Tempo de leitura: 4 minutos

Se no fim de semana passado a América do Sul conheceu seus classificados aos Jogos Olímpicos de 2016, nesse fim de semana, dias 13 e 14, será a vez da América do Norte e Caribe conhecer seus classificados ao Rio 2016. A exemplo do Pré-Olímpico Sul-Americano, o Pré-Olímpico Norte-Americano valerá uma vaga direta nos Jogos Olímpicos tanto para o masculino, como para o feminino, ao passo que o segundo e o terceiro colocados terão vaga no torneio Pré-Olímpico Mundial, que acontece no ano que vem, valendo a última vaga no Rio 2016, tanto para homens, como para mulheres.

 

O torneio norte-americano será disputado na cidade de Cary, na Carolina do Norte, região de Raleigh, e contará com 10 seleções no masculino e 8 seleções no feminino. Vale lembrar que o Canadá não disputará o torneio feminino, uma vez que já assegurou sua classificação via Série Mundial de Sevens, deixando o favoritismo para os Estados Unidos. Entre os homens, Canadá e Estados Unidos estarão frente a frente e o momento é melhor do lado estadunidense.

- Continua depois da publicidade -

 

Masculino

Grupo A: Estados Unidos, México, Jamaica, Barbados e São Vicente e Granadinas

Grupo B: Canadá, Guiana, Trinidad e Tobago, Ilhas Cayman e Bahamas

 

Feminino

Grupo A: Estados Unidos, Ilhas Cayman, Jamaica e Barbados

Grupo B: México, Trinidad e Tobago, Guiana e Bahamas

 

Grand Prix Europeu Masculino desembarca em Lyon, enquanto circuito feminino larga em Kazan

Na Europa, o fim de semana é de destaque no seven-a-side também, com a primeira etapa do Grand Prix Feminino, em Kazan, na Rússia, e a segunda etapa do Grand Prix Masculino, em Lyon, na França.

 

As mulheres iniciarão sua jornada na Europa com a primeira de duas etapas de seu circuito continental, e o formato de disputa é semelhante ao masculino. A equipe campeã na somatória das duas etapas ganhará vaga no Rio 2016, ao passo que a segunda colocada ganhará vaga no torneio Pré-Olímpico Mundial. A segunda etapa será em Brive, na França, nos dias 20 e 21.

 

Já as demais equipes do Grand Prix Feminino terão uma segunda chance de se garantirem no Pré-Olímpico Mundial, com a disputa do torneio da Repescagem Europeia, em Lisboa, Portugal, em julho, que valerá mais três vagas no Pré-Olímpico Mundial. Inglaterra, Gales e Escócia disputam o Grand Prix, mas não lutam por vaga no Rio 2016, uma vez que serão representadas pela Grã-Bretanha, que já tem vaga nos Jogos Olímpicos por conta da campanha inglesa na Série Mundial de Sevens.

 

No feminino, estarão em Lisboa as sete piores seleções do Grand Prix – excluindo Inglaterra, Gales e Escócia – e mais cinco seleções da segunda e terceira divisões do continente. A segunda divisão, chamada de Division A, será disputada em torneio único, que também ocorre neste fim de semana, em Kaunas, na Lituânia, e a seleção campeã garantirá promoção ao Grand Prix para a próxima temporada.

 

Para o torneio em Kazan, o destaque fica para os duelos que prometem ser emocionantes entre Rússia, França, Espanha e Holanda. Com doze seleções, o torneio terá três grupos com quatro seleções cada, sendo que as duas primeiras colocadas e as duas melhores terceiras colocadas avançam às quartas de final.

 

O Grand Prix Masculino, por sua vez, chega à segunda etapa, em Lyon, na França. A seleção da casa é a líder da temporada, após ser campeã na etapa de abertura, em Moscou, e tem grandes chances de se aproximar ainda mais da classificação ao Rio 2016. Porém, Rússia e Espanha estão na cola com Bleus, enquanto Portugal entra para a disputa sedento pela recuperação da classificação ruim que teve em Moscou. Com doze seleções também, a fórmula de disputa é a mesma do feminino.

 

Para mais sobre os circuitos europeus de sevens, clique aqui.

 

Confira os grupos dos três torneios europeus.

 

rugby europe copy

Grand Prix Europeu Masculino – Circuito Europeu Masculino de Sevens – 2ª etapa, em Lyon, França

Grupo A: França, Portugal, Geórgia e Itália

Grupo B: Inglaterra, Rússia, Gales e Bélgica

Grupo C: Espanha, Alemanha, Lituânia e Romênia

 

 

Grand Prix Europeu Feminino – Circuito Europeu Feminino de Sevens – 1ª etapa, em Kazan, Rússia

Grupo A: Rússia, Portugal, Itália e Escócia

Grupo B: França, Espanha, Irlanda e Ucrânia

Grupo C: Inglaterra, Holanda, Gales e Alemanha

 

Division A Feminina – 2ª Divisão do Circuito Europeu Feminino de Sevens – etapa única, em Kaunas, Lituânia

Grupo A: Bélgica, Finlândia, República Tcheca e Lituânia

Grupo B: Suécia, Moldávia, Polônia e Hungria

Grupo C: Romênia, Geórgia, Suíça e Noruega

 

Nigéria e Marrocos avançam no Pré-Olímpico Africano

Já na África, o Pré-Olímpico masculino teve início no último fim de semana, com o torneio qualificatório norte, em Lomé, no Togo, valendo duas vagas no torneio final, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, na África do Sul.

 

Nigéria e Marrocos levaram a melhor no qualificatório norte e se juntarão a Quênia, Zimbábue, Tunísia e Namíbia no torneio final. Os outros dois times do torneio final serão definidos pelo qualificatório sul, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, em Ruanda.

 

Costa do Marfim 15 x 10 Gana
Nigéria 36 x 0 Mali
Togo 24 x 12 Gana
Marrocos 47 x 0 Mali
Togo 0 x 12 Costa do Marfim
Marrocos 31 x 7 Nigéria

 

Semifinais
Nigéria 14 x 5 Costa do Marfim
Togo 0 x 29 Marrocos

 

5º lugar
Gana 27 x 7 Mali

 

3º lugar
Togo 5 x 26 Costa do Marfim

 

Final
Marrocos 24 x 7 Nigéria