Tempo de leitura: 3 minutos

A Arena Paulista foi palco de dois duelos pela primeira rodada do Paulista B 2016. O primeiro do dia ocorreu entre Templários e Medicina, duelo que, a exemplo da disputa entre ambos em 2015, ficou marcado pela imprevisibilidade. Mas dessa vez, a vitória no último lance foi para São Bernardo do Campo, um início com pé direito em um campeonato que promete ser decidido nos detalhes.
 
 
Veja fotos da partida, por Daniel Venturole
 
 
As duas equipes mantém seu estilo de jogo desde o último encontro, mas o Templários nitidamente mostrou evolução física, conseguindo manter a intensidade do seu pack de forwards durante todo primeiro tempo. No entanto, o domínio da equipe na etapa não se traduziu em pontos, parando sempre na aguerrida defesa dos Caveiras e em seus próprios erros, cedendo uma série de turnovers ao longo de toda partida. Apesar da ampla superioridade territorial e de posse de bola, o Templários parecia passivo, sem um grande ímpeto para finalizar, e as equipes saíram para o intervalo sem movimentar o placar.
 
No segundo tempo, a história mudou, com a Medicina gradualmente passando a ter mais posse de bola, mas ainda inferior, sobretudo nas formações fixas, e foi justamente após um lineout que Alberto Bispo anotou o try do Templários, com um maul bem conduzido a partir da linha de 5m que só terminou após cruzar o ingoal adversário. O tento não mudou a dinâmica da partida a favor do clube de São Bernardo, que seguiu cedendo espaço para a Medicina impôr seu ritmo de jogo, e começou a crescer na partida, culminando no try de Allan Amaral em bom avanço pela esquerda.
 
O empate e a busca pela vitória acirrou os ânimos e o árbitro Raphael Santana aplicou dois cartões amarelos para cada lado na etapa final, e em um dos muitos penais cedidos pelo Templários, João Correa virou para a Medicina, jogando a pressão para o adversário, que tina menos de dez minutos para conseguir ao menos um penal para empatar novamente a partida.
 
Com bom controle das ações, a vitória parecia mais uma vez sorrir para a Medicina, mas no minuto final, uma grande arrancada produzida por Danilo Vieira, a partir de seu campo de defesa iniciou o último ataque do Templários, que não desperdiçou, mantendo a posse de bola viva com uma série de vantagens em penais até chegar no try da vitória, anotado pelo camisa próprio Danilo, na ponta esquerda, após cobrança rápida de penal, para o delírio dos jogadores que celebraram muito a vitória e decretaram que 2015 havia definitivamente ficado para trás.
 
O autor do try da vitória comentou a partida: “Nos preparamos muito para esse duelo, sabia que seria duro o duelo contra a Medicina. Dominamos a posse de bola mas falhamos muito na finalização, o que quase nos custou a partida. O final foi na raça, e com o apoio do time, conseguimos o try da virada.”
 
Na próxima rodada, o Templários vai até Louveira enfrentar o Wallys, enquanto a Medicina, recebe o São Carlos. Os dois jogos acontecem em duas semanas.
 
O Portal do Rugby elegeu Danilo Vieira como melhor jogador da partida.
 
 
Placar final: Templários (00) 10 X 08 (00) Medicina
Templários
Tries: Alberto Bispo e Danilo Vieira
 
Cartões Amarelos: Alberto Bispo e Deladier Mazzini
 
 
Medicina
Try: Allan Amaral
Penal: João Lollo Correa
 
Cartões Amarelos: Rodrigo Fiuza, Paulo Solano, Allan Amaral
 
 
Resultados da 1a rodada
Dia 02/04/2016 às 15h – São Carlos 17 X 14 Lechuza
Árbitro: Victor Hugo
Auxiliares de linha: Mayron Sato e Luiz carlos Pereira
4o árbitro: Luiz Perezin
Local: USP – São Carlos, SP
 
Dia 03/04/2016 às 15h – Templários 10 X 08 Medicina
Árbitro: Raphael Santana
Auxiliares de linha:Vinícius Hideo e Guilherme Jacintho
4o árbitro: Hebert Ferreira
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP
 
Dia 03/04/2016 – 17h – São Bento 17 X 20 Wallys
Árbitro: Regis Dantas
Auxiliares de linha: Fernando Zemann e Luciano Sampaio
4o árbitro: Murilo Bragotto
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP
 
 
Próxima rodada – 09/04/2016
Tornados Indaiatuba X Cougars Vinhedo
Urutu X Ilhabela
 
 
Classificação
 

ClubePaísJogosPontos
Grupo 1
RovigoItália415
HeidelbergerAlemanha415
Fiamme OroItália412
VRACEspanha409
Grupo 2
Timisoara SaracensRomênia419
DireitoPortugal406
MoglianoItália402
KituroBélgica400

 
 
Foto por Daniel Venturole/Portal do Rugby