Alemanha vence o melhor ranqueado da Repescagem, Hong Kong. Foto: World Rugby

Tempo de leitura: 7 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O domingão da bola oval foi de olhos para Marselha, na França, onde rolou a largada da Repescagem Mundial para a Copa do Mundo de 2019, o quadrangular final que decide a última vaga para o Mundial do ano que vem.

Na primeira rodada, Canadá e Alemanha deram demonstrações de força e começaram vencendo Quênia e Hong Kong, respectivamente, por 65 x 19 e 26 x 09.

A vitória alemã não foi boa para o Brasil, pois elevou a Alemanha ao 26º lugar do Ranking, fazendo o Brasil cair para 27º. O jogo dos Tupis com os Maoris não valia pontos para o Ranking.

- Continua depois da publicidade -

No próximo sábado as equipes voltarão a campo com todos os olhares sobre o jogo decisivo entre Canadá e Alemanha, enquanto Quênia e Hong Kong duelarão tentando sobrevida.

 

Canadá dominante contra um desorganizado Quênia

O primeiro jogo da Repescagem foi revelador. O Canadá se impôs como esperado, por ser o grande favorito à vaga, ao passo que o Quênia mostrou que ainda precisa evoluir muito no XV.

Os africanos desde o início mostraram desorganização, sobretudo defensiva, para serem competitivos no XV – reflexo do foco do país no sevens. Com isso, o início de jogo teve uma sucessão de erros que, só não resultaram em placar maior, porque os canadenses tiveram um cartão amarelo logo no começo. Porém, mesmo com um homem a menos, os Canucks marcaram o primeiro try com o craque DTH van der Merwe achando o espaço pela defesa dos Simbas aos 9′. E logo depois os quenianos deixaram Beukeboom livre na ponta para o segundo try canadense.


O Quênia teve seu brilho ofensivo no primeiro tempo com Opondo apanhando chute de Oliech para marcar o try de esperança ao torcedor dos Simbas.

Mas a resposta dos Canucks veio com novo try de Van der Merwe. Oliech ainda criou outro try para o Quênia, marcado por Owade, mas os africanos erraram outra vez atrás e antes da pausa Sauder marcou novo try para o Canadá, abrindo 27 x 12.

O segundo tempo começou com esperança para os Simbas, que pareciam mais ordenados e capazes de quebrarem a linha defensiva canadense. Nyambua quebrou tackle e guardou o try que encurtava a distância para 27 x 17. Mas foi só.

O Canadá dominou todo o restante do segundo tempo e os tries foram naturalmente saindo pelas deficiências defensivas quenianas. Ardron, aos 50′, Sauder, aos 54′, Beukeboom, aos 61′, Sheppard, aos 69′, Evans, aos 70′, e Van Der Merwe(hat-trick!), aos 76′, fecharam a conta cruzando o in-goal para os Canucks. 65 x 19.

65versus copiar19

Canadá 65 x 19 Quênia, em Marselha (França)

Árbitro: Wayne Barnes (Inglaterra)

 

Alemanha vence Hong Kong no fim

Superado sua crise, a Alemanha mostrou força na largada da Repescagem, vencendo Hong Kong, que estava acima do Ranking muito por conta de sua rotina de vitórias na Ásia. E o primeiro tempo igualou Dragões e Águias, com o placar sendo movido apenas por penais: 6 x 6. As melhores chances foram dos asiáticos, que tiveram o ponta Salom Yiu Kam Shing disparando 2 vezes e sendo detido heroicamente pela defesa alemã.

No segundo tempo a igualdade seguiu até os 60′, quando Parkinson colocou a Alemanha na frente com penal. E, aos 66′, veio o golpe fatal, com o hooker Haupt quebrando o tackle asiático para cravar o primeiro try do jogo, em momento que Hong Kong jogava com um a menos por amarelo. Os Dragões tentaram ainda a reação, mas pararam na defesa alemã e, aos 77′, viram Schosser liquidar a fatura com o segundo try alemão. 26 x 09, placar final.

hong kong rfu logo09versus copiar26

Hong Kong 09 x 26 Alemanha, em Marselha (França)

Árbitro: Pascal Gaüzère (França)

 

Sábado, dia 17 de novembro

Hong Kong x Quênia

Canadá x Alemanha

 

Sexta-feira, dia 23 de novembro

Quênia x Alemanha

Canadá x Hong Kong

 

Novo Ranking

Após mais uma jornada de amistosos internacionais e Repescagem para o Mundial, o Ranking do World Rugby ficou desta maneira:

Posição País
África do Sul
Nova Zelândia
Inglaterra
Irlanda
França
Gales
Austrália
Escócia
Argentina
10ºJapão
11ºFiji
12ºGeórgia
13ºTonga
14ºSamoa
15ºItália
16ºEstados Unidos
17ºEspanha
18ºUruguai
19ºRomênia
20ºRússia
21ºPortugal
22ºHong Kong
23ºCanadá
24ºNamíbia
25ºPaíses Baixos (Holanda)
26ºBrasil
27ºBélgica
28ºSuíça
29ºChile
30ºAlemanha
31ºCoreia do Sul
32ºQuênia
33ºColômbia
34ºPolônia
35ºZimbábue
36ºUcrânia
37ºTchéquia
38ºMalta
39ºTunísia
40ºUganda
41ºFilipinas
42ºCosta do Marfim
43ºMéxico
44ºLituânia
45ºCroácia
46ºParaguai
47ºSri Lanka
48ºMarrocos
49ºMalásia
50ºTrinidad e Tobago
Apenas o Top 50. Ao todo, são 105 países no Ranking