões e que precisam de um campeonato desse porte para poder incentivar a prática. “Em alguns anos esperamos alcançar o dobro de Estados com clubes filiados e jogadores que possam se desenvolver. Parabenizamos o nível desempenhado pelas equipes no campeonato, na primeira e segunda divisão, resultando na conquista do Campeonato Brasileiro pelo Minas na primeira divisão e o Irefes, na segunda. Isso mostra a seriedade e profissionalismo empregado pelos clubes filiados, enalteceu o presidente da ABRC, Luiz Claudio.

Presente também, para entrega da premiação, a vice-presidente do CPB, Naíse Pedrosa, representando Mizael Conrado, presidente do CPB, festejou a realização do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas nas instalações do CPB, destacando a importância do Comitê sediar um evento nacional da modalidade. “Estamos extremamente felizes por receber os atletas do rugby em nosso CT e espero que os que aqui estão, voltem aqui para outros grandes eventos organizados pelo presidente da ABRC, nosso colega e companheiro Luiz Claudio Pereira”, revelou Naíse Pedrosa.

- Continua depois da publicidade -

O XII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Roda começou na quarta (dia 19) e encerrou neste sábado (22), reunindo as equipes da 1ª divisão: Gigantes e Ronins de São Paulo, Gladiadores do Paraná, BSB do Distrito Federal, Santer do Rio de Janeiro, e Minas Quad Rugby. Segundo o professor Rafael Botelho, técnico da equipe mineira, “o campeonato foi muito difícil com equipes bem qualificadas. Tivemos uma viagem longa de carro e conseguimos com que a equipe fosse evoluindo jogo a jogo. Nossos treinamentos em Minas e durante o campeonato brasileiro também buscou qualificar os atletas para estarem aptos para servir a Seleção Brasileira no Parapan, em Lima. Estamos todos felizes com o resultado alcançado, trabalhamos para nos manter em primeiro lugar no ranking”, destacou Botelho.

Posição Final do XII Brasileiro – 1ª Divisão
Campeão – Minas Quad Rugby
2º Lugar – Gigantes Rugby em Cadeira de Rodas
3º Lugar – Santer Rio Quad
4º Lugar – Ronins Quad Rugby
5º Lugar – Gladiadores Curitiba Quad Rugby
6º Lugar – BSB Quad Rugby

Atletas Destaques do XII Brasileiro
Melhor 0,5 – Gilson Dias Wrizma Jr/Santer
Melhor 1,0/1,5 – Guilherme F. Camargo/Minas
Melhor 2,0/2,5 – Rafael Hoffmann/Gigantes
Melhor 3,0/3,5 – Julio Braz/Minas
Atleta Revelação – Alex Patrick da Silva /Santer

Irefes sobe para 1ª Divisão – A equipe do Irefes (Instituto Reabilitacional e Esportivo Para Deficientes Físicos do Espirito Santo) também encerrou sua participação no XII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 2ª Divisão invicta. Com a conquista do título da segunda divisão, o Irefes garantiu sua vaga na elite da modalidade em 2020. Participaram as equipes da 2ª divisão: Adeacamp e Ronins B de São Paulo, Locomotiva do Paraná, Cetefe do Distrito Federal, e Minas Quad Rugby.

Para o coordenador da equipe IREFES, professor Martoni Moreira Sampaio, o rugby em cadeira de rodas enquanto esporte de alto rendimento teve uma competição a altura de sua dimensão. “Temos trabalhado com um cenário de atletas que pode evoluir mais ainda. Quanto ao resultado de nossa equipe temos trabalhado momento a momento não abrindo mão de nossos objetivos de longo prazo. Incutir na cabeça de nossos atletas uma mentalidade de alto rendimento e de bens esportistas. O resultado nunca é esperado e às vezes não reflete o estágio do que foi desenvolvido. Acreditamos no trabalho do dia a dia, na rotina de treinamento semanal, na perseverança mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que queremos. E assim nossa equipe vai continuar. O resultado foi bom, mas como nós preparamos foi mais importante e o que vamos fazer com base nele agora quando voltarmos para casa. Obrigado ao rugby de cadeira de rodas por existir”, finaliza o Martoni.

Posição Final do XII Brasileiro – 2ª Divisão
Campeão – Irefes Rugby em Cadeira de Rodas
2º Lugar – Adeacamp Rugby em Cadeira de Rodas
3º Lugar – Ronins B Quad Rugby
4º Lugar – Cetefe Quad Rugby
5º Lugar – Locomotiva Campo Largo Quad Rugby

Atletas Destaques do XI Brasileiro
Melhor 0,5 – Fábio Alves Ferreira/Adeacamp
Melhor 1,0/1,5 – Victor Vinícius Ventura/Irefes
Melhor 2,0/2,5 – Marcos H. Zacarias/Irefes
Melhor 3,0/3,5 – Liliane Pereira Lopes/Ronins B
Revelação – Rogério da Silva Santos/Adeacamp

O XII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas é organizado pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Loterias Caixa, Coloplast Brasil e Kenda Brasil.

Créditos: ABRC