Tempo de leitura: 4 minutos

rlwc 2013 logo grande

Se já não bastasse a Copa do Mundo de Sevens, 2013 também será o ano da Copa do Mundo de Rugby League, organizada pela Federação Internacional de Rugby League. Entre os dias 26 de outubro e 30 de novembro, a Inglaterra receberá as 14 maiores seleções do mundo do Rugby de 13 jogadores, contando ainda com algumas partidas em Gales, Irlanda e França.

O esporte pode ser outro, a federação internacional também, mas a qualidade do espetáculo é garantida. Mesmo que alguns rugbiers não apreciem a modalidade do union, o Portal do Rugby se vê na obrigação de esclarecer o que é essa competição.

- Continua depois da publicidade -

 

O Mundial de 2013

A Copa do Mundo de 2013 terá um formato de disputa distinto do usual. Por conta das grandes disparidades entre as equipes envolvidas, a organização distribuiu as seleções mais fortes entre os grupos A e B, cada um com 4 equipes cada, e as seleções mais fracas entre os grupos C e D, cada um com 3 equipes. Nos grupos A e B, os três primeiros colocados avançam às quartas-de-final, enquanto apenas os campeões dos grupos C e D se classificam ao mata-mata.

Grupo A: Austrália, Inglaterra, Fiji e Irlanda

Grupo B: Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, França e Samoa

Grupo C: Escócia, Tonga e Itália

Grupo D: País de Gales, Estados Unidos e Ilhas Cook

 

O Rugby League

O rugby league, ou rugby à XIII, é uma modalidade esportiva semelhante ao rugby union, porém praticada com regras diferentes e sob os auspícios de federações diferentes. O rugby league nasceu em 1895, na Inglaterra, como uma discidência do rugby (union). Até então, as uniões de rugby proibiam a remuneração aos atletas, sendo o profissionalismo ilegal. A discussão sobre a liberação de remuneração sobre horas perdidas de trabalho chegou a um impasse, que levou a um grupo de clubes do norte da Inglaterra – defensor da liberação das remunerações – a romper com a RFU (União Inglesa de Rugby) fundando a dissidente NRU (União de Rugby do Norte), transformada em Liga de Rugby em 1922. Com o cisma de 1895, a Liga passou a promover alterações nas regras do jogo praticado por seus clubes, transformando-o em um esporte distinto.

O rugby league é jogado por duas equipes com 13 atletas cada, diferente do rugby union, praticado por 15 jogadores em sua modalidade tradicional. Os valores da pontuação também diferem de seu irmão mais velho. No league, o try vale 4 pontos, a conversão 2 pontos, o penal 2 pontos e o drop goal 1 ponto. Não existem disputas de rucks e laterais no rugby league, e os scrums são iniciados já formados. Cada equipe possui apenas 6 fases (6 tackles recebidos) para anotar seu try, com a posse da bola trocando de lado após as 6 tentativas. Após ser derrubado, o atleta deve realizar o play the ball, movimento que substitui o ruck, no qual a bola é rolada com os pés para um companheiro de equipe.

Sob a pressão do rugby union, o rugby league teve dificuldade para se difundir pelo mundo. Na Inglaterra, onde nasceu o esporte, o rugby league tem ampla difusão nas região de Lancashire, Cumbria, Yorkshire e Humber, no norte do país, mas é quase ausente das demais regiões, dominadas pelo union. Os únicos países onde o rugby league superou em popularidade o rugby union são a Austrália (país que possui a mais importante liga do mundo, a NRL) e a Papua Nova Guiné. Além deles, o league ganhou espaço na região de Auckland, na Nova Zelândia, casa de uma equipe da NRL australiana, e em algumas cidades do sul da França.

 

A Copa do Mundo de Rugby League

Iniciada em 1954, a Copa do Mundo de Rugby League é 33 anos mais velha que a Copa do Mundo de Rugby do IRB, famosa no mundo todo como a terceira maior competição esportiva do planeta. Mais modesta, a Copa do Mundo de Rugby League contou com a participação de apenas 4 seleções em sua edição inaugural: França (país-sede), Grã-Bretanha (que se tornou campeã), Austrália e Nova Zelândia. Desde então, os formatos e a periodicidade do Mundial de League variam enormemente ao longo do tempo. A última edição foi realizada em 2008, cinco anos atrás, porém a edição que a antecedeu foi realizada em 2000, oito anos antes.

No total, já foram orgaizadas 13 edições da Copa do Mundo de Rugby League, com a Austrália tendo faturado 8 troféus, a Grã-Bretanha (hoje separada entre Inglaterra, Escócia e Gales) tem 3 conquistas, e a Nova Zelandia apenas 1, justamente em 2008.

 

Lista de campeões mundiais de Rugby League

1 – Austrália – 9 títulos

2 – Grã-Bretanha – 3 títulos

3 – Nova Zelândia – 1 título26

 

Vídeo promocional da Copa do Mundo de Rugby League de 2013

Melhores momentos da Copa do Mundo de Rugby League de 2008