Tempo de leitura: 2 minutos

No último dia 20 chegou ao fim a primeira fase do referendo da Nova Zelândia para escolher sua nova bandeira. Cinco bandeiras propostas entraram para uma votação para se eleger a vencedora que irá para a votação final em março deste ano, quando os neozelandeses irão escolher entre manter a atual bandeira ou adotar a bandeira nova.

 

A bandeira vencedora da primeira fase foi eleita por uma pequena margem, ganhando 50,58% dos votos, contra 49,42% de uma bandeira com o mesmo desenho, mas que tinha vermelho no lugar da área preta. A manutenção do conceito da atual bandeira foi apelativo junto aos eleitores, pois o fundo azul e o cruzeiro do sul da atual bandeira foram mantidos, apenas substituindo a bandeira do Reino Unido pela Silver Fern, a samambaia símbolo da Nova Zelândia, em um segundo fundo preto, a cor nacional do país (presente nos uniformes das seleções nacionais, como os All Blacks, e na bandeira maori), ausente na atual bandeira.

- Continua depois da publicidade -

 

No total, a primeira fase teve quatro votações, sendo que em cada uma os eleitores eliminaram uma opção. O desenho que terminou em segundo lugar, no entanto, havia ficado em primeiro lugar na primeira votação, com 41,64%, contra 40,15% do desenho vencedor da última interação, que acabou ganhando mais votos conforme os demais desenhos foram sendo eliminados.

 

Ao todo, 48,78% dos eleitores neozelandeses compareceram à votação do referendo da bandeira até agora, o que para analistas pode significar que os defensores da manutenção da bandeira atual podem ter optado por não comparecer à primeira fase, o que poderá culminar em uma disputa final acirrada.
A bandeira que vencer a eleição final em março será utilizada nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
E se você fosse neozelandês, em qual votaria?

 

nova zelândia bandeira copy

Bandeira atual

maori flag

Bandeira Maori

NZ_flag_design_Silver_Fern_(Red,_White_&_Blue)_by_Kyle_Lockwood.svg

Bandeira proposta derrotada com mais votos