Tempo de leitura: 3 minutos

Pela primeira vez na história Pernambuco teve um clube campeão nordestino de Rugby XV! O Talleres, do Recife, recebeu o Parnaíba, do Piauí, e conseguiu uma incontestável vitória por 20 x 00 para erguer pela primeira vez a taça regional. A equipe alvianil já havia batido na trave dois anos atrás contra o Natal.

O Talleres se preparou para o jogo com vídeos de estímulo que incluíram vídeo gravado por ninguém menos que o técnico da Argentina Daniel Hourcade. O jogo ocorreu no SESI de Paulista, na Grande Recife, e começou muito pegado, com muitas penalidades.

Aos 17 minutos, o Talleres teve um penal ao seu favor nas 22 de ataque, frontal , que fez com que o capitão Carlos César, escolhesse o chute aos postes, que foi convertido pelo abertura Leonardo Escudeiro. Cinco minutos depois, “La T” teve outro penal ao seu favor que foi convertido novamente pelo bom chutador Leonardo Escudeiro. O grande número de penalidades não diminuiu e pouco tempo depois a indisciplina de ambos times foi motivo de cartão amarelo para o Diegão, pilar do Parnaíba, e para Feliposo, segunda linha dos Talleres.

- Continua depois da publicidade -

Mesmo debaixo de chuva, o jogo seguiu quente e os cartões seguiram, com o Sr. Bernardo Ordoñes tirando o cartão amarelo do bolso para deixar Ruan, oitavo do Parnaíba, 10 minutos fora. O Talleres seguiu mais forte e com mais volume de jogo, mas o Parnaíba se defendeu bem e foi ao intervalo perdendo por apenas 6 x 0.

Nos 20 primeiros minutos da segunda etapa o cenário não mudou muito, com jogo de poucos espaços, onde cada metro conquistado era valioso. Os Talleres mostrou um excelente lateral e seguiu ganhando penais, com Escudeiro chutando com precisão uma de duas chances que teve depois do intervalo.

Os pernambucanos foram logo recompensados pelo maior volume de jogo e correndo na ponta o excelente oitavo Calebe fez o primeiro try dos “Ts” na grande final. E, nos minutos finais, o Talleres liquidou o jogo. Os pernambucanos pressionaram em fases curtas até abrirem o jogo para a linha, onde estava o asa Pajé para sacramentar a vitória sobre os piauienses. Leonardo Escudeiro converteu e não houve mais tempo de uma reação para o Parnaíba. Final, Talleres 20 x 00 Parnaíba.

Ao fim da partidas ambas equipes deram um show de respeito e solidariedade, gritando e cantando o nome da equipe adversária, e festejando juntas. O Portal do Rugby elegeu Calebe como o nome do jogo.

 

20versus copiar00

Talleres 20 x 00 Parnaíba

Tries: Calebe e Pajé
Conversões: Leonardo Escudeiro (2)
Penais: Leonardo Escudeiro (2)

Árbitro: Bernardo Ordoñes
Assistentes: Alison Garcia e Eduardo Pimentel

Lista de campeões do Nordeste

AnoClubeEstado
2006PotiguarpotiguarRN
2007PotiguarpotiguarRN
2008OrixásBA
2009GalíciaBA
2010GalíciaBA
2011GalíciaBA
2012AlecrimRN
2013AlecrimRN
2014PiauíPiauí
2015 (Liga)NatalRN
2015 (Federação)NatalRN
2016CE NaForCE
2017TalleresPE
2018-2020Não disputado
Obs 1: Potiguar e Alecrim são antecessores do atual Natal Rugby Clube

Obs 2: CE NaFor é o atual Asa Branca Rugby Clube

Obs 3: Orixás e Galícia são antecessores do atual Galícia Orixás Rugby. Os clubes da Bahia deixaram de participar das competições regionais em 2016

 

Texto e foto: Rafael Sanguinetti