Foto: Bruno Ruas @ruasmidia

Tempo de leitura: 5 minutos

A Sudamérica Rugby oficializou: nos dias 17, 21 e 25 de outubro, o estádio Charrua, em Montevidéu, será o palco para a edição 2020 do Campeonato Sul-Americano de Rugby XV, o “4 Nações”.

A competição não estava prevista no calendário de 2020, mas foi reinstituída para prover calendário para Uruguai, Chile, Brasil e Argentina XV (a seleção argentina de desenvolvimento) após a quarentena, uma vez que o Americas Rugby Championship deste ano foi cancelado.

Ter o torneio em um só país, acostumado aos torneios internacionais e com uma gestão positiva do controle da COVID-19, assegura um ambiente mais controlado e minimiza os riscos. O Presidente da Sudamérica Rugby, Sebastián Piñeyrúa, agradeceu o apoio do governo do Uruguai, para a realização deste torneio.“Gostaria de destacar o apoio do governo do Uruguai para nos permitir, para toda a região, a retornar ao jogo, sempre priorizando a saúde e o bem-estar tanto dos esportistas como de toda a população. Tomando todas as medidas e protocolos do caso, estamos gerando uma luz de esperança em todos os países da região que não estavam jogando o rugby desde março. O interesse da Sudamérica Rugby em levar esta competição adiante teve o apoio fundamental das uniões nacionais,  temos trabalhado juntos com elas durante os últimos cinco meses. É preciso agradecer a todos os integrantes das diversas comissões que vêm trabalhando para assegurar que tudo esteja pronto para que o evento tenha todas as garantias que precisa ter.”

- Continua depois da publicidade -

“Ao apresentar uma competição internacional para as suas seleções, estamos dando aos seus patrocinadores e marcas a possibilidade de estarem presentes, acreditando que as uniões possam aproveitar comercialmente este evento e gerar conteúdo para os seus patrocinadores.”, acrescentou Piñeyrúa.

Da sua parte, o Secretário Nacional do Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá, disse: “Para o governo uruguaio e em particular a Secretaria Nacional do Esporte, é um grande reconhecimento que a Sudamérica Rugby tenha escolhido o nosso país como sede do prestigiado Sul-Americano Quatro Nações, com a participação da Argentina XV, Brasil, Chile e Uruguai.”

“Nossa condição sanitária diante da pandemia da COVID-19 tem sido satisfatória; este foi um dos elementos principais nesta decisão. Não podemos deixar de reconhecer que a rica história de organização de eventos internacionais por parte da União de Rugby do Uruguai esteve em cima da mesa.”

O Subsecretário Nacional do Esporte do Uruguai, Pablo Ferrari, acrescentou: “Por isso o orgulho é em dobro, mas a responsabilidade de seguir respeitando as medidas que adotam o Poder Executivo e o Ministério de Saúde Pública para que sigamos no rumo certo, é ainda maior. Desta maneira as quatro delegações poderão competir com segurança e desfrutar deste lindo jogo.”

“Sejam bem-vindas todas as seleções. Uma vez mais o Uruguai é a sua casa!” Completou aquele que fora Presidente da URU (União de Rugby do Uruguai).

 

Situação sanitária

A realidade do Uruguai a respeito da pandemia global da COVID-19 fez com que a escolha da sede estivesse fundamentada no bom controle e gestão da pandemia.

Cada plantel participante terá um encarregado sanitário – Manager COVID-19 – que está trabalhando em contato direto com o Dr. Marcelo Santurio, Médico-Chefe da URU, e a ativa colaboração de José Veloso, Diretor do Centro Médico Esportivo da Secretaria Nacional do Esporte do Uruguai, ex-membro da Comissão de Antidoping da Sudamérica Rugby e grande colaborador do rugby na região.

Cada plantel está colocando em curso todos os protocolos de saúde antes da viagem, e deverá mantê-los para os deslocamentos e durante a estadia no Uruguai.

Para poderem desenvolver uma melhor preparação, e se assegurarem de estar em situação de saúde para participar do Sul-Americano 4 Nações sem inconvenientes nem contágios, as equipes chegarão ao Uruguai com bastante antecedência às datas colocadas pela organização do torneio. Devido às realidades de cada país, Colômbia e Paraguai desistiram de participar do Sul-Americano 4 Nações.

 

Exames

As três delegações visitantes deverão realizar exames PCR antes de chegar ao Uruguai, para ter a certeza de que aqueles que finalmente viajam, estejam saudáveis. Ao chegar em Montevidéu, será conduzido um protocolo de testes para confirmar os resultados.

Além da bolha, haverá distintas barreiras sanitárias para que a equipe chegue ao evento de maneira saudável. As delegações estarão encapsuladas no hotel, terão campos de treinamento específicos, a limpeza dos lugares e dos alimentos será obrigatória e não será permitido o convívio social.

 

Cuidados sanitários

Mesmo assim, desde a organização conjunta da Sudamerica Rugby, a União de Rugby do Uruguai e distintos departamentos governamentais do governo uruguaio, vão ser tomados os cuidados sanitários que incluem testes a todos aqueles envolvidos no torneio, limpeza dos espaços a serem utilizados pelas seleções e organizadores do torneio, circulação das equipes em isolamento e vestiários secos (apenas poderão se trocar neles mesmos). Os jogos serão sem público e com fluxos mínimos de pessoas que assegurem contatos limitados entre pessoas no estádio.

“Será tido em conta todo o alinhamento sanitário exigido pelo Ministério da Saúde Pública do Uruguai”, explicou Horacio Herrera, Gerente de Competições da Sudamérica Rugby, destacando “a boa disposição e relação que estamos tendo para levar adiante o nosso Sul-Americano.”

“Voltar para a atividade é algo que todos desejamos, mas isso só se faz dentro de um contexto de segurança para os atletas, comissão técnica e pessoal envolvido no torneio.”

“Por isso, desde que se começou a trabalhar na ideia do torneio há uns cinco meses, a principal prioridade foi o cuidado e a saúde de todos os envolvidos.”

 

Transmissão e tabela

O torneio será transmitido por diversas plataformas e poderá acompanhar pelo aplicativo da Sudamérica Rugby (Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dots.sar&hl=en, App Store: https://apps.apple.com/ar/app/sudamérica-rugby/id1498936155?l=en).

Em breve serão anunciados detalhes sobre a transmissão e a tabela do torneio.

 

Declarações dos protagonistas

Guzmán Barreiro, Diretor de Alto-Rendimento da União de Rugby do Uruguai:

“Indubitavelmente, a situação sanitária e gestão desta crise em nosso país, que foi exemplar, nos permitiu ter a oportunidade de nos colocar a trabalhar de maneira segura há vários meses. Por esta razão, nossos jogadores puderam levar adiante um plano de trabalho que tem sido readequado. Nos permitiu que os jogadores estejam em ótimas condições físicas. Ademais, também o fato de que está em curso um torneio local de clubes nos ajudou sensivelmente.”

“As autoridades nacionais e todos na URU, estamos plenamente comprometidos para que o Sul-Americano 4 Nações seja uma realidade. Temos recebido todo o apoio necessário e confiança por parte dos Ministérios nacionais envolvidos. Repito, estamos todos comprometidos para que a segurança sanitária esteja em primeiro lugar e o mais importante a se zelar.”

Fernando Portugal, responsável pelo Alto-Rendimento da Brasil Rugby:

“Estamos vivendo um ano de grandes desafios. O primeiro foi superar o cancelamento das competições e o isolamento dos atletas nas suas casas, cuidando para que ninguém fosse infectado e criando alternativas para mantê-los ativos.”

“Depois deste primeiro desafio, com atletas, pessoal e famílias saudáveis, começamos a planejar o retorno aos treinos, com rígidos protocolos, minimizando todos os riscos possíveis. Não queremos fazer e não faremos loucuras para poder sair para o campo.”

“Trabalhamos com objetivos e calendários bem definidos, e colocamos o 4N como um objetivo a ser alcançado pelos jogadores e comissão técnica. Por sorte temos na nossa região um país como o Uruguai que conseguiu controlar de maneira muito eficiente a propagação do vírus e pode nos receber para voltarmos a jogar.”

Fonte: Sudamérica Rugby

 

Campeões sul-americanos

AnoSedeCampeãoVice campeão3º lugar4º lugar5º lugar6º lugar
1951Buenos Aires (Argentina)ArgentinaUruguaiChileBrasil
1958Santiago e Viña del Mar (Chile)ArgentinaChileUruguaiPeru
1961Montevidéu (Uruguai)ArgentinaChileUruguaiBrasil
1964São Paulo (Brasil)ArgentinaBrasilUruguaiChile
1967Buenos Aires (Argentina)ArgentinaChileUruguai
1969Santiago (Chile)ArgentinaChileUruguai
1971Montevidéu (Uruguai)ArgentinaChileUruguaiBrasilParaguai
1973São Paulo (Brasil)ArgentinaUruguaiChileBrasilParaguai
1975Assunção (Paraguai)ArgentinaChileUruguaiBrasilParaguai
1977Tucumán (Argentina)ArgentinaUruguaiChileParaguaiBrasil
1979Santiago e Viña del Mar (Chile)ArgentinaUruguaiChileBrasilParaguai
1981*Montevidéu (Uruguai)UruguaiChileParaguaiBrasil
1983Buenos Aires (Argentina)ArgentinaUruguaiChileParaguai
1985Assunção (Paraguai)ArgentinaUruguaiChileParaguai
1987Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileParaguai
1989Montevidéu (Uruguai)ArgentinaUruguaiChileBrasilParaguai
1991Todos os paísesArgentinaUruguaiChileParaguaiBrasil
1993Todos os paísesArgentinaUruguaiParaguaiChileBrasil
1995Todos os paísesArgentinaUruguaiChileParaguai
1997Todos os paísesArgentinaUruguaiChileParaguai
1998Todos os paísesArgentinaUruguaiChileParaguai
2000Montevidéu (Uruguai)ArgentinaUruguaiChile
2001Todos os paísesArgentinaUruguaiChileParaguai
2002Mendoza (Argentina) e Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileParaguai
2003Montevidéu (Uruguai)ArgentinaUruguaiChileParaguai
2004Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileVenezuela
2005Buenos Aires (Argentina)ArgentinaUruguaiChile
2006Todos os paísesArgentinaUruguaiChile
2007Todos os paísesArgentinaUruguaiChile
2008Todos os paísesArgentinaUruguaiChile
2009Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileBrasilParaguai
2010Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileBrasilParaguai
2011Puerto Iguazu (Argentina)ArgentinaChileUruguaiBrasilParaguai
2012Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChileBrasil
2013Montevidéu (Uruguai) e Temuco (Chile)ArgentinaUruguaiChileBrasil
2014**Todos os paísesUruguaiParaguaiBrasilChile
2015**Todos os paísesChileUruguaiParaguaiBrasil
2016**Todos os paísesUruguaiChileBrasilParaguai
2017**Todos os paísesUruguaiChileBrasilParaguai
Sul-Americano Seis Nações
2018Todos os paísesBrasilArgentina XVChileUruguai XVParaguaiColômbia
2019Todos os paísesArgentinaUruguai XVChileBrasilColômbiaParaguai
RankingTítulosVices3ºs lugares4ºs lugares5ºs lugares6ºs lugares
Argentina3500000
Uruguai4278000
Chile11125200
Brasil1131430
Paraguai0231380
Venezuela000100
Peru000100
Colômbia000001
Copa Sul-Americana**
2014Montevidéu, Paysandu (Uruguai) e Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChile
2015Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai)ArgentinaUruguaiParaguai
2016Colonia de Sacramento (Uruguai) e Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChile
2017Colonia de Sacramento (Uruguai) e Santiago (Chile)ArgentinaUruguaiChile
RankingTítulosVices3ºs lugares
Argentina300
Uruguai030
Chile002
Paraguai001
Sul-Americano "B"
AnoSedeCampeãoVice campeão3º lugar4º lugar5º lugar6º lugar
2000São Paulo (Brasil)BrasilVenezuelaPeru
2001Todos os paísesBrasilVenezuelaPeruColômbia
2002Lima (Peru)BrasilPeruVenezuelaColômbia
2003Bogotá (Colômbia)VenezuelaBrasilColômbiaPeru
2004São Paulo (Brasil)ParaguaiBrasilPeruColômbia
2005Assunção (Paraguai)ParaguaiBrasilPeruColômbiaVenezuela
2006Caracas (Venezuela)BrasilColômbiaVenezuelaPeruCosta Rica
2007Lima (Peru)BrasilPeruColômbiaVenezuela
2008Luque (Paraguai)BrasilParaguaiVenezuelaColômbiaPeru
2009San José (Costa Rica)ColômbiaVenezuelaPeruCosta Rica
2010Medellín (Colômbia)PeruVenezuelaColômbiaCosta Rica
2011Lima (Peru)VenezuelaPeruColômbiaCosta Rica
2012Valencia (Venezuela)ParaguaiColômbiaVenezuelaPeru
2013Luque (Paraguai)ParaguaiColômbiaPeruVenezuela
2014Apartadó (Colômbia)ColômbiaVenezuelaPeruEquador
2015Lima (Peru)ColômbiaPeruVenezuelaEquador
2016Lima (Peru)ColômbiaVenezuelaPeruEquador
2017Lima (Peru) e Medellín (Colômbia)ColômbiaVenezuelaPeru-
2018Antigua Guatemala (Guatemala)PeruGuatemalaCosta Rica-
2019-----
Sul-Americano "C"
AnoSedeCampeãoVice campeão3º lugar4º lugar5º lugar6º lugar
2012Cidade da Guatemala (Guatemala)Costa RicaGuatemalaEquadorEl Salvador
2013San José (Costa Rica)EquadorCosta RicaGuatemalaEl Salvador
2014Balboa (Panamá)El SalvadorGuatemalaCosta RicaPanamá
2015San Salvador (El Salvador)GuatemalaCosta RicaEl SalvadorPanamá
2016Cidade da Guatemala (Guatemala)GuatemalaCosta RicaPanamáEl Salvador
2017San José (Costa Rica)Costa RicaGuatemalaNicaráguaPanamá
2018Todos os paísesPanamáEl SalvadorHonduras-
2019-----
* Argentina não participou em 1981;

**A partir de 2014, a Argentina não participa do Campeonato Sul-Americano de Rugby. Mas, os dois primeiros colocados da competição enfrentam no ano seguinte a Argentina na Copa Sul-Americana (Copa CONSUR em 2014 e 2015, Copa Sudamérica Rugby a partir de 2016), que passou a ser o título máximo do continente.