Tempo de leitura: 3 minutos

Na tarde de sábado na cidade de Louveira, a equipe do Wallys garantiu vaga para a próxima fase da Taça Tupi em sua primeira participação na competição, após difícil empate contra o Rio Rugby. Mesmo sem o resultado favorável, o triunfo garantido na partida de ida na casa do adversário selou a vaga do terceiro clube do estado na sequência da competição.

 

O primeiro tempo começou com um bom kick off de Guilherme Zaparolli, do Wallys, colocando a bola praticamente na linha do ingoal com isso conseguindo dificultar a recepção e ataque do Rio Rugby. Com esse subida em pressão do Wallys poderia ter anotado os primeiros pontos da partida após um penal nos 22m, porém o chute saiu pelo lado esquerdo dos postes. Mesmo assim o try não demorou, com o fullback Acácio em boa jogada articulada pelos seus backs. O try do Acácio saiu de um scrum a favor do Rio Rugby que fez seus backs articulação bem as jogadas até chegar no fullback que se livrou de dois defensores antes de apoiar no ingoal. Gastón converteu.

- Continua depois da publicidade -

 

O Rio Rugby não se abateu com o try logo no início do jogo e pressionou muito a defesa do Wallys com uma linha muito rápida e passes longos, mas acabou falhando nos passes finais e assim sofrendo com muitos knockons. Ambas equipes cometerem muitos penais e com isso seus chutadores tiveram que calibrar o chute para garantir mais três pontos no placar. Wallys converteu dois penais com Gastón, enquanto o Rio Rugby diminuiu com um penal de Justin. Mas os fluminenses não pararam por aí, e nos últimos minutos do primeiro tempo, chegaram ao seu try com o ponta Wagner Santos, em uma jogada que já vinha sendo trabalhada desde o início de partida e apostando na velocidade e no bom sidesteps do jogador. Marcos Paixão, o Careca, garantiu o chute de conversão apesar do try ter sido quase na lateral.

 

A etapa final começou com uma leve chuva e um clima quente na partida, com tackles duro e forte rucks. O Rio Rugby precisava além da vitória, tirar mais de vinte pontos de saldo que o adversário fez na partida, e se lançou ao ataque. O pack de forwards de ambas equipes estavam jogando bem e a disputa era equilibrada então o jogo deveria ser resolvido nos backs.

 

O Rio Rugby tomou conta das iniciativas de ataque mas parava na defesa do Wallys, isso se manteve até o final da partida. O Wallys se defendia como podia e cedeu seguidos penais, sendo punido com dois cartões amarelos, o que abriu espaços na linha para os visitantes atacarem. Mas o Rio Rugby não conseguiu aproveitar a vantagem numérica de forma eficaz, anotando apenas um penal a mais, deixando a partida em igualdade, placar que se manteve até o fim da partida.

 

Com o triunfo, o Wallys, que lidera a segunda divisão estadual, se junta ao BH Rugby, Niterói, Poli, Maringá, San Diego, Charrua e Serra, que garantiram suas classificações à fase de grupos, além de Rio Branco, Guanabara, Londrina e BC Rugby, que já estavam classificados anteriormente.

 

Clique aqui para conferir as fotos exclusivas da partida.

 

Placar final: Wallys (13) 13 X 13 (10) Rio Rugby

Wallys

Try: Acácio

Conversão: Carlos Gastón

Penal: Carlos Gastón (2)

 

Rio Rugby

Try: Wagner Santos

Conversão: Marcos Paixão

Penal: Justin e Marcos Paixão
Texto e fotos: Bruno Ruas