Tempo de leitura: 5 minutos

 
Conforme divulgado anteriormente pelo Blog do Rugby, mais uma edição do campeonato brasileiro de Quad Rugby será realizado nessa semana, e com pouco mais de um ano de existência, o BH Rugby Quad já tem a responsabilidade de encarar um grande desafio em casa nesta semana. Belo Horizonte recebe, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas. Jogar como anfitrião, com o apoio da família e dos amigos, terá um sabor especial para os atletas que vão representar Minas e capital mineira na competição.
 
Serão sete equipes em quadra, uma a menos do que no ano passado. Os jogos serão disputados no Sesc Venda Nova a partir da quinta-feira (14). Todos os duelos terão entrada gratuita, mais um motivo para não deixar de comparecer e torcer pelos mineiros. Mais do que emocionante como competição, conhecer o rugby para cadeirantes é uma experiência humana inesquecível. Não dá para perder.
 
Na edição de 2010, o BHR Quad ficou em sétimo lugar. Desta vez, após um ano de treinamento firme com o professor Humberto Assis e com o carinho das arquibancadas, uma colocação melhor não será uma meta impossível. As dificuldades, porém, serão grandes. Já no primeiro dia, na quinta, os belo-horizontinos encaram o campeão e o vice do ano passado, a Adeacamp, de Campinas, e os Tigres, de São Paulo, respectivamente. A fórmula será a de pontos corridos e todas as equipes se enfrentarão. A colocação final estará definida após as seis rodadas. O Campeonato Brasileiro é uma promoção da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas.
 
O BH Rugby Quad
 
O BHR Quad é o único representante mineiro na competição. Aliás, o BHR ainda é o único clube de rugby do Brasil que tem um time de cadeirantes, criado e mantido em parceria com o programa Superar, da Prefeitura da capital.
 
A equipe é uma das caçulas da modalidade e já tem a grande responsabilidade de ser o anfitrião de um Campeonato Brasileiro. A ideia de formar o time nasceu em maio do ano passado, durante uma oficina de quad rugby, arbitragem e classificação de atletas portadores de necessidades especiais. O encontro foi promovido pelo Superar, juntamente com a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Já no mês seguinte, com ousadia e disposição, o BHR Quad foi logo partindo para a disputa de seu primeiro Campeonato Brasileiro, disputado no Distrito Federal. Uma experiência incrível para o grupo que, semanas antes, sequer havia experimentado a emoção de uma partida.
 
A modalidade
 
O quad rugby é uma modalidade exclusiva para atletas tetraplégicos, ou seja, pessoas que possuem algum grau de compromentimento tanto dos membros superiores quanto dos inferiores. Cada time, em quadra, é formado por quatro jogadores. Aqueles classificados com lesão cervical menos grave, segundo os critérios de classificação, são os atacantes, já que têm melhor condição de conduzir a bola.
 
Na essência, o rugby para cadeirantes é o mesmo que o praticado no campo pelos andantes: o contato é constante, os choques contra os adversários são a principal forma de roubar a bola e a entrega em favor da equipe, fundamental. No entanto, adaptações são necessárias. A bola utilizada é a de vôlei, não a oval. O objetivo é levá-la até a linha de fundo do campo adversário, o que equivale a um ponto ou um gol. Ao contrário do rugby convencional, é permitido o passe para frente e, quem estiver com a bola, deve quicá-la ou passá-la em, no máximo, dez segundos.
 
Confira a programação
 
14/07, quinta-feira
9h
BH Rugby x Tigres
13h
Rio Quad X OMDA
15h
ANDEF X ADGE
17h
BH Rugby x ADEACAMP
19h
Tigres X OMDA
15/07, sexta-feira
9h
ANDEF X OMDA
11h
Tigres X ADGE
13h
BH Rugby x Rio Quad
15h
ADEACAMP X ANDEF
17h
Rio Quad X ADGE
19h
ADEACAMP X OMDA
16/07, sábado
9h
ADEACAMP X ADGE
11h
BH Rugby X OMDA
13h
Tigres X Rio Quad
15h
BH Rugby X ADGE
17h
Tigres X ANDEF
19h
ADEACAMP X Rio Quad
17/07, domingo
9h
Rio Quad X ANDEF
11h
ADEACAMP X Tigres
13h
ADGE X OMDA
15h
BH Rugby X ANDEF
17h
Cerimônia de encerramento

  
 
Serviço
Sesc Venda Nova
Rua Maria Borboleta, s/nº, Bairro Letícia
Informações: 3279-1442

Foto: Maira Vieira