Tempo de leitura: 3 minutos

Alecrim Goianos 2012 1

No último sábado (25/08), a equipe do Alecrim FC Rugby (do Rio Grande do Norte) recebeu o Goianos RC (de Goiânia) em Natal, no campo da UNI-RN, em partida válida pelas semifinais da Copa do Brasil de Rugby,a segunda divisão do rugby nacional. O Goianos, vice campeão da Copa do Brasil ano passado, vinha como favorito ao jogo, e tinha sua força na sua poderosa linha. O Alecrim, iniciante na competição, apresentava em seus avançados um grande volume de jogo. Em jogo, uma vaga na final da competição contra o Tornados de Indaiatuba, de São Paulo, a ser disputada no dia 22 de setembro.

Às 15h em ponto o árbitro Bruno Lisbão apitou o início do jogo. O Alecrim começou chutando e iniciou o jogo num ritmo muito forte, querendo definir o jogo nos primeiros minutos da partida. Aos 5 minutos, após um erro cometido pela equipe goiana, a bola chegou até a ponta da equipe potiguar, e Leônidas aproveitou para anotar os primeiros 5 pontos do jogo. Try não convertido pelo fullback Pancho.

- Continua depois da publicidade -

Após o try, o Goianos acordou para o jogo e passou a utilizar sua forte linha para pressionar a defesa alecrinense. E de tanto insistir alcançou o try. Aos 20 minutos, o segundo centro Anderson Fernandes, o Dandão, recebeu passe da linha e furou a defesa potiguar, apoiando a bola nomeio dos postes. Porém, o chute não foi convertido, e as equipes tiveram pausa para hidratação em 5 x 5.

Passada a pausa, as equipes voltaram mais cautelosas, e o jogo ficou bastante disputando no meio de campo, com os fullbacks alternando chutes. As equipes demonstravam muita eficiência nos tackles, e os rucks foram bem disputados. Porém, os dois lados cometiam erros com a bola na mão, proporcionando inúmeros scrums. Próximo do fim do primeiro tempo, após um lateral, o scrum-half Davide recebeu cartão amarelo por agressão, e o Alecrim terminou o primeiro tempo sob pressão.

O Alecrim começou o segundo tempo com grande volume de jogo. Aos 52′, após inúmeras fases pelo lado direito do campo com os avançados, a bola voltou rapidamente até a ponta, e o fullback Pancho estava a poucos metros do try quando recebeu um tackle alto. Penal try para o Alecrim e cartão amarelo para o ponta Paulinho, do Goianos. Pancho não teve dificuldades para converter o chute. 12 x 5 para o Alecrim.

Após o try potiguar, o Goianos foi com tudo para o ataque, fazendo algumas substituições na equipe. Aos 60′, a equipe Goiana teve um penal aos 5 metros e por muito pouco não chegou ao try. A equipe alecrinense apresentou uma defesa sólida, não dando espaços para o ataque goiano. Destaque para a terceira linha alecrinense, que protegeu muito bem a linha potiguar, e também para a torcida, que passou a empurrar a equipe nos minutos finais.

Aos 70 minutos, o segunda linha Júlio Medeiros, do Alecrim, e o segundo centro Dandão, do Goianos, se envolveram em uma confusão e receberam cartão amarelo. Os últimos 10 minutos de jogo foram dramáticos. A equipe de Goiânia tentava desesperadamente encontrar o try, enquanto o Alecrim defendia bravamente em seu campo. Mostrando um pouco de desespero nas decisões, o Goianos falhava na última bola. Próximo do fim do jogo, o Alecrim conseguiu aliviara pressão e entra nos 5 metros da equipe goiana. O scrum para os goianos girou e a bola saiu pela lateral. Fim de jogo e festa da torcida alviverde.

Os destaques do jogo foram o fullback Pancho e o asa Diego pelo Alecrim, e o segundo centro Dandão e o asa Marcos Flores pelo Goianos. Depois do jogo, as equipes se encontraram para um excelente terceiro tempo.

 

Copa do Brasil

Semifinal

Alecrim 12 x 5 Goianos

 

Alecrim

Tries: Leônidas e penal try

Conversões: Pancho (1)

 

Goianos

Try: Anderson Fernandes “Dandão”

 

Escrito por: Vitor Medeiros
Foto: Paulo Dantas