Tempo de leitura: 3 minutos

A semana foi conturbada para o World Rugby, a federação internacional. A recente reeleição do presidente da entidade Bill Beaumont foi contestada publicamente pela Pacific Rugby Players Welfare (PRPW), entidade dedicada a advogar em prol dos atletas da Ilhas do Pacífico, presidida por Dan Leo (ex jogador de Samoa).

A PRPW publicou um dossiê de 59 páginas, o Veilomani Report, que questionou o apoio dado por Francis Kean, presidente da Federação Fijiana, à candidatura de Beaumont, que derrotou o argentino Agustín Pichot em maio de 2020.

Kean foi condenado em seu país por homicídio, mas cumprira apenas 3 meses de prisão, sendo solto por ser cunhado de Frank Bainimarama, presidente que deu um golpe militar em Fiji, instalando ditadura no país em 2006. A situação de Kean veio à tona e ele renunciou a seu cargo no Conselho do World Rugby, mas se manteve como presidente da Federação Fijiana de Rugby – renunciando também a esse cargo apenas agora com a publicação do Veilomani Report.

- Continua depois da publicidade -

A renúncia de Kean nesta semana veio também após a publicação de matéria na imprensa britânica sobre outro escândalo, o do jogador Nasilasila, atleta com 102 jogos pela seleção fijiana de sevens, que foi condenado à prisão por estupro no ano passado, mas que segue jogando competições da federação fijiana. O influente jornalista do The Times Stephen Jones pediu publicamente suspensão da federação fijiana pelo World Rugby, questionando ainda que o World Rugby seguiu financiando projetos em Fiji mesmo com Kean como presidente.

O Veilomani Report vai além e questiona a governança do World Rugby de modo geral, oferecendo 32 recomendações de reforma para a entidade, acusando o sistema eleitoral e decisório do World Rugby como antidemocrático, pelo controle que as chamadas nações do Tier 1 (as 10 grandes potências do Six Nations e Rugby Championship) exercem.

O World Rugby respondeu publicamente às acusações na quarta-feira, apontando para a aprovação do processo eleitoral feita por consultoria independente. O World Rugby ainda afirmou não reconhecer a PRPW como representante oficial de atletas, afirmando que apenas reconhece a International Rugby Players (a Associação Internacional dos Jogadores de Rugby).