Geórgia é decacampeã europeia. Foto: GRU

Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O fim de semana de seleções foi além de Six Nations e Americas Rugby Championship. Sábado e domingo foram agitados pelas ações do Rugby Europe Championship, o “Six Nations B”, que tem transmissões exclusivas para o Brasil pela Flo Rugby e viveu sua penúltima rodada. E a rodada confirmou o esperado: a Geórgia é mais uma vez campeã!

Os georgianos alcançaram a histórica marca de 10 títulos, igualando a Romênia, que acumulou 10 títulos incluindo os da época que França e Itália disputavam a competição. A taça veio com tranquila vitória sobre a Alemanha em casa por 52 x 03, em jogo de 8 tries para os donos da casa. Festa na cidade de Kutaisi, em ano importante para a Geórgia, classificada à Copa do Mundo.


Já o outro time que jogará a Copa do Mundo, a Rússia, foi derrotada fora de casa pela Romênia e perdeu a vice liderança. Os Ursos caíram por 22 x 20 em um jogo de 4 tries a 1 a seu favor, mas com as conversões perdidas sendo fatais contra os russos. O time visitante marcou o primeiro try do jogo com o fullback Kononov finalizando na ponta após pressão dos forwards. Mas o pack romeno falou alto, arrancou um penal try no maul e levou o duelo ao intervalo em vantagem de 16 x 05, com Vlaicu punindo os russos na base dos chutes de penal. Depois da pausa, a Rússia voltou a encostar no placar com tries do hooker Selskii e do oitavo Vavilian, mas os erros nas conversões impediram a virada no placar e, aos 74′, Melinte chutou penal precioso para a Romênia, que abriu 22 x 15. A pressão foi total dos russos no fim e o try que poderia ter assegurado o empate saiu já com o tempo esgotado, com o asa Gadzhiev. Mas outra conversão perdida decretou a derrota da Rússia.

Por fim, em Madri, a Espanha derrotou a Bélgica com folga, em jogo benéfico para o Brasil, que subirá no Ranking pela derrota belga. Partida de 7 tries para os espanhóis, que assumiram a vice liderança.

- Continua depois da publicidade -

Assista a muito rugby na FLO!

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14 e do Rugby Europe Championship. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Portugal vence jogo decisivo no “Six Nations C”

O sábado contou também com jogo decisivo pelo Rugby Europe Trophy, o “Six Nations C”, entre Holanda e Portugal, em Amsterdã. A partida era considerada a mais difícil para Portugal, favorito máximo ao título da competição, e os Lobos lusitanos não desapontaram, triunfando por duros 18 x 05. O primeiro tempo foi de igualdade, com os portugueses abrindo apenas 6 x 0, e a defesa holandesa seguiu resistindo até os 65′, quando Portugal fez o try decisivo, com Rodrigo Marta, 11 x 00. Portugal liquidou a fatura com try de Martim Cardoso, aos 78′, e com o tempo esgotado a Holanda fez seu try de honra, com Kieran Hogg.

rugby europe

Rugby Europe Championship – “Six Nations B”

22versus copiar20

Romênia 22 x 20 Rússia, em Botoşani

Árbitro: Pierre Brousset (França)

 

47versus copiar09

08h45 – Espanha 47 x 09 Bélgica, em Madri

Árbitro: Marius Mitrea (Itália)

 

52versus copiar03

Geórgia 52 x 03 Alemanha, em Kutaisi

Árbitro: Keith Allen (Escócia)

 SeleçãoJogosPontos
Geórgia524
Espanha518
Romênia515
Rússia511
Bélgica54
Alemanha51
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto; -

- Último colocado em 2019 = Disputa de Repescagem contra o Rebaixamento contra o campeão do Rugby Europe Trophy;

Histórico:

10 títulos – Geórgia e Romênia

1 título – Portugal

 

rugby europe

Rugby Europe Trophy – “Six Nations C”

05versus copiar18

Holanda 05 x 18 Portugal, em Amsterdã

Árbitro: Maxime Burlet (Bélgica)

 SeleçãoJogosPontos
Portugal524
Holanda518
Suíça512
Polônia510
Lituânia55
Tchéquia51
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto

- Campeão - classificado à Repescagem de Promoção contra o último colocado do Rugby Europe Championship (1ª divisão);
- Último colocado - Rebaixado à Conference 1 (3ª divisão);