Tempo de leitura: 3 minutos

Domingo de brasileiro em destaque! Jardel Vettorato, pilar dos Tupis e do Brummers, vestiu a camisa do Sudamérica XV, ou América do Sul XV, a seleção do continente, em partida comemorativa dos 60 anos da Unión Santafesina de Rugby, na Argentina. O resultado da partida foi para coroar a festa da torcida local, com vitória de Santa Fé, que disputa a segunda divisão do Campeonato Argentino, por 26 x 17. Ao participar da partida, Jardel se tornou o sétimo brasileiro a vestir a camisa sul-americana (foto).

 

Namíbia larga na frente na Copa da África

- Continua depois da publicidade -

Nesse sábado foi dada a largada também para a divisão de elite da Copa da África 2015, que terá quatro seleções jogando partidas em casa e fora de casa, no mesmo formato do Sul-Americano. A partida de abertura se deu na Tunísia, com a seleção da casa recebendo a Namíbia, já em ritmo de Copa do Mundo. Os Welwitchias não tiveram facilidade para bater os magrebinos e venceram por apenas 22 x 14, negando aos tunisianos precioso ponto-bônus defensivo.

 

A Namíbia não teve alguns de seus principais nomes que atuam no exterior, como Jacques Burger, asa do Saracens. Os namibianos voltam a campo pela Copa da África apenas no dia 8 de agosto contra o Quênia. Os quenianos estreiam no próximo fim de semana contra o Zimbábue, completando as quatro seleções do torneio. Da Tunísia, a Namíbia segue para a Romênia, onde disputa a partir do dia 12 de junho a Copa das Nações do World Rugby, tendo pela frente Romênia, Espanha e Argentina Jaguares.

 

Guam vence na Ásia

Na Ásia, começou neste domingo o Grupo Leste da 4ª divisão do Campeonato Asiático. O torneio está sendo disputado na Indonésia, com três seleções. Na estreia, a seleção da casa perdeu para a pequena ilha de Guam, 17 x 6, que desponta como favorita. A China completa o torneio e enfrenta Guam no dia 10.

 

É lançado o Five Nations Islâmico

Já na Malásia, o sábado foi histórico, com o lançamento da inovadora Crescent Cup, informalmente chamada já de Cinco Nações Islâmico, torneio criado para desenvolver o rugby em países muçulmanos, através do Rugby XV. Os organizadores lançaram convites a vários países, mas alguns países importante que poderia estar na competição decidiram não participar, como Tunísia e Marrocos. Com isso, a edição inaugural começou na Malásia com cinco países. Em campo, neste sábado, o jogo de abertura opôs o favorito Cazaquistão com a jovem Argélia, que voltou a colocar sua seleção em campo depois de cinco anos inativa. E, com muitos jogadores com experiência na França, os Fenecos argelinos levaram a melhor vencendo por surpreendentes 26 x 5, já despontando como a equipe mais forte.

 

No outro jogo, a seleção da casa, a Malásia, venceu o Líbano por 10 x 0. O Uzbequistão também já chegou em território malaio, mas folgou na primeira rodada.

 

Amistoso

América do Sul XV 17 x 26 Santa Fé, em Santa Fé

 

rugby afrique copy

Copa da África – 1ª Divisão A

Tunísia 14 x 22 Namíbia, em Nabeul

 

asia championship

Campeonato Asiático de Rugby – Division 3 – Grupo Leste – em Jacarta, Indonésia

Indonésia 6 x 17 Guam

 

Crescent Cup – em Kuala Lumpur, Malásia

Argélia 26 x 5 Cazaquistão

Malásia 10 x 0 Líbano