Foto: Edinburgh

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Guinness PRO14 voltou! A liga que reúne franquias de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul teve o retorno dos jogos de sua temporada 2019-20 neste fim de semana. A competição foi remodelada para ter 2 rodadas de clássicos nacionais antes de passar às disputas das semifinais – mas ainda sem jogos entre os sul-africanos.

Com isso, a matemática para a definição das vagas nas semis esteve no centro das atenções. Edinburgh (Escócia) e Ulster (Irlanda) confirmaram neste fim de semana suas vagas e se enfrentarão numa das semifinais. O Leinster (Irlanda) já estava classificado e aguarda na outra semifinal Munster (Irlanda) ou Scarlets (Gales), que ainda brigam por vaga.

Por sua vez, 7 vagas na próxima Heineken Champions Cup europeia já foram definidas, estando classificados: Leinster, Munster, Ulster, Connacht (4 irlandeses), Edinburgh, Glasgow (2 escoceses) e Scarlets (1 galês). A Heineken Champions Cup 2020-21 poderá ser expandida de 20 para 24 times e, com isso, o PRO14 subiria de 7 para 8 vagas, classificando os 4 primeiros colocados de cada conferência, excluindo-se os sul-africanos da conta. Assim, Dragons (Gales) e Zebre (Itália) ainda brigam pela 8ª vaga.

- Continua depois da publicidade -

 

Na Irlanda, Leinster segue invicto e Ulster celebra mesmo com derrota

O jogo mais aguardado na Irlanda para o retorno do PRO14 era, lógico, o superclássico do país entre Leinster e Munster, em Dublin. O Munster estreou os Springboks campeões mundias RG Snyman e Damian de Allende e, mesmo assim, não foi capaz de bater o Leinster, que segue impressionantemente invicto na temporada. Liderado por Jonny Sexton, o Leinster venceu por 27 x 25, em um jogaço que teve tries de Healy, Ringrose e Lowe para o Leinster, que segurou a reação do Munster no fim. Earls e Conway marcaram tries nos 15 minutos finais, mas a última conversão perdida negou ao Munster o empate. A derrota do Munster significa que o time do sul da Irlanda ainda precisará da última rodada para se garantir na semifinal.

O Ulster, por outro lado, já carimbou sua classificação, apesar de derrota. O time da Irlanda do Norte perdeu dérbi para o Connacht por 26 x 20, com Aungier, aos 78′, marcando o try da vitória dos verdes. O Connacht, no entanto, não tem mais chances de ir às semis, mas ao mesmo se garantiu na próxima Champions Cup europeia.

 

Edinburgh é campeão da 1872 Cup escocesa

Na Escócia, a taça anual entre Edinburgh e Glasgow e as chances dos dois times de irem às semis esteve em jogo em Murrayfield e o time da casa falou mais alto, eliminando o rival, carimbando sua classificação e ficando com o troféu. 30 x 15 no marcador, com dois tries do scrum-half Nic Groom e try decisivo de Charlie Shiel no fim garantindo a festa do Edinburgh.

 

Scarlets seguem vivos em Gales

Em Gales, os Scarlets venceram o Cardiff Blues e se mantiveram vivos na luta por vaga nas semis. 32 x 12 para o time de Llanelli, com o ponta Steff Evans brilhado com 2 tries, enquanto Kennedy, Lousi e McNicholl marcaram os demais tries

No outro dérbi galês, Ospreys e Dragons empataram em 20 x 20. O resultado deixou o Dragons com uma mão na 8ª vaga na Champions Cup europeia – caso seja confirmado o aumento das vagas do PRO14.

 

Zebre vence na volta da ação na Itália

Por fim, na Itália, Zebre e Benetton duelaram em jogo que ainda valia as chances de vaga na Champions Cup europeia para ambos. O Zebre triunfou por 17 x 13, tirou o rival da briga e ainda segue na perseguição ao Dragons pela 8ª vaga na competição europeia.

 

Rodada final: semis e Champions Cup em jogo

A última vaga nas semifinais do PRO14 e a (possível) última vaga da liga na Heineken Champions Cup estarão em jogo no próximo fim de semana com a rodada final da temporada regular. Esta é a matemática:

  • O Munster recebe o Connacht;
    • O Munster precisa de vitória simples para ir às semis sem depender do jogo do Scarlets;
  • O Scarlets visita o Dragons;
    • O Scarlets precisará vencer, de preferência com bônus, e torcer por derrota do Munster para ir às semis;
    • O primeiro critério de desempate é número de vitórias e o Scarlets levaria vantagem sobre o Munster;
    • O Dragons precisa de apenas 1 ponto bônus defensivo para se garantir na Champions Cup.
  • O Zebre recebe o Benetton;
    • O Zebre precisa vencer com bônus o Benetton e torcer por derrota sem bônus do Dragons para ir à Champions Cup;

 

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Benetton 13 x 17 Zebre

Scarlets 32 x 12 Cardiff Blues

Glasgow 15 x 30 Edinburgh

Leinster 27 x 25 Munster

Ospreys 20 x 20 Dragons

Connacht 26 x 20 Ulster

Cheetahs x Kings – não pode ser disputado ainda

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
LeinsterLeinsterIrlandaDublin1569
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast1544
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow1538
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein1332
DragonsGalesNewport1524
ZebreItáliaParma1521
OspreysGalesSwansea1517
Conferência B
EdinburghEscóciaEdimburgo1551
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork1551
ScarletsGalesLlanelli1547
ConnachtIrlandaGalway1540
Benetton TrevisoItáliaTreviso1536
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff1533
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth137
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs e 2º colocados de cada conferência = classificação às Semifinais;
- 4 primeiros colocados de cada conferência = classificação à Heineken Champions Cup europeia (a confirmar);
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;