Tempo de leitura: 4 minutos

Um caso grave veio à tona no rugby brasileiro nesta semana. Durante a partida entre Farrapos e Jacareí, disputada em Bento Gonçalves pelas quartas de final do Super 13, o Campeonato Brasileiro, foram relatadas manifestações de parte da torcida presente que teriam conteúdo racista contra atletas do Jacareí, bem como ameaças à integridade física da arbitragem. As ofensas racistas e as intimidações teriam partido da torcida do Farrapos, com ex atletas supostamente envolvidos. O relato ainda aponta que membros do Farrapos repudiaram os torcedores que tiveram tais atitudes.

O texto do relatório da súmula ainda não está disponível e em breve a Confederação deverá ter um posicionamento público sobre o caso, optando no momento por esperar o início do processo de apuração do caso. O regulamento do Super 13 aborda a questão do recinto de jogo, a responsabilidade do clube sobre ele e suas implicações possíveis (página 16, clique aqui). 

O Farrapos já se manifestou sobre o caso:

- Continua depois da publicidade -

 

Ver essa foto no Instagram

 

O Estádio da Montanha é um espaço público, que tem acesso liberado em horário comercial para quem quiser entrar. O Farrapos não cobra pelo acesso ao estádio em dias de jogo e não tem controle de quem pode ou não pode entrar no estádio. Dito isso, somos fiéis aos valores do rugby, e mais que isso, aos valores de igualdade entre todos nós. Repudiamos qualquer manifestação de discriminação, seja ela racial ou de qualquer outra natureza, fato que se evidencia pois os membros do clube sempre intercedem quando presenciam absurdos como esse. Nos resta desculpar-nos pela conduta destes que frequentam o estádio da Montanha e ofendem a todos, inclusive a nos do FRC, com atitudes que nos envergonham. Eles podem ser qualquer coisa, menos torcedores do Farrapos Rugby Cube. Vamos buscar apoio dos órgãos públicos locais de forma a implementarmos medidas que coíbam essas atitudes discriminatórias que não condizem com os valores de nosso clube e muito menos de nossa cidade. Assina Farrapos Rugby Clube

Uma publicação compartilhada por Farrapos Rugby Clube (@farraposrugby) em

 

O Jacareí publicou em sua página no Facebook uma nota de repúdio sobre os acontecimentos do jogo da rodada entre as duas equipes no estádio da Montanha pelo Super 13:

 

 

1 COMENTÁRIO