Tempo de leitura: 6 minutos

Começou o Super 8 de 2017, o Campeonato Brasileiro de Rugby! E ele começou como previsto: extremamente equilibrado. O único time que conseguiu uma vitória bonificada foi o Desterro, com um 39 x 35 em um jogaço contra a campeã paulista Poli, que vendeu caro a derrota e somou 2 importantes bônus fora de casa.

Quem venceu com maior margem foi o SPAC, com um 21 x 10 convincente sobre o São José, que largou o Super 8 de forma preocupante, sendo o único time que não pontuou na classificação.

Já o jogo mais parelho foi na Serra Gaúcha, com o Farrapos vencendo o Pasteur por apenas 13 x 12, virando o marcador no fim do jogo. Resultado bom para os dois lados.

- Continua depois da publicidade -

No entanto, talvez quem tenha mais impressionado na rodada inaugural tenha sido o Jacareí, que foi a Curitiba e derrotou os atuais campeões nacionais onde eles pouco perdem. 23 x 17 para embalar os Jacarés.

 

Espetáculo de 10 tries em Floripa

Florianópolis assistiu a uma apresentação de gala de duas das equipes que mais chamam a atenção para este ano, o Desterro, melhor time da primeira fase de 2016, e a Poli, campeã paulista de 2017. O jogo não decepcionou, com os catarinenses emergindo vitoriosos por 39 x 35, em jogo de 10 tries (5 para cada lado), mas com os politécnicos saindo de Santa Catarina com 2 pontos na conta em sua reestreia na primeira divisão após mais de 20 anos de ausência.

O Desterro largou na frente com try de Brunão, mas a Poli fez um primeiro tempo vistoso e logo virou com uma sequência implacável de 3 tries, com Gelado empatando e Beukes cruzando 2 vezes o in-goal para os paulistas. Coghetto reduziu para os rubroverdes antes do intervalo, 21 x 10.

O segundo tempo foi de pressão inicial do Desterro, que arrancou 2 tries em sequência para virar o placar, com Ismael e Shinho, mas Presida logo manteve a Poli de volta na frente com o quarto try uspiano. O jogo estava lá e cá e Lucas Muller fez o try de mais uma virada catarinense, respondido na mesma moeda por Alcino, devolvendo a frente aos paulistas. Coube a Muller, novamente, fazer o try da vitória do Desterro no fim.

 

39versus copiar35

Desterro (SC) 39 x 35 Poli (SP)

Árbitro: Renato Scalércio

Local: Campo da Tapera UFSC – Florianópolis, SC

 

Desterro

Tries: Lucas Muller (2), Brunão, Ismael, Shinho

Conversões: Coghetto (4)

Penais: Coghetto (2)

 

Poli

Tries: Beukes (2), Gelado, Presida e Alcino

Conversões: Jaspion (5)

 

Jacareí carimba faixa do Curitiba

Jogando em casa, o atual campeão do Super 8, o Curitiba, caiu diante do campeão da segunda divisão, o Jacareí, que já se mostra um forte candidato a título. Partida de 3 tries para cada lado e de viradas encerrado em 23 x 17 para os Jacarés.

Quem largou na frente foi justamente a equipe paulista, com try do pilarzão Levy, respondido na sequência pelo também pilar dos Touros Vitão, levando o placar em 7 x 5 para os Jacarés no intervalo, graças à conversão de Leo Ceccarelli.

Na segunda etapa, o pack curitibano foi novamente forte e o hooker Luan guardou o try da virada dos campeões nacionais, mas novamente sem conversão. O empate veio com Leo por penal e, pela máxima do quem não faz, leva, o Jacareí virou o marcador com o fullback Alexandre. Mas o jogo seguia lá e cá e o fullback Leozinho deu o troco na mesma moeda para o Curitiba, com o placar indo a 17 x 15 para os donos da casa. O time do Vale mostrou força no fim e Drudi virou o placar com o try decisivo. Ainda Leo Ceccarelli teve um try anulado a favor dos Jacarés, mas ele próprio selou o marcador com um último penal para os visitantes.

17versus copiar23

Curitiba (PR) 17 x 23 Jacareí (SP)

Árbitro: Murilo Bragotto

Local: Paraná Esporte – Curitiba, PR

 

Curitiba

Tres: Vitão, Luan e Leozinho

Conversões: Sessel (1)

 

Jacareí

Try: Levy, Alexandre e Drudi

Conversões: Leo Ceccarelli (1)

Penais: Leo Ceccarelli (2)

Farrapos venceu no sufoco

No Estádio da Montanha, um jogo muito fechado foi visto entre Farrapos e Pasteur, que jogaram por cada centímetro do campo. Os paulistas saíram na frente com try do ponta Ronaldo, sem a conversão (que faria falta depois), em um magro primeiro tempo de 5 x 0 para o Pasteur.

O segundo tempo começou com os visitantes com tudo e fazendo seu segundo try, pelas mãos de Robert, que esteve como abertura dos Galos. Porém, o pack gaúcho falou alto e, aos 19′, veio um penal try que devolveu o Farrapos ao jogo.

No fim da partida, o Pasteur não resistiu à pressão e cedeu 2 penais fatais para Facudo Flores dar a vitória aos alviverdes por 13 x 12.

 

13versus copiar12

Farrapos (RS) 13 x 12 Pasteur (SP)

Árbitro: Ricardo Sant’Ana

Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS

 

Farrapos

Try: Penal try

Penais: Facundo (2)

 

Pasteur

Tries: Ronaldo e Robert

Conversões: Ítalo (1)

SPAC fala alto contra o São José

Em São Paulo, SPAC e São José fizeram um clássico estadual que acabou sendo de um time só. Vinda de uma campanha inconsistente no Paulista deste ano, o São José não esteve bem no campo do SPAC e acabou superado pelo time da casa, que jamais tinha vencido em casa seu os joseenses no Super 8 durante o período do modelo de todos contra todos.

O SPAC começou com tudo com Bergo cravando logo de cara o primeiro try e Alemão ampliando o marcador para 8 x 0 com penal certeiro. O jogo acabou se equilibrando e o ficou inalterado até o intervalo, com o São José tendo oportunidade com drop goal bloqueado.

No segundo tempo, os paulistanos seguiram fortes e Nick rompeu o tackle para arrancar para mais um try ainda na primeira etapa, colocando 13 x 00 no marcador. Mas, veio a reação joseense, com Brunão cravando try. Os dois times trocaram penais e Boy ainda teve um drop goal que saiu curto, mostrando que o SPAC ainda estava com o jogo pendendo a seu favor. No fim, Alemão fez uma pintura de try, saindo dos 10 metros e quebrando os tackles para dar a vitória ao SPAC. 21 x 10.

 

21versus copiar10

SPAC (SP) 21 x 10 São José (SP)

Árbitro: Xavier Vouga / Assistentes: Victor Hugo Barboza e Fernando Zemann

Local: SPAC – São Paulo, SP

 

SPAC

Tries: Bergo, Nick e Alemão

Penais: Alemão (2)

 

São José

Try: Brunão

Conversões: Felipe Rosa (1)

Penais: Felipe Rosa (1)

ClubeCidade (UF)PJVED4+-7PPPCSP
JacareíJacareí (SP)2575024119717027
Farrapos Bento Gonçalves (RS)2575024121314964
PasteurSão Paulo (SP)22750211123132-9
CuritibaCuritiba (PR)2174032313411420
Desterro Florianópolis (SC)1973044321317241
SPAC São Paulo (SP)14730502154178-24
PoliSão Paulo (SP)11711523126187-61
São JoséSão José dos Campos (SP)8711511134202-68
Vitória = 4 pontos;
Empate = 2 pontos;
Derrota = 0 pontos;
Fazer 4 ou mais tries = 1 pontos extra;
Derrota por 7 ou menos pontos de diferença = 1 ponto extra;

- Todos avançarão às quartas de final

 

Próxima rodada (dia 08/07)

Poli x Curitiba

Desterro x SPAC

São José x Pasteur

Jacareí x Farrapos

 

Foto: Adriano Matos – Jacareí