Tempo de leitura: 3 minutos

jacarei3

A equipe de hoje da série Anônimos do Rugby é o nem tão anônimo – já com muito destaque nacional – Jacareí Rugby, de Jacareí, São Paulo!

Quer divulgar seu time? Mande um email para estes dois contatos:  edu_scord@hotmail.com e victor@portaldorugby.com.br

- Continua depois da publicidade -

Este espaço está aberto a todos!

 

 

Jacareí 

Ano de Fundação: 2003

Modalidade:  7’s e XV

Cidade e Estado: Jacareí – SP

Contato: Edis Abrantes (12) 9785-6795 / Julio Faria (12) 8133-2475

O rugby em Jacareí é praticado desde o surgimento de um time formado por alunos do ensino médio do colégio da Universidade do Vale do Paraíba – Univap. Neste mesmo ano, um dos fundadores da atual equipe jacareiense, Edis Abrantes, estava se graduando na mesma instituição – que também ministravam cursos de formação de nível superior – e, juntamente com o professor Maurício Coelho, elaboraram e implementaram um projeto chamado Projeto Aprendendo e Jogando Rugby, que tinha como objetivo descentralizar o rugby em São José dos Campos e levar o esporte para as demais regiões da Grande São José, formando, assim, três núcleos distintos (Dom Pedro, Vale do Sol e Altos de Santana, além de uma escolinha já existente no bairro Jardim Esplanada), possibilitando a formação de um torneio entre as quatro equipes municipais.

Com o inicio do projeto, houve a possibilidade de realizar um trabalho paralelo em Jacareí, formando uma equipe com alunos do Colégio Univap, com o objetivo de participar da competição programada no projeto -1º Torneio Leopardo Guerreiro – e inserir o rugby no município. Com o apoio dos administradores da instituição acadêmica, o trabalho teve início e resultou na formação do primeiro time de rugby da cidade de Jacareí.

jacarei2

Em 2006, já com uma agremiação mais bem estruturada, foi verificada a necessidade de se criar condições melhores para  a modalidade formar uma base sólida para seu desenvolvimento no município. Assim, foi formada a Associação Esportiva Jacareí Rugby, sendo reconhecida e auxiliada pela Secretaria Municipal de Esportes, em 2007.

Em 2011, a Associação recebeu o Título de Utilidade Pública da Câmara Municipal, além de conquistar o Campeonato Brasileiro de Sevens na categoria M18. No inicio de 2012, o Jacareí Rugby ganhou, através do decreto municipal, a permissão de uso de área de 18 mil²  para a construção de um centro de treinamento para o rugby.

A equipe disputou até 2012 apenas campeonatos de sevens na modalidade adulta e direcionou alguns atletas para disputar a temporada de XV em outros clubes como Bandeirantes e São José.

Entre as conquistas do time no ano de 2012 estão a terceira colocação no circuito paulista de sevens na categoria adulta, o segundo lugar estadual na categoria M18 , e o vice-campeonato paulista M18 na modalidade de 15 jogadores. Já no M16,, o Jacareí conquistou a terceira colocação no Circuito Paulista de Sevens  e se sagrou campeão do Campeonato Paulista M16 de 15 jogadores.

No mesmo ano, as equipes M12 e M14 participaram do Circuito Paulista Infantil de Rugby, que teve a realização de oito festivais. Na categoria feminina, o time conquistou a terceir etapa da segunda divisão estadual de forma invicta na cidade de São José dos Campos.

jacarei1

Para manter suas atividades, o Jacareí Rugby conta com a parceria e apoio da CCR NovaDutra, da Prefeitura de Jacareí, da Aliança Francesa, do CNA Inglês Definitivo e da Lavalpa Logística e Armazenagem.

Atualmente, a Associação mantém treinamentos de 180 atletas nas categorias M12 (menores de 12 anos), M14, M16, M18, M20, Adulto e Feminino. Para isso, conta com 7 treinadores: 2 professores e 5 estagiários. Ainda em 2012, iniciou o Projeto Rugby Tag, em parceria da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby) e a SME (Secretaria Municipal de Educação), inserindo a modalidade nas aulas de educação física de 32 escolas municipais, que mantém aproximadamente 17 mil alunos.

Em 2013, o Jacareí Rugby irá participar da 2ª divisão do Campeonato Paulista (de 15) na categoria adulta pela primeira vez.

jacarei2 copy

 

Por: Eduardo Cordeiro