Tempo de leitura: 2 minutos

Beatriz “Baby” Futuro está em alta! Após ser eleita como a melhor atleta de rugby de 2016 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a rugbier de Niterói agora foi eleita para a Comissão de Atletas do COB, que tem nova composição para o ciclo olímpico de Tóquio 2020. Baby foi a segunda atleta mais votada de todas, com 21 votos, atrás apenas de Duda Amorim, do handebol.

“Para a CBRu é um honra ter uma atleta da nossa modalidade na Comissão de Atletas do COB. E para Baby é mais uma importante conquista, após o prêmio de melhor atleta do último ano. Em nome de toda a comunidade do rugby, eu gostaria de parabenizá-la e desejar muita sorte na sua nova função”, afirma Agustin Danza, CEO da CBRu.

De acordo com o COB, os objetivos da Comissão de Atletas são: ser o principal canal de comunicação dos atletas com o COB; estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.

- Continua depois da publicidade -

Um total de 15 novos integrantes foram eleitos para a Comissão de Atletas, todos escolhidos por meio de voto direto de atletas participantes das últimas duas edições dos Jogos. Além deles, outros quatro foram escolhidos pelo Conselho Executivo da entidade. Os eleitos, que representam 16 modalidades diferentes, integrarão a Comissão no período 2017/2020.

Todos os atletas brasileiros participantes das últimas duas edições de Jogos Olímpicos tiveram direito a voto. Cada Confederação Brasileira Olímpica pôde indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos. Dos 622 atletas com direito de voto, 170 participaram da eleição que definiu os 15 atletas mais votados.
 
O novo presidente da Comissão, que tem assento garantido na Assembleia do COB, será escolhido pelos próprios atletas na primeira reunião da nova comissão, ainda sem data definida.
 
Conheça a relação dos 19 nomes da Comissão de Atletas do COB:
– Duda Amorim (handebol) – 23 votos
– Beatriz “Baby” Futuro (rúgbi) – 21 votos
– Emanuel Rego (vôlei de praia) -16 votos
– Fabiana Murer (atletismo) – 15 votos
– Yane Marques (pentatlo moderno) – 13 votos
– Tiago Camilo (judô) – 10 votos
– Poliana Okimoto (maratona aquática) – 10 votos
– Arthur Zanetti (ginástica artística) – 7 votos
– Thiago Pereira (natação) – 7 votos
– Fabiano Peçanha (atletismo) – 6 votos
– Emerson Duarte (tiro esportivo) – 6 votos
– Bruno Mendonça (hóquei sobre grama) – 4 votos
– Hugo Hoyama (tênis de mesa) – 3 votos
– Iziane Marques (basquete) – 3 votos
– Marcelo Machado (basquete) – 3 votos
– Fabiana Alvim (vôlei) – Escolhida pelo Conselho Executivo do COB:
– Hortência Marcari (Basquete) – Escolhida pelo Conselho Executivo do COB
– Isabel Clark (snowboard) – Escolhida pelo Conselho Executivo do COB
– Isabel Swan (vela) – Escolhida pelo Conselho Executivo do COB