Clermont vence clássico e assume a liderança. Foto: Divulgação

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – Em mais uma rodada diminuída, Bayonne e Toulon, Lyon e Montpellier não foram a campo, o Top 14 teve troca de liderança, muitos tries e clássicos. O Clermont (1º) levou a melhor batendo fora de casa o Brive (12º) e assumindo a liderança, seguido de perto pelo La Rochelle (2º) que também fora de casa venceu o Pau (7º). O antigo líder, Toulouse sentiu a ausência das estrelas internacionais, e foi atropelado pelo Stade Français (no “Le Clasico” francês, de grande rivalidade), caindo para terceira posição com um jogo a mais que os rivais.

Clermont e Brive é um dos clássicos mais desiguais da França, com os gigantes amarelos enfrentando os primos regionais menores. Disputado em Brive, sem torcida, o clássico não teve a atmosfera eletrizante que domina os clássicos franceses, o que não diminuiu o ímpeto das equipes que, com novos tries fizeram o melhor jogo da rodada. No final o Clermont levou a melhor vencendo por 43 a 21, conquistando um ponto bônus fundamental, que colocou o time na liderança isolada da competição. Do lado oposto o resultado coloca o Brive perigosamente próximo da zona de rebaixamento.

- Continua depois da publicidade -

O La Rochelle continua a surpreender engatando a quarta vitória seguida, ao bater o Pau fora de casa por 35 a 24. Os atlânticos fizeram um primeiro tempo de gala e foram para o vestiário vencendo por 32 a 3, na segunda etapa os donos da casa ensaiaram uma reação, mas insuficiente para tirar a diferença. A vitória coloca o La Rochelle na vice-liderança, um ponto atrás do líder. A derrota encerra a boa fase da Section Paloise, que com sete jogos corre o risco de despencar quando a tabela se igualar.

Stade Français e Toulouse se encontraram em paris para um clássico diminuído. Sem suas maiores estrelas, que brilharam no fim de semana pela França, os occitanos foram completamente dominados, batido por 48 a 14. A retomada do rugby de seleções prejudicou muito os visitantes que quando não tem sua dupla titular scrum-half\abertura tem sérias dificuldades, resta saber se as ausências irão enterrar a temporada do time. O Stade Français vence um de seus rivais mais tradicionais e mostra muita qualidade, mesmo diante de um rival enfraquecido.

O Bordeaux (11º) atropelou o Agen (14º) vencendo por 71 a 5 anotando incríveis dez tries. Indisciplinado, desorganizado e desmotivado o Agen fez uma partida desastrosa, com apenas um ponta a equipe parece caminhar para um das piores campanhas da história do Top 14, ao ponto que o presidente do clube ameaça multar os jogadores devido a falta de empenho. O resultado tira o Bordeaux da zona de rebaixamento, a equipe tem apenas cinco jogos e caso vença bem pode se aproximar dos lideres.

Na zona de rebaixamento e com um o pior início de temporada das ultimas décadas o Castres (13º), jogando em casa, finalmente conquistou uma vitória importante, batendo o Racing (5º) por 28 a 26, na partida mais disputada da rodada. Apesar dos seis tries a partida foi um embate físico entre os dois times, com os donos da casa levando a melhor. O time foi para o vestiário perdendo por três pontos, mas dominou a segunda etapa, do lado do Racing de positivo fica o ponto bônus conquistado com um try no ultimo lance da partida. O resultado renova o animo do Castres o time ainda está na zona de rebaixamento, mas com cinco jogos tem espaço para subir na tabela.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Brive 23 x 41 Clermont
Bordeaux 71 x 5 Agen
Castres 28 x 26 Racing
Pau 24 x 35 La Rochelle
Stade Français 48 x 14 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;