Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEO E PODCAST – Os elencos estão sendo anunciados e o Rio 2016 se aproximando. A expectativa é grande para o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos após 92 – e para a estreia do rugby sevens no evento.

 

A história do rugby olímpico nós já contamos e você pode ouvir nosso podcast especial agora:

- Continua depois da publicidade -

Porém, quando o assunto é a participação da ovalada em grande eventos poliesportivos a história é ainda maior. Das grandes competições inspirados nos Jogos Olímpicos, o rugby sevens está presente em várias. Você sabe quais?

 

Jogos Olímpicos da Juventude

Inaugurados em 2010, em Singapura, os Jogos Olímpicos da Juventude acontecem dois anos antes dos Jogos Olímpicos, reunindo atletas com no máximo 18 anos de idade. A competição é organizada pelo próprio Comitê Olímpico Internacional e conta com exatamente os mesmo esportes do próximo evento olímpico. Com isso, o rugby sevens fez sua estreia na última edição, em 2014, em Nanjing, na China, e está confirmado para a próxima edição, em 2018, em Buenos Aires.

 

Medalhistas

Masculino

2014 – Ouro: França / Prata: Argentina / Bronze: Fiji

 

Feminino

2014 – Ouro: Austrália / Prata: Canadá / Bronze: China

 

Jogos da Commonwealth

Criados em 1911 e disputadas de quatro em quatro anos desde 1930, os Jogos da Commonwealth (antigamente chamados de Jogos do Império Britânico e Jogos da Comunidade Britânica) reúnem as nações que fazem ou fizeram parte do Império Britânico e são considerados um dos maiores eventos poliesportivos do planeta. O rugby sevens passou a fazer parte dos Jogos da Commonwealth apenas em 1998, depois que o rugby se abriu ao profissionalismo, mas até hoje contou somente com torneios masculino. O primeiro torneio feminino está marcada para a próxima edição, que ocorre em 2018, em Gold Coast, na Austrália.

 

Apesar de terem feito parte do Império Britânico até o século XVIII, os Estados Unidos não fazem parte da Commonwealth of Nations e não disputam os Jogos. Fiji, por sua vez, foi suspenso das edições 2010 e 2014, por conta de sua ditadura militar, mas deverá voltar para a edição 2018.

 

Medalhistas

Masculino

1998 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Fiji / Bronze: Austrália

2002 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Fiji / Bronze: África do Sul

2006 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Inglaterra / Bronze: Fiji

2010 – Ouro: Nova Zelândia / Prata: Austrália / Bronze: África do Sul

2014 – Ouro: África do Sul / Prata: Nova Zelândia / Bronze: Austrália
 

 

Universíade

Lançada em 1959 e organizada pela FISU (a Federação Internacional de Esportes Universitários), a Universíade é a “Olimpíada Universitária”, disputada a cada dois anos. O sevens fez parte de somente uma edição, a de 2013, em Kazan, na Rússia, com o Brasil inclusive participando tanto no masculino como no feminino. Na edição seguinte, em 2015, em Gwangju, na Coreia do Sul, novamente o rugby ficou de fora, e deverá ficar de fora novamente em 2017, em Taipé, em Taiwan. Porém, o retorno poderá acontecer em 2019, em Nápoles, na Itália.

 

Medalhistas

Masculino

2013 – Ouro: Rússia / Prata: França / Bronze: Grã-Bretanha

 

Feminino

2013 – Ouro: Rússia / Prata: Itália / Bronze: Canadá

 

Jogos Pan-Americanos

Os Jogos Pan-Americanos começaram sua história em 1951, em Mar del Plata, na Argentina, quando o rugby participou como modalidade de exibição. Mas, não era o sevens! Em 1951 o torneio disputado na Argentina fora de XV, sendo considerado o primeiro Sul-Americano da modalidade. O sevens apenas estreou no “Pan” em 2011, em Guadalajara, no México, que contou apenas com torneio masculino. O Brasil esteve presente, acabando com o 7º lugar. Em 2015, em Toronto, no Canadá, o sevens feminino entrou para o programa e o Brasil festejou a medalha de bronze na competição, enquanto o masculino acabou em sexto. A próxima edição será em 2019, em Lima, no Peru.

 

Medalhistas

Masculino

2011 – Ouro: Canadá / Prata: Argentina / Bronze: Estados Unidos

2015 – Ouro: Canadá / Prata: Argentina / Bronze: Estados Unidos

 

Feminino

2015 – Ouro: Canadá / Prata: Estados Unidos / Bronze: Brasil

 

Jogos Sul-Americanos

A América do Sul também conta com sua “olimpíada”, menos alardeada que o “Pan”. São os Jogos Sul-Americanos, iniciados em 1978 e disputados a cada quatro anos. O rugby sevens fez sua estreia somente na edição passada, em 2014, em Santiago, no Chile, e o Brasil subiu no lugar mais alto do pódio com o feminino. Ouro para as Tupis, como esperado. Já o masculino finalizou com o quarto lugar. A próxima edição será em 2018, em Cochabamba, na Bolívia, e o rugby sevens estará lá.

 

Medalhistas

Masculino

2014 – Ouro: Argentina / Prata: Uruguai / Bronze: Chile

 

Feminino

2014 – Ouro: Brasil / Prata: Argentina / Bronze: Uruguai

 

Jogos Asiáticos

Junto com os Jogos da Commonwealth, os Jogos Asiáticos são o evento que há mais tempo conta com rugby sevens. A estreia aconteceu em 1998 para os homens e em 2010 para as mulheres. Os Jogos Asáticos acontecem de quatro em quatro anos e a próxima edição será em 2018 em Jacarta, Indonésia.

 

Medalhistas

Masculino

1998 – Ouro: Coreia do Sul / Prata: Japão / Bronze: Tailândia

2002 – Ouro: Coreia do Sul / Prata: Taiwan / Bronze: Tailândia

2006 – Ouro: Japão / Prata: Coreia do Sul / Bronze: China

2010 – Ouro: Japão / Prata: Hong Kong / Bronze: Coreia do Sul

2014 – Ouro: Japão / Prata: Hong Kong / Bronze: Coreia do Sul

 

Feminino

2010 – Ouro: Cazaquistão / Prata: China / Bronze: Tailândia

2014 – Ouro: China / Prata: Japão / Bronze: Cazaquistão

 

Jogos do Pacífico

O rugby existe nos Jogos do Pacífico desde sua primeira edição, em 1963, em Fiji. Mas, era o XV, e não o sevens, que era disputado. O sevens passou a integrar o programa em 1999 e desde então é um dos pontos altos dos jogos que reúnem as pequenas ilhas do Pacífico Sul a cada quatro anos. O torneio feminino foi lançado em 2011 e contam na edição passada, de 2015, com a Austrália como convidada, já que tradicionalmente Austrália e Nova Zelândia não disputam os Jogos do Pacífico. A próxima edição será em 2019 em Tonga.

 

Medalhistas

Masculino

1999 – Ouro: Fiji / Prata: Papua Nova Guiné / Bronze: Vanuatu

2003 – Ouro: Fiji / Prata: Ilhas Cook / Bronze: Samoa

2007 – Ouro: Samoa / Prata: Fiji / Bronze: Papua Nova Guiné

2011 – Ouro: Samoa / Prata: Fiji / Bronze: Papua Nova Guiné

2015 – Ouro: Fiji / Prata: Samoa / Bronze: Tonga

 

Feminino

2011 – Ouro: Fiji / Prata: Samoa / Bronze: Papua Nova Guiné

2015 – Ouro: Fiji / Prata: Austrália / Bronze: Papua Nova Guiné

 

Jogos Mundiais (World Games)

Por fim, falemos dos Jogos Mundial, os World Games. Criados em 1981, os Jogos Mundiais são a “Olimpíada dos Esportes que não fazem parte dos Jogos Olímpicos”, sendo organizados pela Federação Internacional dos Jogos Mundiais e reconhecidos pelo Comitê Olímpico Mundial. O rugby sevens entrou em seu programa oficial em 2001, em Akita, no Japão, e se despediu oficialmente em 2013, em Cali, na Colômbia, com participação do Brasil, que encerrou o torneio em sexto lugar e teve na arbitragem Henrique Platais apitando a última final da história do sevens nos Jogos Olímpicos.  Os Jogos Mundiais contaram em sua história apenas com torneios masculinos.

 

Medalhistas

Masculino

2001 – Ouro: Fiji / Prata: Austrália / Bronze: Nova Zelândia

2005 – Ouro: Fiji / Prata: África do Sul / Bronze: Argentina

2009 – Ouro: Fiji / Prata: Portugal / Bronze: África do Sul

2013 – Ouro: África do Sul / Prata: Argentina / Bronze: Canadá

 
Foto: Final dos Jogos da Commonwealth de 2014