Tempo de leitura: 2 minutos

Brasil x Equador Rio 7s

Uma grande notícia para o rugby brasileiro: a América do Sul terá duas vagas no próximo Torneio Qualificatório para a Série Mundial de Sevens 2013-14.

O IRB fez algumas importantes alterações no sistema de qualificação para as próximas temporadas da Série Mundial de Sevens. Em 2012-13, serão 15 selções centrais no circuito mundial, que disputarão todos os 10 torneios da temporada, com a etapa de La Plata, na Argentina, sendo incluída no calendário, em outubro. Assim, cada torneio contará com apenas 1 seleção convidada. No caso sul-americano, o torneio de La Plata dará uma vaga a um time da América do Sul. Em 2012, o Uruguai deverá ganhar tal vaga, mas ainda espera a confirmação oficial.

- Continua depois da publicidade -

Tais informações são do site uruguaio Rugby News, e ainda carecem de anúncio oficial do IRB.

 

Qualificatório em Hong Kong

O torneio de Hong Kong será diferente dos demais torneios, como já é habitual. Seguindo o exemplo da última temporada, Hong Kong será realizado em março ou abril, e contará com 2 grandes torneios masculinos: o principal, válido pela Série Mundial de Sevens, e o Qualificatório, reunindo 12 seleções que pleiteiam uma vaga no circuito na temporada seguindo. No entanto, o Qualificatório de Hong Kong terá um formato diferente em 2013: contará com 2 seleções de cada continente. Com isso, a América do Sul, que teve apenas 1 vaga em 2012 (do Uruguai), contará com 2 vagas! Uma chance a mais para o Brasil lutar por uma vaga na Série Mundial de Sevens.

No entanto, diferente do ocorrido em 2012, o Hong Kong Sevens não valerá vagas diretas de promoção à Série Mundial de Sevens 2013-14. O torneio qualificará 4 seleções para a disputa do torneio final de promoção, que será realizado em Londres, possivelmente em maio, e contará com 8 seleções: as 4 qualificadas em Hong Kong, as 3 últimas colocadas da Série Mundial de Sevens 2012-13 e mais uma seleção convidada. Desse torneio na Inglaterra reunindo 8 seleções sairão as 3 equipes promovidas (ou mantidas) à condição de seleções centrais do circuito.

 

Fonte: Rugby News