Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – O Six Nations teve suas emoções nesse último fim de semana com as vitórias de Gales, Escócia e Inglaterra, mas outras nações também estiveram em campo e protagonizando grandes jogos. Foi a terceira rodada da 1ª Divisão A do Europeu de Nações, o informalmente chamado Six Nations B, que viu a Geórgia e a Romênia dispararem na parte de cima da tabela, enquanto a Alemanha assegurou sua primeira vitória derrotando Portugal para seguir viva na luta contra o rebaixamento.

 

Jogando em casa, a Geórgia não teve maiores problemas para se impor sobre a boa Espanha. 38 x 7 foi o marcador para os líderes do torneio após três rodadas. Os Lelos fizeram quatro tries, o necessário para terem o bônus, mas saíram atrás no placar, com o ponta espanhol Sergi Sevilla cruzando o in-goal aos 21′. Mas, antes do intervalo, um penal try e outro try do ponta georgiano Aptsiauri deram a frente aos donos da casa. E, no segundo tempo, mais dois tries definiram o jogo, com os centros Kacharava e Mchedlidze, provando que a Geórgia também sabe jogar de mãos.

- Continua depois da publicidade -

 

No jogo considerado o mais forte da rodada, a Romênia e recebeu a Rússia, valendo a vice liderança, e se impôs de forma categórica: indiscutíveis 30 x 0, com 4 tries romenos, no oitavo Burcea, no primeiro tempo, quando os Ursos ainda equilibravam as ações, e do centro Vlaicu, do asa Macovei e do abertura Rose, já nos acréscimos, na segunda etapa.

 

E em Hanover, na Alemanha, diante de 8 mil torcedores, a então lanterna Alemanha arrancou uma histórica vitória sobre Portugal, igualando-se aos Lobos na classificação na luta contra o rebaixamento. Foi um jogo maiúsculo, com os alemães somando 7 tries e os portugueses 4, sendo o último anotado já nos acréscimos e dando um bônus precioso a Portugal, que agora está igualado em pontos no último lugar aos alemães, perdendo no confronto direto. No primeiro tempo, fizeram os tries da Alemanha o centro von Grumbkow, o asa Otto e o segunda linha Poppmeier, enquanto na segunda etapa a Alemanha mexeu primeiro o marcador com um penal try e voltou a cruzar o in-goal luso com Otto mais duas vezes (hat-trick) e com o ponta van der Merwe. Portugal foi quem havia aberto o placar no primeiro tempo, com o centro Appleton, mas levou a virada e foi buscar seu bônus apenas no fim, graças a três tries na segunda etapa, com o hooker Duarte Diniz, o ponta Tomás Noronha e o fullback Nuno Guedes no apagar das luzes.

 

Na próxima rodada, no dia 12 de março, a Alemanha visita a Romênia, a Espanha recebe Portugal e a Rússia recebe a Geórgia para o clássico do Cáucaso.

 

rugby europe copy

1ª Divisão A do Europeu de Nações – 1ª divisão da Rugby Europe

georgia copy copy copy copy38versus(14)07espanha(2)

Geórgia 38 x 07 Espanha, em Tbilisi

Árbitro: Ben Whitehouse (Gales)

alemanha logo aguia50versus(14)27rugby_portugal_339611277(1)

Alemanha 50 x 27 Portugal, em Hanover

Árbitro: Frank Murphy (Irlanda)

 

romênia copy30versus(14)00russia copy copy copy copy copy

Romênia 30 x 00 Rússia, em Iasi

Árbitro: Lloyd Linton (Escócia)

 

SeleçãoJogos Pontos 2014-16Pontos 2016
Geórgia104524
Romênia103419
Rússia102714
Espanha102309
Alemanha100807
Portugal100601

 

Taiwan fatura o Asian Development Sevens

Em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, foi disputada a segunda e última etapa do Asian Development Sevens, a segunda divisão do sevens asiático, que contou em sua etapa final com 9 participantes. No torneio masculino, Taiwan, campeão da primeira etapa em Chennai, na Índia, novamente provou seu valor e faturou a segunda etapa, derrotando o time da casa na final por 24 x 22. Taiwan havia antes derrotado as Filipinas por 17 x 12 na semifinal. Os filipinos acabaram com o terceiro lugar, superando a Tailândia no último jogo. A Índia acabou com o título da Taça Prata, derrotando o Irã e o Líbano em triangular, ao passo que o Qatar se impôs no jogo contra o último lugar diante do Paquistão.

 

Com o resultado e o primeiro lugar no circuito, Taiwan garantiu sua promoção ao circuito da primeira divisão asiática deste ano, o Asian Sevens Series, que acontece no segundo semestre. Além de Taiwan, estarão na elite asiática masculina Japão, Coreia do Sul, Hong Kong, China, Sri Lanka, Malásia e Cingapura.

 

Classificação final

1 Taiwan (campeão e promovido à Asian Sevens Series 2016), 2 Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Tailândia, 5 Índia, 6 Líbano