Tempo de leitura: 2 minutos

Neste ano de 2015, nas Olimpíadas Infantis, 24 escolas participaram da Etapa* que aconteceu no CEU Meninos na última terça-feira (27). Desde 2011, a HURRA! incentiva e insere o Rugby nas EMEFs e CEUs da cidade de São Paulo, tendo os valores do esporte como pilar de sustentação para atingir crianças e adolescentes que ainda não o conhecem.
 
Nos anos passados, as EMEFs contavam apenas um espaço nos campeonatos organizado junto com os CEUs. Em 2013 a modalidade tornou-se oficial dentro da Secretaria Municipal de Educação, e então, a HURRA! passou a investir no crescimento do número de escolas com turmas de Rugby, chegando a 25 EMEFs em 2014 e 35 em 2015.
 
 
Veja as fotos do evento, por Maria Freire
 
 
A estratégia de massificar o Rugby, e levá-lo para tantas escolas, vai além do número quantitativo, e está associada à forma como a organização enxerga as etapas necessárias de desenvolvimento e sustentabilidade da modalidade dentro de toda cadeia esportiva. Os alunos são ensinados por professores da própria rede pública, capacitados pela Hurra! na modalidade de Tag Rugby, modalidade sem contato físico que pode ser praticada em piso duro com espaços reduzidos, mais adequados à realidade dos equipamentos esportivos nas escolas. Em campo, são 7 jogadores (entre meninos e meninas misturados) para cada time, dois tempos de 7 minutos e, então, as tags são colocadas ao lado do corpo e podem ser retiradas pelos jogadores do time adversário.
 
Dentre as escolas que jogaram, a Antenor Nascentes garantiu a medalha de ouro. O capitão do time, Pedro, afirma que pretende continuar no esporte e evoluir para o contato. O professor do time, Ricardo, diz que os valores do Rugby são fundamentais para que as crianças aprendam a levar o respeito, paixão, disciplina, solidariedade e integridade para fora do campo também.
 
Gabriel, ex-aluno de uma EMEF e que conheceu o Tag Rugby através da HURRA! desde 2013, treina no SPAC e, atualmente, é jogador da categoria M19. Ao falar da Hurra!, reforçou o quanto ela apoia os atletas e incentiva o esporte oferecendo uniformes, lanches nos jogos, transporte e materiais para treinos.
 
 
Artigo e fotos por Maria Freire