Tempo de leitura: 5 minutos

Embu das Artes recebeu mais uma vez a grande final do Super 10. Elpídio Sgobbi, o destaque da semifinal pelo São José, desfalcou o time, e Lucas Duque acabou jogando de segundo centro, mas não alterou a dinâmica esperada do jogo. Após respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Ange Guimerá, as equipes iniciaram a partida.

O SPAC abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com penal bem cobrado de Leandro “Leco” Amaral, mas daí em diante, o São José foi o grande responsável pelas ações ofensivas da partida. Logo na sequência, os joseenses empataram com Lucas “Tanque” Duque, sem dificuldades. Os ingleses tiveram duas oportunidades para voltar à liderança, com chutes de Leco da intermediária, desperdiçados. O São José conseguiu avançar no seu campo de ataque, colocando Tanque em boa posição para mais um penal e ele não perdeu a chance de colocar o atual campeão na liderança, convertendo a sua segunda oportunidade.

- Continua depois da publicidade -

Os joseenses seguiram melhores na partida. O SPAC não conseguiu manter sua posse de bola e abusou dos penais,  na etapa inicial, deixando o jogo um pouco parado, e eles resumiram a se defender até o fim do primeiro tempo. O árbitro Luís Mourão, que tem como uma de suas características penalizar as equipes quando ocorrem infrações reiteradas, optou por conversar com os jogadores ao longo da partida em pelo menos duas ocasiões. Tanque ainda errou um chute e colocou mais dois entre os postes, para fazer São José 12 a 3 sobre o SPAC. Já no final do primeiro tempo, os joseenses conseguiram um penal e optaram por jogar no lineout ao invés de tentar mais um chute com Tanque, mas não tiveram sucesso em sua investida.

No segundo tempo, a partida mudou completamente. O SPAC passou a jogar com a linha, apagada durante o primeiro tempo, e levou perigo pela primeira vez, mas ainda estava cometendo erros na saída das formações, com pouco apoio na saída dos terceiras linhas. Leco e Tanque voltaram a anotar penais, mantendo a vantagem joseense em nove pontos após dez minutos da etapa final. As equipes realizaram uma série de substituições nos forwards, mostrando o nítido desgaste nos packs, onde haviam sido travadas grande parte das disputas até o momento.

A situação do SPAC se agravou logo depois, com cartão amarelo dado a Ricardo Corá e Tanque ampliou a vantagem mais uma vez com a conversão do seu sexto penal do dia. No entanto, o SPAC voltou ao jogo no minuto seguinte, com um try de Felipe Claro “Alemão”, em boa escapada por entre os centros, recebendo passe de Leco. Com a conversão de Leco, a vantagem ficou somente em cinco pontos, animando a torcida do SPAC que estava um pouco quieta até então. O São José não demorou a responder e logo marcou o seu try, com Fabinho saindo rapidamente pelo lado esquerdo maul, pegando a defesa adversária completamente desprevinida. Tanque ampliou com mais uma conversão.

No entanto, o SPAC não desanimou e seguiu buscando o resultado, já com quinze jogadores em campo, e ainda viu o pilar adversário, Duda Padilla punido com um cartão. O SPAC avançou em seu campo de ataque, trabalhando bem a posse de bola perto dos 5m. Leco, com grande visão de jogo, tirou dois jogadores da marcação e acionou Alemão novamente, que penetrou e caiu no ingoal sob forte marcação, levando o lance para o TMO, validado pelo árbitro. Os minutos finais viram o SPAC se lançando embusca de um try a qualquer custo, enquanto o São José se defendia. Os ingleses conseguiram levar a bola até a linha de 5m, mas não conseguiu furar o bloqueio joseense, cometendo um knockon e ncerrando a partida, para início da grande festa do São José.

A torcida joseense invadiu o campo e fez uma grande festa, levando a bandeira da equipe e fazendo um grande círculo com todos os presentes, comemorando mais um títuo, o oitavo de sua história, e o terceiro seguido.

Apesar do vice campeonato, o SPAC fez o maior pontuador do Super 10, que acabou sendo Leandro Amaral, com 104 pontos, e o tryman Felipe Claro, com 6 tries, igualando a marca de João Luís da Ros, o Ige, do Desterro. 

O Portal do Rugby elegeu Lucas Duque “Tanque” e Felipe Claro “Alemão” como melhores jogadores da partida.

 

Veja as fotos da grande final!

 

Entrevistas:

Leo Frota, capitão do São José
O SPAC não começou forte, cresceu no segundo tempo e no final foi na base da raça, tivemos que tacklear muito. 

Lucas Duque “Tanque” (São José)
Começamos melhor a partida, aproveitamos o campo pequeno para marcar pontos com os chutes, nao era nossa proposta inicial, mas nao pudemos desperdiçar. O SPAC é um tem um bom time e conseguimos fazer uma grande partida.

João Neto scrumhalf (SPAC)

“Nao conseguimos manter a nossa proposta inicial que era jogar no lineout, e demoramos para acionar a linha, que se mostrou melhor conseguimos criar ótimas chances por ali e fazer o tries.”

 

Placar final: São José (12) 25 X 18 (03) SPAC

São José

Tries: Fabinho 

Conversões: Lucas Duque “Tanque”

Penais: Lucas Duque “Tanque” (6)

Cartão amarelo: Duda Padilla

SPAC

Tries: Felipe Claro “Alemão” (2)

Conversões: Leandro “Leco” Amaral

Penais: Leandro “Leco” Amaral (2)

Cartão amarelo: Ricardo Corá

 

Escalações

São José: 1 – Clair, 2 – Léo Frota, 3 – Duda Padilla; 4 – Júlio Faria, 5 – André Fujita “Harry”; 6 – MAtheus Daniel “Mathias”, 7 – Alexandre Spano “Spani”, 8 – Saulo de Oliveira; 9 – Luiz Augusto Vasconcelos “Guto”, 10 – Erick Cogliandro “Putim”; 11 – Vinícius Faustino, 12 – Carlos Eduardo Fonseca, 13 – Lucas Duque “Tanque”, 14 – Caio Borgonovi , 15 – Pêlo

Reservas: 16 – Gabriel Lombello “Pão”, 17 – Pedro  Rivero, 18 – Plínio, 19 – Carlão, 20 – Fabinho, 21 – Túlio, 22 – Pedro Lopes, 23 – José Vitor

 

SPAC: 1 – Lucas Abud, 2 – Jardel Mendonça “Cocão”, 3 – Flávio Chauy; 4 – Leandro Santos “Mamute”, 5 – Lucas Trindade; 6 – Fábio Galdieri “Bolinha”, 7 – Luiz Ricca “Cabelo”, 8 – Júlio Mendonça “Cocasso”; 9 – João Neto, 10 – Leandro Castiglioni “Leco”; 11 – André Luiz “Boy”, 12 – Gustavo Mattos “Caiçara”, 13 – Felipe Claro “Alemão”, 14 – Ricardo Corá, 15 – Alexandre Cleaver

Reservas: 16 – Alexandre Fontão, 17 – Palle Thomsen, 18 – Vinicius Braga, 19 – Marcelo Amiky, 20 – Daniel Garay, 21 – Eduardo Lima, 22 – Marcelo Azevedo, 23 – Diego Vieira 

 

SPAC emplaca maior pontuador e tryman do Super 10


Terminado o Super 10, o SPAC não levou o título, mas fez o maior pontuador da competição, com Leandro Amaral, com 104 pontos, seguido de Lucas Duque, que com a boa performance de hoje, terminou na vice artilharia, com 63 pontos. Bernardo Duarte, do Bandeirantes, terminou com 60 pontos. Entre os tryman, Felipe Claro, com dois tries na final, igualou a marca de João Luís da Ros, do Desterro, com 6 tries. Marcelo Bellorio e Roberto Cargin, do Farrapos, ficaram com 5 tries cada.