Leinster e Toulouse farão clássico europeu dos maiores campeões. Foto: Leinster Rugby

Tempo de leitura: 7 minutos

Pronto para decisões de Páscoa no rugby europeu de clubes? Nesse fim de semana a Heineken Champions Cup terá suas tão aguardadas semifinais, com gigantes campeões se enfrentando. Sábado é dia de ver o Saracens, da Inglaterra, ser desafiado pelo Munster, da Irlanda, ao passo que o domingo será de confronto dos dois maiores campeões da competição, Leinster, da Irlanda, e Toulouse, da França.

 

Bicampeões em choque

- Continua depois da publicidade -

O jogo de sábado opõe dois times bicampeões da Champions Cup. Vice líder da Premiership no momento e único invicto da competição europeia, o Saracens joga em “casa”, ou melhor, quase. O time londrino jogará em Coventry, casa dos Wasps, mas terá teoricamente a vantagem do terreno e um passado recente mais glorioso, com os títulos europeus de 2016 e 2017. Já o Munster foi campeão europeu em 2006 e 2008, viveu anos recentes de baixa, mas voltou a ser protagonista e atualmente tem a 3ª melhor campanha do PRO14.

O Saracens chega ao duelo creditado por ter derrotado 3 vezes o Glasgow Warriors, que hoje está acima do Munster no PRO14, mas o Munster bateu o Exeter Chiefs, que está acima do Saracens na Premiership.

Owen Farrell lidera o time londrino, que tem força em todos os setores do campo e vem se provando uma máquina ofensiva poderosa, cheia de recursos, mas com alguma fragilidade na disciplina – e chegando ao duelo com Billy Vunipola e alta em campo, mas envolto pela polêmica de Israel Folau. Já o Munster é uma máquina no breakdown com homens como CJ Stander e Peter O’Mahony, e um condutor exímio na figura de Conor Murray. O mando de jogo oferece o favoritismo aos Sarries, mas o Munster está plenamente no páreo.

 

Tetracampeões em colisão

Ninguém ganhou mais títulos europeus do que esses dois titãs. O Toulouse foi o primeiro tetracampeão continental quando venceu o título de 2010, mas desde então deixou os holofotes. Nesta temporada, no entanto, o Toulouse voltou a ser o time a ser batido na França, liderando o Top 14. O Leinster venceu seu primeiro título em 2009 e depois disso foram mais 3 conquistas, a última em 2018. Os irlandeses ainda têm a 2ª melhor campanh do momento no PRO14. Velha e nova potências em rota de colisão – e em tira teima. Isso porque os dois times se enfrentaram na fase de grupos desta temporada, com uma vitória para cada lado. Em Toulouse, os donos da casa venceram por 28 x 27, enquanto em Dublin deu Leinster por 29 x 13, em jogo afirmativo dos atuais campeões.

Jonny Sexton voltará a liderar o melhor elenco da Europa. O Leinster está recheado dos principais nomes da seleção irlandesa e conta com uma profundidade de elenco impressionante. Jogar em casa certamente coloca os azuis como amplos favoritos – ainda mais com seu pack estando em forma esplêndida, começando pela máquina James Ryan. O Leinster é disciplinado, forte nas formações, e dotado de definidores natos – como Rob Kearney, Jordan Larmour, entre outros.

Enquanto isso, o Toulouse joga com uma interessante combinação de veteranos que voltaram a brilhar, como os ex All Black Charlie Faumuina e Jerome Kaino ou os franceses Maxime Médard e Yoan Huget, com jovens talentos emergentes, como o scrum-half Dupont e o abetura Ntamack. Apesar da má fase da seleção francesa, o Toulouse é fonte de otimismo. Olhos, portanto, na semifinal tão aguardada.

 

Ingleses contra franceses na Challenge Cup

A 2ª copa europeia, a Challenge Cup, também terá suas semifinais e elas oporão ingleses e franceses. No primeiro embate, o La Rochelle receberá o Sale Sharks, em embate de times com experiências distintas. Os Sharks já venceram 2 vezes o torneio, mas a última foi em 2005. O time de Manchester balançou na Premiership nas últimas rodadas, mas é poderoso, com Faf de Klerk ditando as ações. Já o La Rochelle jamais chegou a uma final continental, mas saiu recentemente de coadjuvante a protagonista na França. O título tem ares de divisor de águas para o clube francês.

O outro jogo é de gigantes. O Clermont tem a vantagem por jogar em casa e conta com 2 títulos da Challenge Cup e uma excelente temporada no Top 14, com a vice liderança até aqui. O time amarelo renasceu e está forte. Já os londrinos do Harlequins são tricampeões da Challenge Cup e também fazem bom ano na Premiership, com o 4º lugar geral no momento.

Por fim, Itália e Rússia serão os palcos dos jogos de volta das semifinais. Primeiro, os russos do Enisei jogarão na Sibéria contra os romenos do Timisoara, com estreita vantagem romena de 2 pontos. Depois será a vez do clássico italiano entre Rovigo e Calvisano, na casa do Rovigo, mas com Calvisano tendo vantagem de 16 pontos. Os vencedores se garantirão na próxima Challenge Cup.

 

*Horários de Brasília

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Semifinais

Sábado, dia 20 de abril

Saracens logoversus copiarMunster copy

11h00 – Saracens (Inglaterra) x Munster (Irlanda), em Coventry – ESPN2 AO VIVO

 

Domingo, dia 21 de abril

Leinsterversus copiar

11h15 – Leinster (Irlanda) x Toulouse (França), em Dublin – ESPN2 AO VIVO

 

challenge cup eprc copy copy

Challenge Cup – Copa Desafio Europeu 2018-19

Semifinais

Sábado, dia 20 de abril

versus copiarSale Sharks copy copy

13h30 – La Rochelle x Sale Sharks, em La Rochelle – Watch ESPN AO VIVO

clermont copy copyversus copiarHarlequins copy copy

16h00 – Clermont x Harlequins, em Clermont-Ferrand – Watch ESPN AO VIVO

 

Continental Shield – 3ª copa europeia 2018-19

Semifinais – jogos de volta (jogos de volta dia 20/04)

Sábado, dia 20 de abril

05h00 – Enisei (Rússia) x Timisoara (Romênia), em Krasnoyarsk – ida: Timisoara 20 x 18

10h00 – Rovigo (Itália) x Calvisano (Itália), em Rovigo – ida: Calvisano 29 x 13